quinta-feira, novembro 21, 2024
29.4 C
Vitória
quinta-feira, novembro 21, 2024
quinta-feira, novembro 21, 2024

Leia Também:

Sob pressão

Reajuste rende primeiras cobranças a Casagrande no plenário da Assembleia, mas…alguma chance de recuo?

Hélio Filho/Secom

As reações dos servidores públicos desde a última sexta-feira (26) reforçam que o anúncio de 4,5% de reajuste do governador Renato Casagrande (PSB) frustrou até mesmo as previsões mais pessimistas. Como não poderia deixar de ser, esta segunda (29) foi marcada por intensa mobilização. Um dos focos principais foi a Assembleia Legislativa, onde a votação do projeto está prevista para ocorrer em breve. As conversas e a entrega de uma nota de repúdio aos parlamentares renderam, por ora, seis discursos em plenário, dos deputados Coronel Weliton (PRD), Sergio Meneguelli (Republicanos), João Coser (PT), Camila Valadão (Psol), Danilo Bahiense (PL) e Callegari (PL). Todos em sentido crítico e semelhante: não enviar o projeto original para votação e sentar-se à mesa com os sindicatos e associações representativas para negociação e diálogo, o que ainda não aconteceu, em busca de um índice “mais compatível com a realidade e ‘pujança’ financeira do Estado”. A demanda principal, como se sabe, é por 14,38% de aumento, ou minimamente, que seja garantida a isonomia em relação ao concedido ao próprio governador este ano, de 6,7%. O atual valor, repetem, não cobre sequer a inflação, e o Estado tem margem para ampliar, porque é o que menos investe em pessoal do País. O termômetro na Assembleia será medido mais uma vez na sessão desta terça (30). Os ecos ainda foram restritos, já que são 30 deputados e os principais representantes da base se mantiveram distantes da polêmica. Mas e Casagrande, alguma chance de recuar depois de tantas negativas? De olho nas próximas cenas…

Discrepâncias
A diferença de tratamento quando o aumento se destina ao primeiro escalão também foi destacada. É, de fato, gritante! No final de 2023, analisei aqui mais um aumento do governador, somando 28,6% em apenas um ano. Para o início de 2025, o índice já aprovado será de 5,3%. A desculpa é sempre a mesma: contemplar categorias do primeiro escalão, que já estão no topo da pirâmide e dependem do abate-teto.

Um ou outro
Coronel Weliton, em sua fala, citou como mínimo aceitável para os servidores 6%. Lembrando que a proposta de 4,5% conseguiu piorar a de 2023, quando foi concedido o índice de 5%.

Surfando na onda
Enquanto isso, o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), aproveita o clima para colher os louros dos 10% de reajuste concedidos ao funcionalismo. Nesta segunda, ele divulgou que o aumento já está na conta, notícia dada também em plenário pelo aliado Denninho Silva (União).

Reação
Ainda na Assembleia, os deputados assinaram uma nota repúdio contra o prefeito de Dores do Rio Preto, Ninho (Cidadania). Ele é acusado de agredir verbalmente e com ameaças, em live e até mesmo solenidade do governo do Estado, os deputados Vandinho Leite (PSDB), Tyago Hoffmann (PSB) e Janete de Sá (PSB). No caso de Vandinho, a situação quase evoluiu para as vias de fato. A iniciativa é de Mazinho dos Anjos (PSDB).

Movimentação
Na Serra, o PP se mexe após o ex-prefeito Audifax Barcelos aparecer menos no cenário. Vai inaugurar a “Casa 11” e “debater política” nesta sexta-feira (3), às 19h, em Laranjeiras. No convite, fotos do presidente estadual, Da Vitória, e do deputado federal Evair de Melo junto com Audifax, e informações das presenças dos deputados Theodorico Ferraço e Raquel Lessa.

Meta lançada
Também no município…em discurso durante o lançamento da candidatura a prefeito de Igor Elson (PL), o deputado federal e correligionário Gilvan da Federal garantiu que o partido fará de quatro a cinco vereadores nas eleições deste ano. Em 2020, o partido elegeu o próprio Igor e Jefinho do Balneário. Apostas na mesa!

Nos bairros
Por falar no PL, em Vila Velha, a legenda convoca para o “primeiro encontro da direita” na região 5, nesta sexta, como parte da estratégia de campanha eleitoral puxada pelo palanque majoritário do coronel Alexandre Ramalho. O PL quer o título exclusivo, apesar de outros candidatos se situarem no mesmo campo.

Cronograma extenso
Da série “obras para que te quero”, Casagrande esteve com mais um prefeito aliado, nesse domingo (28), para efetivar novas entregas. Refiro-me a Arnaldinho Borgo (Podemos) e à inauguração do Parque Linear do Canal Marinho, em Cobilândia. Os investimentos somam R$ 10 milhões.

Nas redes
“Manifesto o meu apoio aos ferroviários contra a inadmissível atitude, cruel e desumana da Vale em retirar o transporte dos ferroviários que residem em João Neiva, Ibiraçu, Aracruz, Fundão e Viana até o local de trabalho em Tubarão. São mais de 300 famílias prejudicadas com essa decisão mesquinha que não melhora a organização e a lucratividade da empresa, construída com trabalho árduo dos ferroviários (…)”. Janete de Sá, deputada estadual pelo PSB.

FALE COM A COLUNA: [email protected]


Ano lucrativo

Novo aumento nos salários de Casagrande e Ferraço, aprovado na correria da Ales, acumula índice em quase 30%. Só para quem pode!


https://www.seculodiario.com.br/socioeconomicas/ano-lucrativo

Mais Lidas