Sábado, 27 Abril 2024

Ladeira abaixo

vinicius_mauricio_camara CMV
CMV
Partido que viveu tempos áureos em Vitória, o Cidadania, do ex-prefeito Luciano Rezende, corre o risco de ficar sem nenhum quadro com mandato este ano. Os dois vereadores que restaram na bancada na Câmara Municipal, após processo de debandada, acenam para essa possibilidade, decisão que precisa ser anunciada em breve, considerando o prazo permitido para a troca partidária. O primeiro é Vinícius Simões, hoje inclusive o presidente do diretório municipal, como o próprio relatou ao programa Política ES, da TV Século. Simões disse que conversa com um grupo de aliados para definir a melhor acomodação de chapas, e cita como prováveis destinos o PSB e o PSD. O vereador busca mais garantias para a eleição, depois de lembrar que, em 2020, foi o sétimo mais votado, mas não entrou, assumindo no ano passado, devido à eleição à Assembleia Legislativa de Denninho Silva, o primeiro a deixar a legenda nessa leva mais recente. O outro vereador que pode fazer o mesmo movimento é Mauricio Leite, mas ainda sem sinalização de legendas em vista. Ele é alinhado ao prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos), de quem Simões é opositor, e a tendência é que fique entre alguma legenda desse arco de aliança. Tamanhas divergências ideológicas internas, aliás, são a outra situação que se abateu sobre o Cidadania na Capital: quase ninguém mais fala a mesma língua.

Ladeira abaixo II
Em 2023, também deixou a legenda o então presidente estadual, Fabrício Gandini, que migrou para o PSD, e o vereador Luiz Emanuel Zouain, que agora está no Republicanos. Antes, em nível estadual, o Cidadania já tinha perdido o senador Marcos do Val (Podemos) e o deputado federal Da Vitória (PP).

Em aberto
O cenário, com ou sem Simões e Mauricio Leite, joga luz sobre a participação da legenda no pleito deste ano. Quem irá compor a chapa e em quais condições? O que Luciano Rezende, na planície, tem feito para reconstruir o Cidadania?

Caminho do meio
O partido hoje integra uma federação com o PSDB, que não tem cadeira própria no legislativo municipal. O grupo aposta num palanque majoritário, que se situe ao centro. Melhor dizendo, uma terceira via, para fugir da polarização entre direita – Pazolini e Capitão Assumção (PL) – e esquerda – João Coser (PT) e Camila Valadão (Psol).

Tomou frente
Simões repetiu, na entrevista à TV Século, o que esse bloco tem falado para fora das conversas internas, que os nomes com maior capilaridade eleitoral é que serão candidatos na hora da definição da chapa. Essa articulação reúne, além da federação, o PSB, o PSD, o União Brasil e o Podemos, e são apresentados cinco nomes. Só que na prática, mesmo, quem tem se movimentado é o ex-prefeito Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB).

Fileira
Os demais personagens, também já citados, são os deputados estaduais Mazinho dos Anjos (PSDB), Tyago Hoffmann (PSB) e Gandini e o ex-prefeito Luciano Rezende. Mazinho e Luciano, hoje, estão no final da fila. Atrás de Luiz Paulo, vem Hoffmann e, lá atrás ainda, Gandini.

Andanças
Em seus últimos passos, Hoffmann aparece em postagens sobre a criação de dois comitês de base do PSB, nos bairros Jardim da Penha e Santo Antônio. As iniciativas, segundo ele, são para promover "um debate rico sobre a cidade" e de "propostas para melhorias". Neste caso, abriu o tête-à-tête com o eleitorado.

Andanças II
Em outra publicação, divulgou várias fotos ao lado do governador Renato Casagrande, com o lema "Juntos, pensando à frente". Inaugurou sua marca, assim como também já fizeram Luiz Paulo e Coser.

Coadjuvante
Agora...a prevalecer o cenário atual, no caso de composição, quem desse bloco teria, afinal, interesse em assumir uma vice ao lado de Luiz Paulo? Veremos os próximos capítulos!

Nas redes
"Descansou o grande músico Alexandre Lima. Com seu talento e carisma levou a cultura capixaba a diversos palcos do Brasil e do mundo. Sua trajetória inspira as novas gerações. Deixo meu abraço de conforto na família e amigos nesse momento de despedida". Renato Casagrande, governador pelo PSB.

FALE COM A COLUNA:

Veja mais notícias sobre Socioeconômicas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/