quinta-feira, novembro 21, 2024
24.4 C
Vitória
quinta-feira, novembro 21, 2024
quinta-feira, novembro 21, 2024

Leia Também:

Guerra declarada

Com reforço do CRM-ES, deputados estaduais anunciam novas inspeções a hospitais

Reprodução/Face

Uma só inspeção, visita surpresa ou invasão não basta, serão várias! E já estão programadas pelos deputados, agora, com reforço do Conselho Regional de Medicina (CRM-ES). O aviso foi feito nas redes sociais de parlamentares e pelo próprio Conselho, após reunião realizada nessa quarta-feira (17). Não há informação sobre os locais nem datas, mas a “parceria” é por fiscalização conjunta, ampliada também para as unidades básicas. O time de deputados que participou da inspeção ao Dório Silva, na Serra, na última sexta-feira (12), mudou nesta conversa com o CRM, com a entrada de três médicos, Dr. Hércules (MDB), Hudson Leal (Republicanos) e Emílio Mameri (PSDB), e repetição de Vandinho Leite (PSDB), Lorenzo Pazolini (Republicanos) e Danilo Bahiense (PSL). Com ênfase no argumento de que a ação é uma “prerrogativa do cargo”, os deputados dizem que pretendem conferir as condições de atendimento e a segurança da população e dos profissionais de Saúde em meio à pandemia do coronavírus. Denúncias relacionadas ao Dório Silva também entraram na rota, dando vazão à defesa dos deputados para negar a repetição, por aqui, do movimento insuflado pelo presidente Jair Bolsonaro em todo o País de invasão a hospitais, embora rezem a mesma cartilha. A primeira “visita” já eclodiu no forte embate estabelecido com o governo do Estado, resultando em denúncias judiciais mútuas. Agora é guerra política, com novos contornos, mas sem trégua e, muito menos, fim. 

Guerra declarada II
As denúncias do Dório, segundo o CRM e deputados, foram feitas por médicos da unidade e apontam assédio moral (pressão para não informar possíveis irregularidades na carga horária e em protocolos de prevenção) e suposta retenção da Hidroxicloroquina. Os parlamentares garantiram que a Assembleia “tomará todas as medidas cabíveis”.

Outras doenças
Outro ponto tratado foi a implantação do Hospital Covid Free para retorno dos atendimentos aos casos não relacionados ao coronavírus, incluindo as cirurgias eletivas. O Conselho diz que outras pacientes se agravarão em decorrência do tempo de espera para o devido tratamento, esgotando o sistema de saúde, posteriormente.

Investigação criminal
Do grupo que participou da primeira ação, faltaram nesse tête-à-tête com o CRM os deputados Carlos Von (Avante), Torino Marques (PSL) e Capitão Assumção (Patri). Todos os seis são alvo de investigação criminal no Ministério Público (MPES) provocada por notícia-crime apresentada pela Procuradoria-Geral do Estado (PGE). São acusados de invasão e de “desrespeitar protocolos sanitários rígidos, colocando em risco a integridade física de pacientes e profissionais da saúde”.

Contra-ataque
Já os deputados, além de discursos inflamados na Assembleia contra a medida da PGE, denunciaram nessa quarta-feira o secretário de Estado de Saúde, Nésio Fernandes, ao Ministério Público do Trabalho (MPT), pelo que consideram irregularidades e infrações encontradas no Dório Silva.

União de forças
Vandinho Leite (PSDB), um dos mais “sangue nos olhos” desse confronto, avisou nas redes sociais que o “CRM uniu forças com os deputados independentes do Estado” e “vamos juntos fiscalizar os hospitais estaduais que estão abandonados”. Acusando as medidas da gestão estadual como “mordaça”, afirmou ainda que o “GovernoES vai ser fiscalizado sim, doa a quem doer”.

Segue…
Chamou atenção nesse meio, de fato, as presenças dos deputados médicos, que não são do bloco dos “independentes”, leia-se oposição. Principalmente após Dr. Hércules e Vandinho protagonizarem debate na Assembleia, nesta semana, por divergências sobre as tais denúncias que teriam motivado a inspeção.

Outro tom
Dr. Hércules, como se sabe, é presidente da Comissão de Saúde, e defende a condução do governo na pandemia. Os outros dois, Emílio Mameri e Hudson Leal, também não estão no mesmo enfrentamento do primeiro bloco. Longe disso! E aí, vão para os hospitais e unidades de saúde também?

Em aberto
A propósito, permanece em aberto a informação sobre o exame de Covid-19 do deputado Capitão Assumção (Patri), que não parou de circular mesmo com sintomas gripais, inclusive no dia que esteve no Dório Silva. Ele próprio falou da situação à imprensa, mas não do desfecho.

Round 2
Se os avisos do dia se consolidarem, as próximas dinâmicas e estratégicas prometem. As reações também. Salve-se quem puder!

PENSAMENTO:
“Em política, nada é desprezível”. Benjamin Disraeli

Mais Lidas