terça-feira, setembro 17, 2024
23.8 C
Vitória
terça-feira, setembro 17, 2024

Leia Também:

Os ‘escudos’ do PL

Ales

A investida de Carlos Von para disputar a Prefeitura de Guarapari pelo PL, com o “time” eleitoral já em campo, mantém há dias a “tropa” bolsonarista colada nas ações de campanha do deputado estadual Danilo Bahiense. Desde que o interesse começou a gerar burburinho no mercado local, na semana passada, lideranças do partido reforçam a legitimidade do palanque, exaltado como “o único de Jair Bolsonaro” e “da direita” no município. Como reação imediata, apareceram vídeos de apoio do senador Magno Malta, presidente da executiva capixaba, e da ex-primeira-dama Michele Bolsonaro, enquanto o deputado federal Gilvan da Federal foi até Guarapari para caminhada e tête-à-tête com a população. Agora, Gilvan gravou outro vídeo, com o mesmo mantra, e quem participará de ação por lá, nesta quarta-feira (11), será o deputado estadual Lucas Polese. Carlos Von surgiu no cenário esbaforido depois de recuperar seus direitos políticos por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele se filiou ao PL neste ano e, de fato, é político reconhecidamente da cidade, ao contrário de Bahiense, que embora tenha casa por lá, é de Vila Velha. Mas a essa altura do campeonato, essa condição não basta, sem falar que Von vem de um “mergulho profundo” e de derrotas eleitorais. O PL respondeu com “escudo” e Bahiense segue no jogo. Em tempo: a quantas anda a imagem de Carlos Von no seu reduto, hei

Segue…

A decisão favorável ao ex-deputado se refere à condenação pelo tribunal regional (TRE-ES) por abuso de poder econômico, resultado do oferecimento de dinheiro a candidatos à Câmara de Vereadores, em troca de apoio a sua campanha à prefeitura em 2020. Von recorreu e o TSE acatou a tese da defesa, de que a gravação que provou o fato foi ilegal.

Restrições

Já o “mergulho” dura desde dezembro de 2022, devido à investigação em outro processo, que o obrigou a usar tornozeleira eletrônica e a cumprir uma série de restrições impostas pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. Entre elas, dar entrevistas, participar de eventos públicos e utilizar as redes sociais. Uma campanha seria, portanto, nessas condições.

Paraquedas

A acusação envolve a atuação de uma milícia digital, e neste caso, não o impede de concorrer. É a mesma ação do deputado Capitão Assumção, candidato à Prefeitura de Vitória, com todo apoio e reboque do PL. O mote de campanha do militar, naquela linha de “injustiçados” e “perseguidos”, porém, já vem sendo trabalhado desde 2023. Von caiu de paraquedas, do nada.

‘Marcas’

Em 2022, na disputa à reeleição, Von só atingiu 9 mil votos, e Bahiense foi reeleito com 24,9 mil. Na disputa de 2020, perdeu para o atual prefeito, Edson Magalhães (PSDB), por pouco: 23 mil votos contra 20,4 mil. Em 2016, a diferença foi ainda mais apertada, consolidando a marca de oposição. Von também disputou a prefeitura em 2012, sem êxito.

Saídas eleitorais

Pelas regras eleitorais, ainda há tempo de trocar o cabeça de chapa, em caso de renúncia de Bahiense. Mas nem o PL nem o deputado indica qualquer possibilidade de a mudança acontecer. Teria Plano B para Carlos Von, leia-se Câmara Municipal? Ou Plano C…

Saídas eleitorais II

…neste último ponto, seria apoiar o próprio Bahiense ou tomar partido de algum representante mais efetivo da oposição, leia-se Zé Preto (PP) e o vereador Rodrigo Borges (Republicanos). Ou seguiria assim, distante das rodas políticas e dos holofotes? A conferir!

Vale lembrar…

Zé Preto, que tem base em Guarapari, seria o candidato do PL, mas deixou a legenda alegando justa causa. Da bancada da Assembleia, o era o único alinhado a Renato Casagrande (PSB), quem os bolsonaristas pretendem eliminar. Bahiense surgiu como opção para salvar o partido e, inicialmente, dizem que até resistiu à empreitada, mas acabou topando.

Cabo eleitoral

A propósito, os palanques do PL no Estado já estão em polvorosa com a visita do ex-presidente Jair Bolsonaro a Vitória, no próximo dia 30. Próximo da eleição de 6 de outubro, na intenção de garantir o gás da reta final.

Cabo eleitoral II

O anúncio da data foi feito nas redes sociais de Magno Malta e Gilvan da Federal, ao lado de Bolsonaro. Veremos quem vai conseguir posar para foto e desfilar, de fato, com o ex-presidente. O PL tem, nada menos, do que 50 candidatos à prefeitura este ano.

Nas redes

“(…) Michele Bolsonaro, presidente nacional do PL Mulher, estará no Espírito Santo!!! Um marco em nossa caminhada pelo pleito de 2024 e uma oportunidade especial de celebrarmos com honra a nossa eterna primeira-dama (…). PL Mulher Espírito Santo, ao anunciar carreatas nesta quarta-feira (11), em Colatina e Linhares, onde o partido tem os candidatos Luciano Merlo e Maurinho Rossoni.

Fale com a coluna: [email protected]

Mais Lidas