quinta-feira, novembro 21, 2024
29.4 C
Vitória
quinta-feira, novembro 21, 2024
quinta-feira, novembro 21, 2024

Leia Também:

Espaços demarcados

Palanques de Célia Tavares e Babá, que enfrentam concorrências do PV, recebem reforço da Nacional do PT

Leonardo Sá/Redes Sociais

 Célia Tavares, em Cariacica, e João Batista Babá, em Vila Velha, receberam um reforço da Nacional do PT nesta segunda-feira (27), com a homologação de seus palanques majoritários na reunião semanal do Grupo de Trabalho Eleitoral Nacional (GTE), em Brasília. A medida faz frente aos movimentos liderados pelo Partido Verde, que integra a Federação Brasil da Esperança junto ainda com o PCdoB. Nos dois municípios, o PV lançou, respectivamente, as pré-candidaturas do ex-vereador Heliomar Novais e a da economista e ex-secretária municipal Sandra Frasson, embolando as articulações. No primeiro caso, a cartada envolve um aliado do adversário, o prefeito Euclério Sampaio (MDB). Trata-se do agora ex-vereador César Lucas, presidente do diretório municipal do PV. Já em Vila Velha, onde Arnaldinho Borgo (Podemos) também tentará a reeleição e o tabuleiro marca a predominância de nomes da direita, a questão sinaliza mais como estratégia para garantir lugar na mesa interna de negociação. Com Célia, professora e ex-secretária de Cariacica, e Babá, ex-vereador, o PT fecha suas candidaturas nas principais cidades da região metropolitana. Soma-se ao bloco o deputado e ex-prefeito João Coser, em Vitória, projeto prioritário da Nacional e o primeiro a passar pelo GTE, e o ex-deputado Roberto Carlos, na Serra, que recebeu o aval há uma semana. Próximo passo: alianças! Em 2020, vale lembrar, o PT disputou na maioria dos municípios em “carreira solo”.

Nadica de nada
Em alguns estados a situação já andou, com consolidação de apoios. Nesse bolo, quatro capitais: Curitiba, São Paulo, Salvador e Rio Branco. Por aqui, nada ainda, em canto nenhum!

Mais um bloco
As duas pré-candidaturas do PT foram aprovadas nesta segunda junto com outras 18. A análise é obrigatória para municípios com mais de 100 mil habitantes. Ao todo, o partido contabiliza, até agora, 131 palanques majoritários.

Interior
No Estado, como já citado aqui em Século Diário, passaram também os projetos de Carlos Casteglione, em Cachoeiro de Itapemirim (região sul), e Zé Carlos Elias, em Linhares (norte). Todos aprovados por unanimidade nos diretórios municipais. À exceção de…

Caminho turbulento
…João Batista Babá! Ele recebeu apoio de dois terços do diretório, em processo marcado, de fato, por muitos debates, divisões, cartas públicas e divergências.

‘Tá’, mas não ‘tá’
Em Linhares, nunca é demais reiterar, que a situação não é simples para o PT, apesar da homologação. Zé Carlos Elias ainda é considerado ficha suja e depende de autorização judicial para tentar retornar à prefeitura. O barulho está feito, resta saber até quando rende.

Projeto pessoal
O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), segue fazendo da sede da administração municipal seu palco eleitoral, para contemplar áreas de interesse. Pouco mais de dois meses de outro evento semelhante, ele voltou a homenagear pastores na noite desta segunda. Confete à vontade, holofotes também!

Projeto pessoal II
Desta vez, a festa foi exclusiva para os pastores da Igreja Maratana, quem mais tem recebido investidas e afagos do prefeito nessa área, desde o ano passado. Em março, o público era parecido, porém mais pulverizado: “pastores e líderes religiosos”. Outros grupos já passaram por lá, com o mesmo objetivo. Tudo liberado!

No páreo
Os advogados capixabas Luiz Henrique Alochio e Alexandre Nogueira compõem a lista sêxtupla definida pela Conselho Pleno da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) nesta segunda, para ocupar uma cadeira no Tribunal Federal Regional da 2ª Região (TRF2), que tem jurisdição sobre o Estado e o Rio de Janeiro.

No páreo II
Alochio empatou na primeira posição, com 27 votos, enquanto Alexandre alcançou 25. A lista será encaminhada ao TRF2, que vai reduzir a concorrência para três. A decisão final será do presidente Lula. Os outros nomes, todos do Rio, são: Bruno Barata (27 votos), Sheila Mayra Lustoza (26 votos), Cláudia Corrêa (24 votos) e Rafael Alves (24 votos).

Nas redes
“(…) nosso parceiro pastor Sidney acaba de lançar sua pré-candidatura para prefeito de Ecoporanga. Cidade que precisa e merece maior destaque em nosso Estado”. Felipe Rigoni, presidente estadual do União Brasil.

FALE COM A COLUNA: [email protected]


Obstáculos internos

PT de Cariacica avança com palanque de Célia Tavares em oposição a Euclério, mas os ruídos persistem


https://www.seculodiario.com.br/socioeconomicas/obstaculos-internos

Mais Lidas