Bomba que estourou no PL coloca Devacir Rabello no centro do tabuleiro em Vila Velha. Agora vai?
Discurso
O apelo público de Devacir foi feito ainda em agosto do ano passado, no encontro do PL em Vila Velha. Ao se dirigir a Magno, ele pediu: “Me dê essa missão!”. No discurso, como analisei aqui na ocasião, defendeu sua relação com a cidade, onde foi “criado e nascido”, exaltou ter assumido a candidatura de 2022 à Câmara Federal, a pedido do senador, “correndo riscos”.
Números
De lá para cá, embora Devacir tenha participado dos encontros que resultaram na filiação de Thiago, em outubro seguinte, o gás se manteve em cima do empresário. Ele estreou nas urnas em 2022, em partido de campo ideológico oposto, a Rede Sustentabilidade. Obteve 7,1 mil votos. Já Devacir disputou a Câmara Federal e alcançou 22,3 mil votos, sendo 17 mil somente no município (em 2020, chegou à Câmara com apenas 1,6 mil).
E agora?
A mudança drástica de partido, vale reforçar, resultou na mudança de nome de urna do empresário recebido com pompa e circunstância no PL. Antes, como citado lá em cima, era Thiago Oliveira, depois, passou para Thiago Nascimento. Agora, com a prisão, tem nova marca que dará jeito?
No alvo
Thiago foi preso na Operação Criptovet, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Estado (MPES). Ele é acusado de extorquir um empresário asiático durante dois anos, chegando a R$ 9 milhões, após chantageá-lo por um caso extraconjugal com uma brasileira. Foi encontrado com ele, ainda um arsenal de guerra. Veremos os desdobramentos!
O mundo gira…
Depois de muita especulação e ruídos, o governador Renato Casagrande anunciou, nesta segunda, que Eugênio Ricas, atual superintendente da Polícia Federal no Estado e conhecido pupilo de Paulo Hartung (sem partido), será o novo secretário de Segurança Pública. Ele assume a cadeira do coronel Alexandre Ramalho, que já se dedica às eleições, ainda sem cravar se vai disputar em Vitória ou Vila Velha – este último, seu campo prioritário.
O mundo gira II…
Ricas, como se sabe, tem relações antigas com o adversário político de Casagrande, o ex-governador, e, nas últimas eleições, chegou a ensaiar se candidatar ao governo como representante da oposição. Só não vingou, porque não encontrou legenda.
O mundo gira III…
Nas redes sociais, Casagrande afirmou junto com o anúncio: “a continuidade e fortalecimento das ações do programa Estado Presente são condições fundamentais para garantirmos o acesso da população mais vulnerável às políticas públicas e de tornar o Estado cada vez mais seguro. Seguimos nesse caminho”.
Vitrine
Os políticos do Estado compareceram em peso ao Carnaval no Sambão do Povo nesse final de semana. Nos camarotes e na avenida, representantes de diferentes partidos e mandatos. Ano de eleição, sabe como é…
Nas redes
“O acidente na obra da Nova Orla de São Pedro é ao mesmo tempo grave e revelador. Além do risco à vida dos trabalhadores e moradores, evidencia o risco que se corre quando a incompetência se junta ao oportunismo na gestão de uma cidade. Vamos acompanhar e cobrar respostas da PMV”. Tyago Hoffmann, deputado estadual e pré-candidato a prefeito pelo PSB.
FALE COM A COLUNA: [email protected]
Jogadas de 2024
https://www.seculodiario.com.br/socioeconomicas/jogadas-de-2024
Retrato atual
https://www.seculodiario.com.br/socioeconomicas/retrato-atual