quarta-feira, dezembro 4, 2024
28.3 C
Vitória
quarta-feira, dezembro 4, 2024
quarta-feira, dezembro 4, 2024

Leia Também:

Mesma entoada

Com reeleição de prefeitos, comandos em câmaras só mudarão de nomes, ou nem isso!

Redes Sociais

Principais colégios eleitorais da região metropolitana, os municípios de Vitória, Serra, Vila Velha e Cariacica reelegeram seus atuais prefeitos em outubro, e se preparam para definir os próximos presidentes das câmaras, em janeiro de 2025. Com o poder nas mesmas mãos, os comandos dos legislativos só mudarão, porém, de nome, ou nem isso! Ficará tudo igual e favorável aos gestores pelos próximos quatro anos, com ruídos isolados da oposição. Na Capital, a bola está no pé do vereador Anderson Goggi, aliado de Lorenzo Pazolini (Republicanos), e quadro do PP, partido que se consolidou como a principal perna dessa aliança, que deverá se estender até o pleito de 2026. Goggi assumirá a cadeira de Leandro Piquet, ex-Republicanos e atual PP, que decidiu não se candidatar à reeleição e deve receber abrigo na próxima gestão. Por enquanto não apareceu nenhum concorrente para ele, e tudo indica que assim ficará. Na Serra, o atual presidente, Saulinho da Academia (PDT), dificilmente perderá o posto. Ele foi o vereador mais votado este ano, com 8,2 mil, e tem o apoio do prefeito eleito, Weverson Meireles (PDT), e do atual, Sergio Vidigal (PDT). Um grupo chegou a ensaiar uma movimentação paralela, mas ainda não vingou. O mesmo deve ocorrer em Cariacica, onde o atual presidente, Lelo Couto (MDB), reina sozinho em campo, com aval de Euclério Sampaio (MDB). Vila Velha é o único campo congestionado, mas por pouco tempo, já que a tendência é fechar um nome de consenso. Com a maior bancada eleita, o Podemos, partido de Arnaldinho, recebe as apostas mais altas. Quem não tem se descolado do prefeito, vale reforçar, é Joel Rangel!

Correligionários

Do mesmo partido, estariam no páreo Rogério Cardoso e Ivan Carlini, que passou anos e mais anos na Presidência da Câmara – chega, né? O Podemos elegeu mais três vereadores: Anadelso Pereira, Léo Pindoba e Thiagão Henker.

Na área

Fora do partido, estaria ainda nesse pelotão da frente, em articulações, Osvaldo Maturano (PRD). A vereadora Patrícia Crizanto (PSB) declarou oficialmente sua candidatura, no entanto, não aparece nas principais cotações.

Paz e amor?

O presidente da Câmara de Vila Velha, como se sabe, é Bruno Lorenzutti (MDB), ex-aliado fiel de Arnaldinho. Ele tinha expectativa de formar a vice na chapa da disputa deste ano, mas foi preterido para dar lugar à indicação do PSB, Cael Linhalis. O vereador saiu acusando traição do prefeito e não se candidatou à reeleição. Recentemente, porém…

Paz e amor II?

…Lorenzutti apareceu em fotos nas redes sociais, ao lado do presidente estadual do Podemos, Gilson Daniel. Nos comentários, mensagens de “nova fase” e “nova caminhada”, com projeções para 2026. A conferir!

Minoria

Na Serra, o ex-presidente da Câmara, Rodrigo Caldeira (Republicanos), que pertencia à base de Vidigal, era apontado como possível concorrente de Saulinho. Mas, com a derrota do deputado Pablo Muribeca (Republicanos), o nome dele perdeu força. Caldeira segue nos bastidores, só que não deve conseguir a maioria em plenário para fazer frente ao grupo da situação.

Tudo dominado

Weverson Meireles terminou o primeiro turno com 13 vereadores da sua coligação garantidos no plenário, já a maioria entre as 23 vagas. Depois, na disputa contra Muribeca, conseguiu agregar mais cinco, somando hoje nada menos do que 18 nomes.

Cadê?

Por falar nos municípios da Grande Vitória, o interior está dando um banho no quesito anúncio do secretariado. Vários prefeitos eleitos já iniciaram o processo, enquanto por aqui tudo ainda segue lento e sob mistério.

Vitrine

Na Capital, além de Piquet, espera-se a definição sobre o presidente do Republicanos, Erick Musso, que se dedica apenas a atividades partidárias desde a derrota de 2022 ao Senado. Se pretende voltar às urnas, tem logo que arrumar um cargo, e com visibilidade!

Nas redes

“Diálogo produtivo com meu amigo Guerino Balestrassi [MDB], um prefeito honesto, trabalhador e que faz uma gestão brilhante em Colatina. Estamos sempre juntos! Conte comigo!”. Gilson Daniel, em mais um encontro político

FALE COM A COLUNA: [email protected]

Mais Lidas