Sábado, 27 Abril 2024

'Solução caseira'

pazolini_piquet_ruas_redessociais Redes Sociais
Redes Sociais
Com aliança consolidada desde o ano passado com o Republicanos, do prefeito Lorenzo Pazolini, o PP já tinha deixado claro que não abriria mão da vice em Vitória. Mas ainda faltava aparecer um nome compatível com a chapa. Pois bem, não falta mais! O presidente da Câmara de Vereadores, Leandro Piquet, se filiou ao partido nesse domingo (24), no mesmo período em que passou a ser presença em absolutamente todos os eventos da prefeitura e de Pazolini, como se observa todos os dias nas redes sociais. Junto com a filiação, anunciou que não será candidato à reeleição, cravando ainda mais o novo projeto. Piquet tem ligações estreitas com Pazolini e, como vereador em primeiro mandato, ganhou projeção à frente do legislativo da Capital. Não há a menor chance, portanto, de ficar de fora da disputa de outubro. Na acomodação como vice, poderá servir à estratégia eleitoral do prefeito, que ultrapassa o pleito de 2024. Caso se consagre reeleito nas urnas, Pazolini passará a ser personagem da sucessão ao Palácio Anchieta em 2026. Terá, portanto, que deixar a cadeira antes do tempo, função que só cabe ser entregue a um aliado de primeira fileira, como é o caso, mantendo o controle e a máquina ao seu dispor. Agora, se for derrotado...leva Piquet - hoje com chances à Câmara - junto!

'Novo espaço'
A filiação de Piquet foi publicada nas redes sociais dele e de lideranças do PP, como os presidentes estadual, Da Vitória, e do diretório municipal, Marcos Delmaestro. Diz ele que a decisão é "uma construção não só minha, mas de lideranças com as quais tenho andado junto, e continuarei andando", e que "busca um novo espaço".

Grupo
Ele cita como parte dessa construção o presidente do Republicanos no Estado, Erick Musso; o quarto vice-presidente da Nacional, Roberto Carneiro; e Pazolini, além de agradecer às lideranças do PP "pela recepção e oportunidade": Da Vitória, Delmaestro, o vereador Anderson Goggi e o deputado federal Evair de Melo.

Só ensaios
Piquet e Pazolini chegaram a protagonizar ruídos no meio do ano passado. O problema começou depois do veto do prefeito ao aumento dos salários dos vereadores, decidido sem diálogo e contrariando conversas anteriores. As turbulências, porém, foram logo contornadas, e a aliança segue inabalável.

Bancada
Agora, o PP passa a ter dois vereadores na Capital, Piquet e Goggi. O Republicanos faz o caminho inverso, sai de duas cadeiras para uma, com Luiz Emanuel Zouain.

Tudo é motivo
Por falar em Pazolini, ele marcou mais um evento na prefeitura, desta vez, para sancionar o reajuste linear dos servidores e a indenização para aquisição de uniforme pelas guardas municipais, na tarde desta segunda-feira (25). A considerar os outros convites semelhantes...é mais um dia de festa!

Reforço
Em Colatina, noroeste do Estado, o PP realizou, nesse final de semana, sua convenção municipal e marcou o apoio ao palanque de reeleição do prefeito Guerino Balestrassi (MDB), sentado à mesa principal. A disputa por lá promete ser dura, principalmente contra o ex-aliado e ex-deputado estadual Renzo Vasconcellos (PSD).

Essa eu quero ver...
Na eleição do Ministério Público do Estado (MPES), o governador Renato Casagrande (PSB) terá que decidir se mantém o poder com o grupo da procuradora-geral de Justiça, Luciana Andrade, como quem firmou parceria nos últimos anos, ou se dará chance à oposição, depois de mais de uma década sem mudanças, resultado do domínio de Eder Pontes. O recado das urnas é claro: mudança!

Essa eu quero ver II...
Se decidir em favor de Luciana, Casagrande nomeará o segundo da lista tríplice, Francisco Berdeal. Na oposição tem Pedro Ivo, o primeiro colocado, e Maria Clara Perim, a terceira. Do ponto de vista político, o que dizem é que Pedro flerta com o bolsonarismo, que no Estado quer eliminar o governador, enquanto Maria Clara transita no campo progressista.

Quem te viu, que te vê!
Vale reforçar que Eder, de todo jeito, sai derrotado. No racha no seu grupo, entre ele e Luciana, a procuradora demarcou território e levou a melhor! Francisco Berdeal, seu candidato, obteve 132 votos e está no páreo. Já Danilo Raposo, apoiado por Eder, apenas 64, e foi eliminado. Depois de tantos anos fazendo o que bem entende no MPES, não há como negar uma queda dessa.

Nas redes
"(...) com mais de 5 mil desabrigados pelas chuvas que atingiram o sul do Estado, contamos com união de esforços para apoiar as comunidades afetadas a reconstruírem suas vidas. A Assembleia, em parceria com o Tribunal de Justiça, o Ministério Público, a Defensoria Pública e o Tribunal de Contas, promove uma campanha de arrecadação de alimentos para oferecer apoio imediato a essas famílias em situação de vulnerabilidade (...)". Marcelo Santos (Podemos), presidente da Assembleia.

FALE COM A COLUNA:

Veja mais notícias sobre Socioeconômicas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/