Depois de vários dias de reuniões, berros, perdas e ganhos, a aparente convergência em torno do vice-governador César Colnago (PSDB) para representar a candidatura palaciana ao governo do Estado fez o jogo pular de fase. Lideranças partidárias queimam fosfato para fechar coligações nas proporcionais, acomodando suas apostas nos pleitos. No bloco do governador Paulo Hartung, caso não haja debandada entre os dez partidos (MDB, PSDB, Pros, PSD, PEN, PRB, SD, PRP, PMN e PDT), as previsões iniciais das próprias lideranças indicam a possibilidade de eleição de pelo menos dez deputados estaduais. Quase metade do plenário da Assembleia! Será possível? Esse grupo, hoje, tem 14 deputados na Casa, a maioria candidata à reeleição, fora os três que estão em outros campos: Amaro Neto (PRB) ao Senado; Sandro Locutor (Pros) à Câmara dos Deputados; e Rodrigo Coelho (PDT), o escolhido de Hartung para assumir a cadeira no Tribunal de Contas (TCE). Como serão definidas essas pernas, ainda não se sabe, mas é exatamente na carona de Amaro que os atuais parlamentares pretendem se garantir nas cadeiras, desde que lançaram o nome do colega de plenário como o “candidato da Assembleia o Senado”, ainda no ano passado. Pelo andar da carruagem, tudo indica, prevalecerá a máxima do “mais do mesmo”, por mais longos quatro anos de legislatura. Já pensou…
Cabe mais?
O MDB tem Dr. Hércules, Luzia Toledo e José Esmeraldo; o PSDB pastor Marcos Mansur; o Pros Raquel Lessa; o PSD Enivaldo dos Anjos e Esmael Almeids; o PEN Rafael Favato; o PRB Erick Musso, Hudson Leal e a recém-chegada Cláudia Lemos; o PRP Dary Pagung; o PMN Janete de Sá; e o PDT Marcelo Santos (sem contar Coelho). Quem sobra, quem fica, e quem chega de diferente?
Missão
Ainda nesse bolo está o SD, que perdeu representatividade na Casa na janela partidária e certamente tem planos de recuperá-la.
Bonde lotado
Fechando com o PTB na composição com o empresário Aridelmo Teixeira de vice na chapa de Colnago, como ficaria essa acomodação? O PTB, que tem uma cadeira na Assembleia, com Gildevan Fernandes, vem desde o início do processo eleitoral fechado com a frente de seis partidos menores, que tem estratégia para emplacar vagas nas proporcionais.
Até quando?
Agora…parece difícil esse bloco palaciano não ruir, hein! O senador Ricardo Ferraço (PSDB) e até Lelo Coimbra (MDB) já conversam com Casagrande.
Esperado
Desse mesmo lado, depois do PPS e PP, firmou aliança com o ex-governador o PCdoB, do deputado federal Givaldo Vieira.
Duas vagas
Voltando no Erick…Hartung está mesmo com pressa e tem muitos planos para o Tribunal de Contas. O presidente da Assembleia enviou ao órgão, nesta quarta-feira (18), solicitação para que seja aberta também a disputa pelo cargo de Valci Ferreira. Outra escolha da Assembleia. Valci está preso, condenado pelo crime de peculato.
Garantias futuras
A propósito, para quem estava praticamente com a mão na taça (cadeira) do Tribunal e em plena articulação voltada para a saída do conselheiro José Antonio Pimentel, o deputado estadual Marcelo Santos (PDT) desistiu fácil, fácil. O que rolou nos bastidores, nas negociações com Hartung?
Contestou
Uns comemoram nas redes sociais as posições de liderança na atual pesquisa do Futura, como Casagrande e o senador Magno Malta (PR), outros reclamam. Candidato a deputado estadual pelo PSL, Capitão Assumção não acredita que o palanque local do presidenciável Jair Bolsonaro (RJ), representado pelo Coronel Foresti, tenha apenas 4% da preferência do eleitorado. Para ele, tem pelo menos 10%.
Passo à frente
Já o próprio Foresti, também nas redes sociais, achou o número positivo, acima da expectativa. Ele diz que é novato, tem chance de crescimento, e usa como referência a votação do provável candidato do governo, Colnago, que conseguiu ficar atrás de Foresti, mesmo assumindo o governo por 11 vezes e com a máquina na mão. Puxado…
Trio
Por falar em Magno, ele não percorre mais o Estado todo em dupla, só com a mulher Lauriete (PR), candidata à Câmara dos Deputados. Agora virou um trio: não sai mais de perto do casal o delegado Lorenzo Pazolini, candidato a deputado estadual pelo PRP, com as bênçãos do senador. Caranava da Vida, CPI dos Maus Tratos, tour por igrejas…Lorenzo está em todas e devidamente uniformizado.
PENSAMENTO:
“Muita gente estraga a vida com um doentio e exagerado altruísmo”. Oscar Wilde