quinta-feira, novembro 21, 2024
29.4 C
Vitória
quinta-feira, novembro 21, 2024
quinta-feira, novembro 21, 2024

Leia Também:

E o funil?

Eleição em Pinheiros: “volta Gildevan”, candidato para todo lado, e presença em peso da classe política e de aliados do governo

Redes Sociais

A sucessão em Pinheiros, extremo norte do Estado, ganhou mais uma sacudida nesta semana, com o lançamento do palanque do ex-prefeito e ex-deputado estadual Gildevan Fernandes (União), que tentará mais uma vez retornar à cena. A oficialização congestiona ainda mais o cenário, que tem, por ora, candidato para todo lado, o que tem atraído em peso a classe política e aliados do governador Renato Casagrande (PSB). Gildevan ocupa o campo de oposição ao prefeito, Arnobio Pinheiro (Cidadania), que está perto de completar seu segundo mandato e transita entre três pré-candidatos: seu vice, Aloísio Lulinha (Podemos), o vereador Welton Pezão (PP), e o nome do PSB, Edilson Monteiro, que acaba de deixar o cargo de superintendente de Saúde do Norte do Estado, entrando de vez na disputa. Um quarto concorrente é o ex-vereador Bê do Sobrado, do MDB. Outros também já apareceram nas articulações, mas esses são os que estão com campanhas declaradas nas redes sociais. Os nomes e partidos, como se vê, têm relação direta com a base de Casagrande e, inclusive, com seu secretariado. Os apoios também se confundem. Afinal, cabe esse tanto de candidatura no município ou vai ter funil no bloco da situação? A conferir!

Mistureba
O União Brasil, de Gildevan, é liderado pelo secretário estadual de Meio Ambiente, Felipe Rigoni. A festa da candidatura contou com o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos, e do também deputado Alexandre Xambinho, ambos em movimento contrário ao do próprio partido, o Podemos, que tem o vice-prefeito no jogo. Completou o trio do ex-prefeito mais um deputado, Adilson Espindula (PSD).

Mistureba II
O vice, por sua vez, é projeto do deputado federal Gilson Daniel, que conta com outro quadro do governo, o diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Givaldo Vieira, do PSB, que também apresentou outro candidato no município. O palanque tem o reforço do deputado estadual Tyago Hoffmann, também quadro do PSB.

Mistureba III
Na pré-candidatura do PP, lançada pelo deputado federal Da Vitória, os deputados que aparecem são a correligionária Raquel Lessa e Fabrício Gandini (PSD). Já Bê do Sobrado está no partido do vice-governador, Ricardo Ferraço, e conta com apoio do deputado estadual Mazinho dos Anjos (PSDB), e do secretário estadual de Agricultura, Enio Bergoli.

Nova configuração
O embate entre o bloco do prefeito e Gildevan já é conhecido no município. Em 2020, Arnobio Pinheiro venceu a eleição com 52,2% dos votos. O ex-prefeito ficou em segundo lugar, com 37,61%. Resta saber como será o cenário, agora, com Arnobio fora do jogo.

Tudo certo, nada resolvido
Mais uma reunião do bloco do centro, desta vez só entre os pré-candidatos que restaram à Prefeitura de Vitória, Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB) e Fabrícia Gandini (PSD), mais uma repetição do “nada resolvido”. Semana que vem ainda tem outra, para repetir a dose e marcar outra conversa, até sabe-se lá quando!

Tudo certo, nada resolvido II
Os partidos envolvidos são ainda o Cidadania, União Brasil e o MDB, todos da base de Casagrande. Já disse e repito: com toda estrutura montada por Luiz Paulo nos últimos meses, qual a chance do tucano não ser candidato? Apostas na mesa…

Tudo certo, nada resolvido III
Em Cachoeiro de Itapemirim, sul do Estado, a enrolação ocorre no campo do deputado estadual Theodorico Ferraço (PP). Uma reunião sinalizou para o anúncio do vereador Júnior Corrêa (Novo) como vice. Daí, ele convocou coletiva no dia seguinte e…não disse nada. Cada uma…

Deu brecha
Como não poderia deixar de ser, adversários aproveitaram para tirar sarro. O deputado estadual Callegari, do PL, ex-partido de Juninho, que seria candidato a prefeito e anunciou desistência para virar padre, publicou vídeo chamando a movimentação de “conversa fiada” e “fofoquinha”. O candidato do PL agora, como se sabe, é o vereador Léo Camargo.

Bem na foto
Mais obras do governo Casagrande em Cariacica, desta vez, para construção de duas novas estações de tratamento de esgoto: ETE Flexal e ETE Bandeirantes, no valor de R$ 48,6 milhões. O governador prometeu novos anúncios e segue, assim, investindo pesado no prefeito, Euclério Sampaio (MDB), candidato à reeleição.

Nas redes
“Selo de má qualidade Pazolini. Uniforme com gola torta, asfalta bueiro, fecha porta de prefeitura para perigosos aposentados, toma microfone da mão da sua vice-prefeita, e agora, entrega tênis de prefeitura do interior de Goiás. Qual outra presepada do prefeito você lembra nesses 4 anos?!”. Karla Coser, vereadora de Vitória pelo PT.

FALE COM A COLUNA: [email protected]

Mais Lidas