Sábado, 27 Abril 2024

Plano desfeito

devacirrabello_VV_redessociais Redes Sociais
Redes Sociais
Voltei das férias ainda na esteira da bomba que estourou no colo do PL do Estado, com a prisão do nome que vinha sendo exaltado como a aposta da legenda na disputa à Prefeitura de Vila Velha, do empresário e veterinário Thiago Nascimento – antes Thiago Oliveira. Crimes de extorsão e lavagem de dinheiro, que furada e tiro no pé! O PL tentou, depois, minimizar sua articulação, dizendo que ele ainda não era pré-candidato, coisa e tal, mas nada disso! Há meses ele vinha sendo incensado e vendido como o "novo" do pleito, inclusive com ampla repercussão nas redes sociais. A ponto do vereador Devacir Rabello, apesar de apelos públicos que fez ao senador Magno Malta, o "dono" no PL capixaba, ter sido preterido na preferência, mesmo com potencial de votos superior a Thiago, considerando o recorte da última eleição. Agora, mais do que nunca, a pergunta é: como o PL vai recalcular a rota em Vila Velha? Se seguir o que tem defendido, de apresentar candidatura própria em todos os municípios ou, pelo menos, vice, a única opção será Devacir na cabeça! Se recuar, a composição restaria para qual lado? Em tempo: o município se consolidou como um dos campos férteis e prioritários do bolsoranismo e da direita no Espírito Santo.

Discurso
O apelo público de Devacir foi feito ainda em agosto do ano passado, no encontro do PL em Vila Velha. Ao se dirigir a Magno, ele pediu: "Me dê essa missão!". No discurso, como analisei aqui na ocasião, defendeu sua relação com a cidade, onde foi "criado e nascido", exaltou ter assumido a candidatura de 2022 à Câmara Federal, a pedido do senador, "correndo riscos".

Números
De lá para cá, embora Devacir tenha participado dos encontros que resultaram na filiação de Thiago, em outubro seguinte, o gás se manteve em cima do empresário. Ele estreou nas urnas em 2022, em partido de campo ideológico oposto, a Rede Sustentabilidade. Obteve 7,1 mil votos. Já Devacir disputou a Câmara Federal e alcançou 22,3 mil votos, sendo 17 mil somente no município (em 2020, chegou à Câmara com apenas 1,6 mil).

E agora?
A mudança drástica de partido, vale reforçar, resultou na mudança de nome de urna do empresário recebido com pompa e circunstância no PL. Antes, como citado lá em cima, era Thiago Oliveira, depois, passou para Thiago Nascimento. Agora, com a prisão, tem nova marca que dará jeito?

No alvo
Thiago foi preso na Operação Criptovet, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Estado (MPES). Ele é acusado de extorquir um empresário asiático durante dois anos, chegando a R$ 9 milhões, após chantageá-lo por um caso extraconjugal com uma brasileira. Foi encontrado com ele, ainda um arsenal de guerra. Veremos os desdobramentos!

O mundo gira...
Depois de muita especulação e ruídos, o governador Renato Casagrande anunciou, nesta segunda, que Eugênio Ricas, atual superintendente da Polícia Federal no Estado e conhecido pupilo de Paulo Hartung (sem partido), será o novo secretário de Segurança Pública. Ele assume a cadeira do coronel Alexandre Ramalho, que já se dedica às eleições, ainda sem cravar se vai disputar em Vitória ou Vila Velha – este último, seu campo prioritário.

O mundo gira II...
Ricas, como se sabe, tem relações antigas com o adversário político de Casagrande, o ex-governador, e, nas últimas eleições, chegou a ensaiar se candidatar ao governo como representante da oposição. Só não vingou, porque não encontrou legenda.

O mundo gira III...
Nas redes sociais, Casagrande afirmou junto com o anúncio: "a continuidade e fortalecimento das ações do programa Estado Presente são condições fundamentais para garantirmos o acesso da população mais vulnerável às políticas públicas e de tornar o Estado cada vez mais seguro. Seguimos nesse caminho".

Vitrine
Os políticos do Estado compareceram em peso ao Carnaval no Sambão do Povo nesse final de semana. Nos camarotes e na avenida, representantes de diferentes partidos e mandatos. Ano de eleição, sabe como é...

Nas redes
"O acidente na obra da Nova Orla de São Pedro é ao mesmo tempo grave e revelador. Além do risco à vida dos trabalhadores e moradores, evidencia o risco que se corre quando a incompetência se junta ao oportunismo na gestão de uma cidade. Vamos acompanhar e cobrar respostas da PMV". Tyago Hoffmann, deputado estadual e pré-candidato a prefeito pelo PSB.

FALE COM A COLUNA:

Jogadas de 2024

PL lança suas cartas: festa de filiação de cotado à Prefeitura de Vila Velha e anúncio da visita de Bolsonaro e Michelle
https://www.seculodiario.com.br/socioeconomicas/jogadas-de-2024

Retrato atual

Apesar das cotações e do apelo público, Magno Malta não parece disposto, por ora, a lançar vereador à Prefeitura de Vila Velha
https://www.seculodiario.com.br/socioeconomicas/retrato-atual

Veja mais notícias sobre Socioeconômicas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/