quarta-feira, setembro 18, 2024
23.3 C
Vitória
quarta-feira, setembro 18, 2024
quarta-feira, setembro 18, 2024

Leia Também:

Na arena eleitoral

Casagrande pede votos para Luiz Paulo; Magno Malta vai às ruas com nomes do PL

Redes Sociais

Com dois candidatos na Capital do Estado e sem abraçar, de fato, nenhum deles, o governador Renato Casagrande (PSB) posou de cabo eleitoral do ex-prefeito Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB) em feira nesse domingo (15), na Praça do Papa. O tucano aproveitou a “deixa” para exaltar o momento em suas redes sociais, com a fala de Casagrande direcionada a um grupo de mulheres: “Luiz Paulo é nosso candidato a prefeito em Vitória!”. No mais, poses para foto e alguns apertos de mão, protocolos básicos do período de campanha. Falta, agora, uma circulada com João Coser (PT), seu aliado, e até agora, o principal adversário do prefeito, Lorenzo Pazolini (Republicanos), oposição ao governador. A pergunta que não quer calar: o apoio vai ficar só por isso mesmo ou será mais efetivo na reta final do pleito, que se aproxima? Já no campo do PL, o senador Magno Malta, principal puxador de votos do partido no Estado, abriu a temporada de desfilar com os candidatos majoritários. Nessa segunda-feira (16), esteve no sul do Estado, em Cachoeiro de Itapemirim e Piúma, para caminhadas com Léo Camargo e Kauê Oliveira. Nesta terça (17) foi a vez de Anchieta, com Luiz Mattos, e, na quinta (19), será em Guarapari, com Danilo Bahiense. Recuperado da baixa eleitoral de 2018, quando saiu da posição de favorito para derrotado em cenário de reviravolta, o senador adota, desta vez, posição inversa ao pleito municipal de 2020, quando ficou escondido na campanha. Desta vez, usa sua imagem para tentar alavancar os palanques bolsonaristas, que são muitos (50 ao todo), mas, em muitos municípios, ainda longe de impor ameaças aos concorrentes. A próxima investida nesse sentido, como sabe, será no dia 30, com a presença do próprio Jair Bolsonaro. Quem serão os escolhidos do partido para ocupar lugar de destaque nessa principal estratégia eleitoral? No aguardo…

Reforço

Na ausência efetiva de Casagrande, o secretariado do governo marca presença e tenta equilibrar a balança. O último a gravar vídeo com Luiz Paulo foi Philipe Lemos, da pasta de Turismo, e que chegou a ser cotado na eleição à Prefeitura da Serra. Philipe tem sua parcela no eleitorado: disputou pela primeira vez em 2022, a Câmara Federal, e alcançou 42,5 mil votos.

Típico

Ainda em Vitória, não surpreendeu a ausência do prefeito, Lorenzo Pazolini (Republicanos), ao primeiro debate com os candidatos, realizado pela TV Capixaba/Band, na noite dessa segunda-feira (16). Ele não é do diálogo e do embate de ideias. Mas, olha, lamentável, hein?!

Típico II

Também a cara do prefeito: não houve sequer resposta ao convite ou justificativa para a ausência, como relatado pelo veículo. Situação semelhante foi registrada em sabatinas realizadas este ano por algumas categorias. Nestes casos, o nome que se dá é falta de educação, mesmo!

‘Fujão’

Para não encarar seus adversários, Pazolini se valeu da posição favorável que tem tido nas pesquisas eleitorais. Tentou evitar, assim, de virar alvo direto, mas, por outro lado, demonstrou incapacidade de lidar com o confronto de ideias e defender sua própria gestão. Com dois ex-prefeitos na bancada e a deputada estadual Camila Valadão (Psol), literalmente, correu!

‘Amostra grátis’

De volta às movimentações do PL, Magno Malta e o deputado federal Gilvan da Federal gravaram o que chamaram de “vídeo de apoio” de Bolsonaro ao Coronel Ramalho, candidato a prefeito em Vila Velha. Durou segundos, com apenas quatro palavras do presidente: “Nosso prefeito, Coronel Ramalho”.

‘Amostra grátis’ II

Sobre a visita do ex-presidente, aliás, o que divulgaram nas redes sociais, até agora, também é limitado: Bolsonaro vai descer em Vitória, e ponto! Vai circular com os candidatos do PL nos principais colégios da região metropolitana? Segue no ar…

Corrida final

Na Capital, Capitão Assumção está garantido nos holofotes. Resta saber se também estão Ramalho; Igor Elson, na Serra; e pastor Ivan, em Cariacica. Todos eles, vale lembrar, aparecem bem atrás nos números de pesquisas, enfrentando, principalmente, os atuais prefeitos: Pazolini, Arnaldinho Borgo (Podemos) e Euclério Sampaio (MDB).

Nem disfarçam

As sessões da Assembleia Legislativa estão cada dia mais mortas. Não duram nada – nesta terça, menos de 30 minutos – e os interesses estão todos voltados para as eleições. Todo ano de disputa é a mesma coisa, e diria que até piorou. Quem fiscaliza os “fiscais”?

Nas redes

“O atual prefeito é muito corajoso para tirar o microfone da vice-prefeita, mas um covarde ao faltar a um debate tão fundamental para a população capixaba, que quer saber das propostas”. Camila Valadão, candidata a prefeita de Vitória pelo Psol.

FALE COM A COLUNA: [email protected]

Mais Lidas