segunda-feira, setembro 16, 2024
28.3 C
Vitória
segunda-feira, setembro 16, 2024

Leia Também:

Disputa (quase) desenhada

Em Colatina, Balestrassi anuncia vice do PP; Renzo não fecha chapa; e Meneguelli, como era óbvio, não é candidato

Redes Sociais/Ales

As peças do jogo eleitoral de Colatina, noroeste do Estado, se movimentaram bastante nos últimos dias. O prefeito, Guerino Balestrassi (MDB), anunciou nesta segunda-feira (5) como seu vice, o Dr. Dionisio Boschetti, quadro do PP, reforçando o partido como uma das principais pernas da composição. O médico é vice-presidente da Associação Empresarial de Colatina, área estratégica nas articulações políticas. O palanque do prefeito reúne mais 12 partidos: PSB, do governador Renato Casagrande, Podemos, PRD, PDT, Agir, PMB, Solidariedade, e as federações PSDB/Cidadania e PT/PCdoB/PV. No campo oposto, seu ex-aliado e, até agora, principal oponente, realizou convenção nesse domingo (4), mas nada de apontar a dupla de chapa. Como esperado, foi consolidada a aliança com o Republicanos, e ainda União Brasil e Avante. A legenda é a mesma do deputado estadual e ex-prefeito Sergio Meneguelli, que aproveitava as articulações para incensar o próprio nome, sugerindo planos de voltar a disputar a prefeitura. Por aqui, na coluna, como já analisado algumas vezes, Meneguelli nunca convenceu. Pois bem, agora é oficial, ele não será candidato a nada neste ano. A questão é: vai abraçar, de fato, o palanque de Renzo e atuar como o cabo eleitoral que tem na marca o recorde de votos à Assembleia Legislativa? Pelos primeiros sinais emitidos, longe disso!

‘Sigilo’
Em vídeo gravado nesse domingo, Meneguelli disse que “vai manter o sigilo do seu voto”. Falou, ainda, que chegou a ser debatida proposta de ser vice-prefeito e até de ser cabeça de chapa “ajudado” pelo grupo de Renzo. Nessa última parte…sei não, hein!?

Discurso
No mais, o deputado alegou que vinha sendo chamado ao “volta, Sergio” para disputar, mas “seria um desrespeito com as 115 mil pessoas de fora de Colatina” que votaram nele em 2022 – no município, foram 25 mil. E que seria incoerente com a defesa que fez em 2020, quando era prefeito, de ser contrário à reeleição.

Sozinhos
Para completar o cenário: o palanque bolsonarista será puro-sangue, como tem acontecido com o PL em várias cidades. Luciano Merlo, que deu trabalho para Balestrassi no pleito municipal passado, anunciou como vice a bispa Eliane Leal. O mesmo articulou o Novo, que juntou os empresários Vinicius Bragatto e Alexandre Morandi.

Perdas e ganhos
Com a oficialização da aliança entre PSD e Republicanos em Colatina, fica no aguardo, também, o anúncio sobre a Capital, como sinalizam as últimas movimentações de lideranças partidárias. A confirmação vai encorpar a coligação do prefeito, Lorenzo Pazolini (Republicanos), e tirar a legenda dos braços do ex-prefeito Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB).

Distância segura
Enquanto isso, o deputado estadual Fabricio Gandini, presidente do PSD de Vitória e oposição a Pazolini, que fazia parte do grupo de Luiz Paulo, segue há semanas distante da disputa em Vitória, ao contrário da atuação registrada em outros municípios do Estado.

Mais uma definição
Em Vila Velha, depois do prefeito, Arnaldinho Borgo (Podemos), também divulgou sua vice o coronel Alexandre Ramalho (PL). Ele vai disputar ao lado da enfermeira Laryssa, do mesmo partido, e que já vinha circulando em atos de campanha. Mulher e representante de uma área sensível às gestões públicas, dá para imaginar o que vem por aí…

Vice de quem?
Já na Serra, prevaleceu como nome indicado a vice pelo PSDB, disputado por três palanques, o de Nilza Cordeiro, também profissional de saúde. Ela aparecia nas cotações junto com o pastor Marcelo, da Associação dos Pastores Evangélicos da Serra.

Vice de quem II?
Nos próximos dias, prevalecem, portanto, as negociações do deputado estadual Vandinho Leite com o ex-prefeito Audifax Barcelos (PP); o também deputado Pablo Muribeca (Republicanos); e o bloco do prefeito, Sergio Vidigal (PDT), que tem como pré-candidato Weverson Meireles. Da Vitória, presidente estadual do PP, já sentou-se com o tucano nesta segunda-feira (5). Veremos!

Nas redes
“Conversa boa com o governador Renato Casagrande, que é um entusiasta da nossa candidatura”. João Coser, deputado estadual e candidato à Prefeitura de Vitória pelo PT.

FALE COM A COLUNA: [email protected]

Mais Lidas