Sinalizações de Vinicius Simões e Mauricio Leite colocam o Cidadania ainda mais na forca em Vitória
Ladeira abaixo II
Em 2023, também deixou a legenda o então presidente estadual, Fabrício Gandini, que migrou para o PSD, e o vereador Luiz Emanuel Zouain, que agora está no Republicanos. Antes, em nível estadual, o Cidadania já tinha perdido o senador Marcos do Val (Podemos) e o deputado federal Da Vitória (PP).
Em aberto
O cenário, com ou sem Simões e Mauricio Leite, joga luz sobre a participação da legenda no pleito deste ano. Quem irá compor a chapa e em quais condições? O que Luciano Rezende, na planície, tem feito para reconstruir o Cidadania?
Caminho do meio
O partido hoje integra uma federação com o PSDB, que não tem cadeira própria no legislativo municipal. O grupo aposta num palanque majoritário, que se situe ao centro. Melhor dizendo, uma terceira via, para fugir da polarização entre direita – Pazolini e Capitão Assumção (PL) – e esquerda – João Coser (PT) e Camila Valadão (Psol).
Tomou frente
Simões repetiu, na entrevista à TV Século, o que esse bloco tem falado para fora das conversas internas, que os nomes com maior capilaridade eleitoral é que serão candidatos na hora da definição da chapa. Essa articulação reúne, além da federação, o PSB, o PSD, o União Brasil e o Podemos, e são apresentados cinco nomes. Só que na prática, mesmo, quem tem se movimentado é o ex-prefeito Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB).
Fileira
Os demais personagens, também já citados, são os deputados estaduais Mazinho dos Anjos (PSDB), Tyago Hoffmann (PSB) e Gandini e o ex-prefeito Luciano Rezende. Mazinho e Luciano, hoje, estão no final da fila. Atrás de Luiz Paulo, vem Hoffmann e, lá atrás ainda, Gandini.
Andanças
Em seus últimos passos, Hoffmann aparece em postagens sobre a criação de dois comitês de base do PSB, nos bairros Jardim da Penha e Santo Antônio. As iniciativas, segundo ele, são para promover “um debate rico sobre a cidade” e de “propostas para melhorias”. Neste caso, abriu o tête-à-tête com o eleitorado.
Andanças II
Em outra publicação, divulgou várias fotos ao lado do governador Renato Casagrande, com o lema “Juntos, pensando à frente”. Inaugurou sua marca, assim como também já fizeram Luiz Paulo e Coser.
Coadjuvante
Agora…a prevalecer o cenário atual, no caso de composição, quem desse bloco teria, afinal, interesse em assumir uma vice ao lado de Luiz Paulo? Veremos os próximos capítulos!
Nas redes
“Descansou o grande músico Alexandre Lima. Com seu talento e carisma levou a cultura capixaba a diversos palcos do Brasil e do mundo. Sua trajetória inspira as novas gerações. Deixo meu abraço de conforto na família e amigos nesse momento de despedida”. Renato Casagrande, governador pelo PSB.
FALE COM A COLUNA: [email protected]