sábado, novembro 23, 2024
21 C
Vitória
sábado, novembro 23, 2024
sábado, novembro 23, 2024

Leia Também:

Dança das cadeiras?

Hudson Leal volta a falar de fraude eleitoral em Vila Velha. Acatadas as denúncias, “caem as chapas inteiras”, avisa

Ales

Denúncias e Ações de Investigações Eleitorais em Vila Velha podem mudar a configuração da Câmara de Vereadores eleita para assumir no início de 2021. Quem avisa, pela segunda vez, é o deputado estadual Hudson Leal (Republicanos), que se candidatou a prefeito no município este ano. Na sessão desta terça-feira (8) da Assembleia Legislativa, ele retomou o assunto, agora sob apuração da promotora de Justiça Joana D’arc Calmon Tristão (32ª zona eleitoral). O caso se refere a candidaturas laranjas de mulheres por partidos para cumprir a cota de gênero, apontadas por Hudson como uma “grande armação” e “fato grave”. A questão também foi denunciada, como informou o deputado, por uma cidadã, chamada Nilma Maria Guess da Silva, e ainda pelos diretórios municipais do PDT e PSB, que moveram ações, respectivamente, contra o PTB (seriam quatro candidatas) e DC (quatro candidatas) e PSL (uma candidata) e PSD (duas candidatas). Caso as ações sejam consideradas procedentes, “todas as chapas têm que cair inteira”, avisa Hudson, destacando o desequilíbrio no pleito ocasionado pela medida ilegal. Os partidos investigados elegeram um vereador cada: Joel Rangel (PTB), Devacir Rabello (DC), Romulo Lacerda (PSL) e Tita (PSD). “Vai ter reviravolta em Vila Velha, torço para que a Justiça seja feita”, afirmou o deputado. A essa altura do campeonato…já pensou?

Nem o próprio voto
Hudson não citou os nomes das candidatas, mas disse que, no PTB, as quatro tiveram menos de cinco votos. Uma delas – “pasmem vocês”, enfatizou – não teve nenhum e o marido foi candidato a vereador por outra chapa. “Isso é flagrante”, acusou.

Só um
Em mais uma situação, a candidata do PTB teve um voto e “continuou trabalhando na prefeitura”, disse o deputado. “Então, foi uma chapa feita pela atual administração municipal”, emendou.

De volta
Nesta terça, o deputado também pediu atenção do MP Eleitoral em relação a mulheres que têm cargos comissionados na prefeitura e saíram para se candidatar à Câmara, entrando no lugar seus cônjuges ou parentes, e vice-versa. “Acabou a eleição, voltaram no mesmo instante”, denunciou. “Isso também é passível de perder a chapa inteira”, complementou o deputado.

‘Laranjal’
Na semana passada, ao levar o assunto ao plenário pela primeira vez, Hudson resumiu o problema como “um laranjal”.

Cadeiras
O partido do deputado, Republicanos, também fez uma cadeira na Câmara de Vila Velha, com Devanir Ferreira. Já o do atual prefeito Max Filho, PSDB, duas: Osvaldo Maturano e Welber da Segurança. A Casa tem 17 vereadores.

Têtê-à-têtê
Por falar em Republicanos, o prefeito eleito de Vitória, Lorenzo Pazolini, agora ex-deputado de oposição, se reuniu com o governador Renato Casagrande nesta terça, no Palácio Anchieta. Na pauta oficial…

Têtê-à-têtê II
…o trabalho em conjunto entre Estado e Prefeitura no enfrentamento à pandemia; apoio na fiscalização de decretos; calendário escolar; segurança pública; e obras e convênios com o município, como o Portal do Príncipe, a ampliação da Terceira Ponte e a construção do Viaduto de Carapina. Já nas internas…vai saber!

Têtê-à-têtê III
Pazolini foi o penúltimo dos eleitos no segundo turno a ser recebido por Casagrande. Já passaram por lá os aliados Euclério Sampaio (DEM), de Cariacica, e Sérgio Vidigal (PDT), da Serra, faltando apenas Arnaldinho Borgo (Podemos), de Vila Velha.

PENSAMENTO:
“Às más notícias o fado dá asas, e elas voam velozes”. John Dryden

Mais Lidas