Podemos, de Gilson Daniel, tinha dois candidatos fortes em Vila Velha e agora corre o risco de ficar sem nenhum?
Relações
O Podemos, vale lembrar, é uma das principais pernas da base do governador Renato Casagrande (PSB), que está com Arnaldinho Borgo. O PP também é da base, mas ensaia voo próprio, com foco em 2026, quando estará em jogo a sucessão ao Palácio Anchieta.
Arnaldinho x Ramalho
Mas se não conseguir convencer o prefeito de Vila Velha, para onde vai o PP? O ex-prefeito Neucimar Fraga está fora do circuito, dedicando-se apenas às articulações. Restará decidir, então, por um dos dois candidatos da polarização já iniciada na cidade.
Arnaldinho x Ramalho II
Há pouco tempo, o partido estava inserido na trinca com o Republicanos e o PL, mas depois que Ramalho optou pela legenda do senador Magno Malta – e não de Erick Musso -, a aliança não deu sinais de evolução. Até porque, o PP mira agora no prefeito. Nos dois casos, vão pesar os trâmites que envolvem a vaga de vice e afins.
Vitrine
Por falar no coronel, ele aproveitou a viagem a Brasília, onde recebeu o “batismo” de Jair Bolsonaro”, para acompanhar a votação do projeto que proíbe a saidinha de presos, na noite dessa quarta-feira (20). Como não poderia deixar de ser, gravou vários vídeos ao lado de bolsonaristas e tratou a medida como uma “luta de muito tempo” – incluindo-se nela -, além de apontar o benefício como “pouca vergonha” e chamar os presos de “vagabundos”.
Reincidente
Um dos correligionários presentes nos vídeos é Gilvan da Federal, que acaba de sofrer outra denúncia, desta vez, da bancada da federação Psol-Rede Sustentabilidade na Câmara dos Deputados. Os parlamentares acionaram o Ministério Público Federal (MPf) nesta quarta, após Gilvan ter atacado verbalmente Talíria Petrone (Psol-RJ).
Reincidente II
O fato aconteceu durante audiência na Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial. O deputado afirmou: “Aqui a gente não defende bandido, não. Bandido bom é bandido morto”, e mencionou, fora do microfone, o nome da vereadora Marielle Franco, assassinada em 2018 na cidade do Rio de Janeiro – crime até hoje impune!
Reincidente III
Talíria reagiu, dizendo “lave a boca para falar de Marielle”, e os dois discutiram, até que Gilvan a acusou de “ter relações com facções criminosas” e “ligações com o Comando Vermelho”. A Federação aponta que o deputado “ofendeu a honra objetiva” e infringiu o Regimento Interno e os código Penal e Eleitoral.
Prévia
Em Colatina, o ex-deputado Renzo Vasconcelos (PSD), candidato à prefeitura, gravou vídeo nas redes sociais, dizendo que tem enfrentado “perseguições e ataques difamatórios”. Ele cita “perfis atacados por robôs pagos para prejudicar minha imagem” e informa que tomou medidas judiciais. Renzo vai disputar contra o atual prefeito, Guerino Balestrassi (Podemos), de quem já foi aliado.
Nas redes
“(…) Após anos, mesmo com avanços legislativos, o racismo persiste em nossa sociedade. Os casos de discriminação no Brasil cresceram 31% entre 2018 e 2022. O racismo violenta e mata! Mais de 75% das vítimas de homicídio no País são pessoas negras, sendo que a maioria dessas são homens negros jovens entre 12 e 29 anos (…)”. Camila Valadão, deputada estadual pelo Psol, para marcar o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial.
FALE COM A COLUNA: [email protected]
Agora sim, ‘batizado’
https://www.seculodiario.com.br/socioeconomicas/agora-sim-batizado