segunda-feira, setembro 16, 2024
28.3 C
Vitória
segunda-feira, setembro 16, 2024

Leia Também:

Últimas cartadas

João Coser e Audifax Barcelos: mais duas convenções partidárias, mais dois vices misteriosos

Redes Sociais

Candidatos estratégicos em seus redutos nas eleições majoritárias, João Coser (PT) e Audifax Barcelos (PP) realizaram suas convenções nesse sábado (3) e repetiram o mistério dos indicados a vice. A estratégia tem sido registrada tanto na região metropolitana quanto no interior nesse período de convenções, que termina nesta segunda-feira (5), resultado das negociações partidárias finais. Em Vitória, Coser apenas confirmou que a chapa será composta por uma mulher, como vinham indicando as sinalizações de bastidores. Entraram nessas cotações a presidente municipal do PV, Priscila Manso, e a Ana Petronetto, com que fecharia uma chapa puro-sangue. Tanto mistério, neste caso, parece nem se justificar, já que o petista não tem mais campo para ampliar seu arco de alianças, hoje restrito aos partidos da Federação Brasil da Esperança, formada ainda pelo PV e PCdoB, e pelo PDT. A meta dele era alcançar o Podemos, fazendo da Capitã Estéfane sua vice, mas ela desceu para a disputa à Câmara de Vereadores e o partido já cravou que atuará de forma independente na disputa à prefeitura. Na Serra, Audifax ainda tenta ampliar seus apoios, adiando a decisão. Hoje, o ex-prefeito tem ao seu redor apenas legendas nanicas – Avante, Agir e PMB – e mantém aberta a mesa com o Podemos e o PSDB. Este último é liderado pelo deputado estadual Vandinho Leite, que tem votos no município e, portanto, também é cobiçado por outros dois palanques: do Republicanos, que tem à frente outro deputado, Pablo Muribeca, e do PDT, de Weverson Meireles, pupilo do prefeito Sergio Vidigal. Os nomes cotados do PSDB, segundo o jornal local Tempo Novo, seriam Nilza Cordeiro, da área da saúde, e o presidente da Associação dos Pastores Evangélicos da Serra, conhecido como pastor Marcelo. O ninho tucano realiza sua convenção neste domingo (4), mas o mistério deve continuar, até finalizadas todas as amarrações eleitorais. Em breve, o fim da novela das composições!

‘Time Lula’
Com a presença da presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, e outras lideranças nacionais, Coser reforçou o reboque de Lula para emplacar sua candidatura na Capital, e a unidade dos partidos da federação. O grito de “volta João” foi outro ponto alto, que marcará toda a disputa.

‘Time Lula’ II
O mesmo foi destacado por Gleisi, que garantiu a presença de Lula na campanha e reiterou que o projeto da Capital é uma das prioridades do partido este ano. O presidente vem aí?

Mantra
No evento da Serra, Audifax focou na palavra que tem utilizado constantemente para vender seu nome: “experiência”. Não à toa: seus dois principais oponentes, Muribeca e Weverson, são novos de idade e na política, e nunca foram gestores.

2022-2024
Uma das presenças em posição de destaque foi o ex-deputado federal Carlos Manato, que disputou o governo do Estado em 2022 contra Renato Casagrande (PSB). Os dois se aliaram no segundo turno da disputa, o que marcou a saída do ex-prefeito da Rede Sustentabilidade, para uma guinada à direita.

Lembrando…
…a convenção do PDT, de Vidigal, é no último dia do prazo, nesta segunda, e ainda lança especulações no mercado político de uma reviravolta. Caso isso ocorra, o que me parece complexo, as rotas de campanha terão que ser recalculas.

‘Traição’
Por falar em vice, a decisão do prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (Podemos), de preterir o aliado, presidente da Câmara de Vereadores, Bruno Lorenzutti (MDB), e escolher o ex-secretário Cael Linhalis (PSB), em nome da aliança com Casagrande, repercutiu muito mal no campo de Lorenzutti.

‘Traição’ II
Embora Arnaldinho tenha dado declarações de que estaria tudo tranquilo entre os dois, a máxima é de que ele foi passado para trás. O próprio Lorenzutti expõe esse tom em vídeo publicado nas redes sociais, assim como sua mulher, Larissa, e apoiadores. O caldo entornou.

Nas redes
“Mais oito convenções homologaram nossos candidatos a prefeito. João Neiva, Paulo Micula; Ecoporanga, Elias Rufino; Jaguaré, Rogério Feitani; Barra de São Francisco, Gustavo Lacerda; Iconha, Gedson Paulino; Castelo, João Paulo Nali; Brejetuba, Neto Brum; Atílio Viváqua, Genaldo Carvalho Júnior”. Erick Musso, presidente estadual do Republicanos.

FALE COM A COLUNA: [email protected]

Mais Lidas