Se nada mudar no quadro de Cariacica, Célia Tavares e Saulo Andreon disputarão votos na mesma área: a educação
O quadro ainda está congestionado, mas se nada mudar em Cariacica, dois candidatos à prefeitura que já estão em campo disputarão votos na mesma área: Célia Tavares (PT) e Saulo Andreon (PSB). Ambos professores, com ampla trajetória na educação pública, e passagens pela pasta municipal. Anunciado como potencial candidato do partido do governador Renato Casagrande ainda no ano passado, quando se desfez a expectativa da vice-governadora Jaqueline Moraes ser o nome do PSB no município, Saulo vem se movimentando desde então para construir seu palanque. Nesse projeto, foi nomeado pela gestão socialista para o cargo de assessor de Gestão na Secretaria Estadual de Educação (Sedu), mas já atua como professor e diretor de escola há 12 anos, com uma tentativa rápida à frente da Secretaria de Educação na primeira administração do prefeito Juninho (Cidadania), que não “deu liga” e ele saiu disparando críticas. Também registra experiências políticas distantes: dois mandatos de vereador (2001 a 2008, pelo PT) e uma derrota à prefeitura (PRTB) para o deputado federal Helder Salomão (PT), que vem a ser o principal cabo eleitoral de Célia Tavares este ano, após desistir da candidatura apontada pelo mercado como favorita. A bandeira prioritária, como não poderia ser diferente, é exatamente a educação, explorando o período em que ela comandou a pasta, de 2005 a 2012, ou seja, as duas gestões municipais bem avaliadas de Helder. Antes disso, Célia atuava em unidades municipais como professora e, da mesma maneira, já foi testada nas urnas, sem êxito – a última em 2018, quando obteve 164,8 mil votos na disputa ao Senado. Para consolidar essa arena singular, ainda faltam, porém, muitas respostas. No PT já houve conversas de composição, inclusive com o PSB, mas o papo agora é candidatura própria. Já sobre o palanque palaciano…não vai se render ao deputado estadual e aliado de primeira hora, Euclério Sampaio (DEM)?
Juntos e misturados
Euclério, como se sabe, está nas ruas, com ou sem pandemia. Tem se articulado a torto e a direito, em reuniões com lideranças, e também realiza lives nas redes sociais. Na Assembleia Legislativa, continua atuando como um dos principais escudos do Governo Casagrande.
Juntos e misturados II
A live desta quinta-feira (8) à noite, aliás, é com a vice-governadora Jaqueline Moraes, ex-vereadora de Cariacica. No convite, nada de informação sobre o tema em debate.
Em aberto
Há outras perguntas definitivas no município. Para onde vai o prefeito Juninho? Ele se esquiva e está em viés de baixa. E o deputado estadual Marcelo Santos, vai ter a liberação da Justiça Eleitoral e garantir o mandato após trocar o PDT pelo Podemos, mantendo uma possível candidatura a prefeito? Tem ainda o marido da vice-governadora, o ex-vereador Adilson Avelina (PSC)…vai compor com quem?
Lista
Enquanto esses nós não se desatam, outros que se apresentam por lá são os vereadores Celso Andreon (PSD) – irmão de Saulo – e Joel da Costa (PSL), o ex-deputado Sandro Locutor (Pros), Subtenente Assis (PRTB) e o ex-secretário de Saúde Dr. Hélcio Couto (PP).
De pé
Em suas redes sociais, Saulo Andreon indica que seu projeto eleitoral é caminho sem volta. Diz que seu plano de governo está em fase final de elaboração e “não será apenas uma peça eleitoral”.
É meu
Na Serra, a disputa pela paternidade do Hospital Materno Infantil jamais chegará ao fim. O prefeito Audifax Barcelos (Rede), que carrega agora o vereador Fábio Duarte (Rede) no bolso, gravou um vídeo com ele na unidade na segunda-feira (6). Disse que é obra da sua gestão, colocou o vereador, anunciado como candidato à sucessão para falar de “sonho”, aquela coisa toda nas redes sociais. No mesmo dia…
É meu II
…o deputado federal e ex-prefeito Sérgio Vidigal (PDT) gravou vídeo para responder, também nas redes sociais, perguntas de seguidores. O primeiro assunto, obviamente, foi o hospital. “Obra planejada e encaminhada para licitação na minha última gestão municipal”, reivindicou. Como já disse aqui, querem o mesmo título os deputados Bruno Lamas (PSB), Vandinho Leite (PSDB), Alexandre Xambinho (PL)…
Retorno
O deputado estadual Renzo Vasconcelos (PP), licenciado da Assembleia há dias em decorrência do contágio pela Covid-19, está recuperado e retorna ao trabalho na próxima semana, como comunicou o presidente do legislativo, Erick Musso (Republicanos). Renzo chegou a ser internado em São Paulo, já que a doença poderia agravar outra questão de saúde recente.
Por falar em Erick…
…a decisão judicial dessa quarta-feira (8) que barra na origem a manobra da eleição à Mesa Diretora que o perpetuaria à frente do poder até depois do pleito de 2022, parece difícil de se reverter em recurso. Vai ter disputa e, tudo indica, contra o governo Casagrande, leia-se coronel Alexandre Quintino (PSL). Vai render.
PENSAMENTO:
“Tartarugas conhecem as estradas melhor do que os coelhos”. Khalil Gibran