segunda-feira, setembro 16, 2024
28.3 C
Vitória
segunda-feira, setembro 16, 2024

Leia Também:

Corrida final

Mesa reaberta entre PP e Arnaldinho tem reuniões para todo lado e cotado a vice já em campo para exaltar gestão e declarar apoio

Redes Sociais

O ex-prefeito Neucimar Fraga (PP) já está oficialmente fora da disputa majoritária em Vila Velha, como esperado e sacramentado em reunião do partido nessa segunda-feira (29), com seus quatro vereadores e 22 pré-candidatos. A decisão reabriu u intenso ciclo de articulações, com acenos e conversas para todo lado, deixando no ar os desfechos, mas não por muito tempo: o prazo final está próximo e, no sábado (3), o PP realiza sua convenção municipal. O presidente estadual do partido, Da Vitória, se encontrou com o prefeito, Arnaldinho Borgo (Podemos), antes e depois do debate interno, e também com o governador Renato Casagrande (PSB), aliado forte e principal financiador do palanque à reeleição. Outras lideranças do PP entraram em campo, como o deputado federal Evair de Melo. O “x” da questão continua sendo a vaga de vice. No partido, como se sabe, há os bolsonaristas convictos e declarados, que têm restrições com o PSB e Casagrande, como Neucimar e Evair, e os que transitam nos dois lados, como o próprio Da Vitória. A situação pode criar empecilhos para a indicação de Cael Linhalis (PSB) na composição com Arnaldinho e favorecer o presidente da Câmara de Vereadores, Bruno Lorenzutti. Isso, é claro, se não for acatada a reivindicação do PP de indicar um nome, que passa pelo ex-deputado estadual Dr. Hércules, o coronel Roger de Oliveira Almeida e ainda pela jornalista Sandra Freitas, a última a entrar na lista. Dr. Hércules, até agora candidato à Câmara de Vereadores, não quer saber de esperar ou perder tempo. Ele já aparece nas redes sociais do prefeito, em vídeo exaltando a gestão, e convoca: “Vamos continuar com essa administração, porque realmente tem honrado seus compromissos. Vamos ficar com Arnaldinho!”. Quem levará a melhor? A conferir!

Sinais
Arnaldinho, após reunião com Da Vitória e Evair, nessa terça (30), publicou foto e a seguinte legenda: “Avançando no diálogo com lideranças do PP, para ampliar nossa coligação partidária. Estamos cada vez mais próximos”.

Bloco dos 13
Com o PP, Arnaldinho ampliaria sua extensa frente de apoio à reeleição, que já conta com 12 legendas: além do Podemos, o PSB, PSD, Republicanos, União Brasil, MDB, PDT, PRD, DC, Agir, PMB e Novo.

No encalço
Do lado do principal adversário do prefeito, coronel Alexandre Ramalho, se repete o cenário registrado com os pré-candidatos do PL, que têm aliança restritas – isso quando têm! Em Vila Velha, a adesão, até agora, é somente do PRTB. Não à toa, Ramalho também quer sentar-se à nova mesa de negociação com o PP e apresentar suas fichas.

Mistureba
Meses atrás, movimentos do partido pretendiam filiar Ramalho. A articulação não deu certo, e como citei aqui na coluna passada, o foco passou a ser Arnaldinho, que na ocasião, ensaiava sair do Podemos. Também não rolou, e Neucimar entrou como pré-candidato. A preferência de Da Vitória, claramente, é Arnaldinho. Já Neucimar é “fanzoca” de Ramalho.

Mistureba II
A mesma divisão se repete entre os atuais vereadores e os pré-candidatos. Na atual legislatura, Heliosando Mattos e Fabio do Vale atuam como oposição, diferente de Josimar Santos e Renzo Mendes. Dos pré-candidatos, tem gente como Dr. Hércules, já com a camisa de Arnaldinho no peito, e outros que se alinham com o palanque bolsonaristas.

‘Sucessor’
Nessa salada política, Neucimar continua usando suas redes sociais para mostrar ações de suas gestões passadas. É com esse “reboque”, que ele pretende eleger o filho, Lucas Fraga (PP), à Câmara de Vereadores.

Tabuleiro
Em Guarapari, o PP sacramentou o palanque do deputado estadual Zé Preto, com Gedzon Merízio (Podemos), ex-secretário de Casagrande, na vice. A aliança tem, ainda, o PSB, PSD, PDT, Podemos, DC e PRD, e o ex-deputado federal Ted Conti, que chegou a se lançar como pré-candidato. Esse bloco, tudo indica, enfrentará pela frente, principalmente, o vereador Rodrigo Borges (Republicanos).

Sob teste
No campo da situação, não dá para subestimar o poder da “marca Edson Magalhães”, atual prefeito e do PSDB. Mas a transferência de votos não é tão simples de emplacar. Hoje, é o que parece acontecer no município com a chapa da situação, formada pelos ex-secretários de Magalhães, Emanuel Vieira (União), pré-candidato a prefeito, e Tamili Mardegam (PSDB), vice.

Coligação
Para o lado do noroeste do Estado, em Baixo Guandu, o partido realiza a convenção de Neto Barros, neste domingo (5), às 16h, na Casa 11. O ex-prefeito vai para a disputa à prefeitura com outras seis legendas: PDT, DC, PMB, Agir, Mobiliza e Rede Sustentabilidade. Como se vê, também, um mix de espectros políticos.

Nas redes
“(…) Por motivos de saúde, informo que estou retirando meu nome como pré-candidato a vereador de Vitória, pelo PT. Há dias tenho me sentido mal, culminando com alguns desmaios (…) vou cuidar da minha saúde, mas jamais abandonarei a luta por uma cidade democrática, justa e inclusiva (…)”. Marcelão, ex-vereador de Vitória.

FALE COM A COLUNA: [email protected]


Os nós dos palanques

Em Vitória e Vila Velha, já na reta final das definições, as listas dos vices de Pazolini e Arnaldinho só aumentam…


https://www.seculodiario.com.br/socioeconomicas/os-nos-dos-palanques

Mais Lidas