Guerra interna no PTB coloca deputada federal de volta à corda bamba das definições partidárias
Burburinhos
O ex-presidente da Executiva do PTB, o empresário Bruno Lourenço, já esteve em Brasília e avisou que acionará a Justiça. O cenário, seja qual for, porém, gera instabilidade para Soraya. Tenente Assis, que também disputará a Câmara dos Deputados, ficará na mesma. O militar atua ao lado de Lourenço e também passou por lá esses dias.
Trio
Aliás, não só eles. Nessa terça-feira (8), Manato e Magno Malta participaram de um encontro convocado por Bolsonaro com os evangélicos, que por aqui estão em divisões entre esse bloco e o de Casagrande. Nas redes, postou na sequência foto dos três, com a legenda: “o trio está formado”. Perguntinha: se o conflito no PTB não se resolver, qual partido irá sobrar para somar nesse palanque?
Enquanto isso…
…Adilson Espindula nada diz publicamente e circula pelo Estado ao lado do governador, em solenidades e inaugurações.
Bandeira eleitoral
Ainda sobre Manato, ele não perdeu tempo e gravou vídeo para destacar a proibição da exigência do passaporte sanitário em Vitória, medida assinada pelo prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos), contrariando o governo do Estado. O passaporte, como se sabe, é uma das apostas dos bolsonaristas contra Casagrande.
Bandeira eleitoral II
Depois da tentativa fracassada na Assembleia Legislativa, o grupo começou a criar estratégias nas câmaras para derrubar a obrigação, com votações acompanhadas de seguidores do presidente e do bloco de deputados da oposição – Capitão Assumção (PL), Torino Marques (PSL), Danilo Bahiense (PL) e Carlos Von (Avante).
Bandeira eleitoral III
Em Vitória, como não poderia deixar de ser, a missão coube ao vereador Gilvan da Federal (Patriota). E deu certo. Em outras câmaras, como a Serra, acabou até em conflito. Com o aval da Pazolini, a tendência, agora, é essa articulação se ampliar.
Quem dá mais?
O assunto, obviamente, também foi exaltado nas redes sociais pelo correligionário de Pazolini e candidato ao governo, o presidente da Assembleia, Erick Musso. A dupla segue em plena campanha eleitoral.
Estado ‘laico’
A propósito, na disputa pelos votos dos evangélicos, Erick realizou culto dentro da Assembleia e saiu daí um produto de divulgação do seu programa criado paras as eleições, o “Diálogo e Poder”. Ao lado dele, o ex-deputado Esmael Almeida, conhecido por abocanhar eleitores nessa área e acomodado em cargo comissionado no legislativo estadual desde o ano passado.
Projeto
O deputado estadual Emilio Mameri (PSDB) é o mais novo integrante do Movimento Livres, que se apresenta como “suprapartidário” e se originou de insatisfação no PSL após a entrada de Bolsonaro, então pré-candidato à Presidência. Mameri, que está no primeiro mandato e tentará a reeleição, diz que a “marca do movimento, a moderação e a abertura do diálogo, sempre foram os pilares de sua atuação política”. Então, tá, então…
Nas redes
“O ES foi o primeiro a congelar ICMS dos combustíveis (16 set/21), mas os preços não param de subir. O reajuste, hoje [quinta, 9], de 18,7% na gasolina e 24,9% no diesel mostra a necessidade de mudar a política de paridade internacional que protege os acionistas, mas está prejudicando a população”. Renato Casagrande, governador do Estado.
FALE COM A COLUNA: [email protected]