Com Coser bem nas pesquisas e Assumção ainda distante, Carlos Manato abre estratégia de acusações ao PT
Contra a família, a Constituição Federal, a prisão em segunda instância e a Lei de Responsabilidade Fiscal. A favor “de matar crianças, do aborto, da pedofilia, das drogas e de bandido solto”. Esse é o tom das acusações em vídeo publicado nessa terça-feira (20) pelo ex-deputado federal e ex-candidato ao governo, Carlos Manato, em suas redes sociais, para tentar desgastar a candidatura do ex-prefeito João Coser (PT) em Vitória. Com foto do presidente Jair Bolsonaro “compondo” o cenário, ele cita Lula e diz que faz “um alerta à ameaça do PT ganhar a eleição na Capital”, em movimento contrário ao que tem sido registrado no País, que “está colocando a esquerda maldita para fora”. Manato também não economiza no discurso contra o próprio Coser, porém, sem apontar nome (nem precisava). Lembrou do projeto do metrô de superfície e provocou sobre “quantidade de processos judiciais, superfaturamentos, bens bloqueados e corrupção”. A estratégia contra o PT é pra lá de conhecida, já esperada, e tem sido repetida à exaustão pelos seguidores do presidente e os grupos que se intitulam de direita nos últimos anos. Em Vitória é executada logo, no “susto” dos resultados das pesquisas Ibope/Gazeta e Futura/Folha Vitória, e num jogo para colocar gás no palanque do deputado estadual Capitão Assumção (Patri), que, apostando no título de “aliado e bolsonarista legítimo”, pelos primeiros números, ainda não convenceu.
Tabuleiro
Na pesquisa Ibope, Coser aparece empatado tecnicamente com o deputado Fabrício Gandini (Cidadania), com 22%, e Assumção lá atrás, com 6%. Já na Futura, Coser fica um pouco à frente de Gandini, 17,5% contra 14,2%, ainda assim empatados, e Assumção com 5,5%.
Tabuleiro II
Os principais representantes da esquerda versus direita são, também, os mais rejeitados, com outro empate, mas Coser na frente, neste caso, negativamente: 35% e 31% (Ibope) e 22,5% e 17,7% (Futura).
PT-PSB
No mesmo cenário, com as mesmas acusações e poucas adaptações, Manato gravou vídeo para Jonas Nogueira (PL), atual vice-prefeito de Cachoeiro de Itapemirim e candidato este ano. Mirou não só no PT, mas no PSB, do prefeito Victor Coelho, palanque do governador Renato Casagrande.
Mas o PT…
No município, a candidatura do PT é representada por Joana D’Ark, ligada ao ex-prefeito Carlos Casteglione, seu principal cabo eleitoral. É um dos poucos lugares onde o partido não concorre com chapa puro-sangue, tendo a Rede na vice, com Capitão Sousa, e o PCdoB. Mas o alvo de Manato no PT, aí, não é nada estratégico.
Quadro
O levantamento divulgado pelo Ibope/Gazeta na noite desta quarta-feira (21) deixa claro que o ex-deputado terá que arrumar um discurso exclusivo para o PSB. Victor Coelho aparece com 51% das intenções de voto e Jonas em segundo, mas longe, com 8%. A candidata do PT tem 2%. Não sabem e nulo/branco somam 18%. Vai sobrar para Manato jogar com a oposição a Casagrande.
Quadro II
Já o afilhado político do casal Theodorico Ferraço e Norma Ayub, Diego Libardi (DEM), está em terceiro, mas empatado com Jonas, com 6%. O deputado e ex-prefeito tem circulado com ele em Cachoeiro em atividades de campanha, além de gravar vídeos e participar de lives. Por enquanto, não emplacou.
Propostas
A TVE tem realizado entrevistas de quase 30 minutos com candidatos a prefeito este ano. Encerrou o bloco de Vitória na última sexta-feira (22) e, nesta quarta (21) começou o da Serra, maior colégio eleitoral do Estado, com Bruno Lamas (PSB) e Ebinho (PCdoB). O programa Giro TVE é sempre às 18h, ao vivo, pelo canal 2.1 da TV aberta e transmissão simultânea pela Rádio Espírito Santo.
Eu hein!
Aliás, no encerramento de Vitória, apesar de agendado com os assessores dos candidatos e realizado os devidos sorteios em conjunto da ordem das entrevistas, o deputado Lorenzo Pazolini (Republicanos) simplesmente não apareceu. A TVE “lamentou profundamente”. Que isso, delegado!
No mais…
À medida que o cerco eleitoral aperta, as disputas esquentam, os embates também, e…as baixarias! Os próximos dias prometem!
PENSAMENTO:
“Politicamente só existe o que se sabe que existe, politicamente o que parece é”. António de Oliveira Salazar

Largada

‘Projeto Bolsonaro’
https://www.seculodiario.com.br/socioeconomicas/projeto-bolsonaro