quinta-feira, outubro 17, 2024
25.5 C
Vitória
quinta-feira, outubro 17, 2024
quinta-feira, outubro 17, 2024

Leia Também:

Uns preocupados, outros…

Enquanto Republicanos junta os cacos em Aracruz, Dr. Coutinho faz a festa rodeado de aliados, inclusive Amaro Neto do…Republicanos!

Redes Sociais

Rodeado de aliados e partidos em uma frente ampla, o prefeito de Aracruz (norte do Estado), Dr. Coutinho (PP), fez a festa na noite dessa quinta-feira (25), em convenção que consolidou seu palanque à reeleição ao lado do atual vice, Beto Vieira (PSB), incrementada pelo cenário favorável que se desenha agora no município, com a desistência de, até então, seu principal opositor, o delegado Leandro Sperandio, do Republicanos. O partido adversário, que levou um balde de água fria em seu projeto eleitoral, agora junta os cacos para lançar um “Plano B” aos 45 minutos do segundo tempo, restando como única alternativa retomar a candidatura do deputado estadual Alcântaro Filho, que há tempos já não estava mais nos planos. Dr. Coutinho lançou a marca “Acelera Aracruz”, com onze legendas ao seu redor: além do seu partido e do vice, o PSD, PDT, MDB, as federações PSDB/Cidadania e PT, PV e PCdoB, e o Mobiliza. A convenção foi prestigiada, compondo a mesa principal, pelo vice-governador, Ricardo Ferraço, presidente estadual do MDB, e por ninguém menos que o deputado federal Amaro Neto, animadíssimo, que faz parte do…Republicanos! Liberou geral? A conferir!

Me engana…
Agora, há de se convir: que confusão o delegado arrumou em Aracruz, hein?! Primeiro com o PL, depois de ser levado até Brasília, para receber a benção do ex-presidente Jair Bolsonaro, e nesta reta final, com o Republicanos. A alegação de “motivos pessoais” para sair de campo ficou difícil de colar.

As voltas da política
Na época que deixou o PL de mãos abanando, em abril passado, Alcântaro e o Republicanos deitaram e rolaram nos discursos. O partido comandado pelo senador Magno Malta teve que encontrar uma saída rápida e lançou o pastor Marcelo Souza. Desta vez é o Republicanos que prova do mesmo gosto amargo.

Raio-x
Em Aracruz, a considerar os números do instituto Futura Inteligência, divulgados neste mês, a corrida de Leandro Sperandio seria suada. Na menção espontânea, o termômetro ideal para avaliar o cenário, Dr. Coutinho aparecia com 44,1% e o delegado bem distante, com 7,5%. O pastor Marcelo Souza só marcou 1,3% e o Tico Sevaltici (PRTB), 1,1%. O número de indecisos, porém, ainda era considerável: 38,1%.

Raio-x II
Já outro indicador relevante, o índice de rejeição, marcou em primeiro lugar o candidato do PL, com 31,8%, seguido de Tico, com 25,8%. O delegado vinha logo depois, com 20,4%, e o atual prefeito foi o menos citado, com 11,9%.

Destinos
Outra pergunta que fica sobre essa reviravolta no tabuleiro, é para onde irão as legendas que estavam com Leandro Sperandio. Leia-se Podemos, PRD, Agir e DC.

Mergulho
Em Vitória, depois do veto do PP, sem nem deixar o assunto render, a ex-deputada federal Soraya Manato voltou a “mergulhar”. Nenhuma movimentação a mais e zero novidade nas redes sociais. A última publicação, depois de um longo hiato, foi justamente o fato que lançou no mercado de colocar seu nome na disputa à prefeitura, como se diz por aí, “do nada”.

Majoritária
A chapa majoritária do PL em Marilândia foi a primeira do Estado a ser registrada no sistema de divulgação de candidaturas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). É puro-sangue, formada por Simão Lima e João Ferraço na vice.

Proporcionais
O partido bolsonarista também já oficializou os pré-candidatos a vereador, ao todo 10: Acacio Franco, Claudinho da Sorveteria, Davi Loredo, Edson da Liberdade, João do Açougue, Josi Passamani, Jussara Enfermeira, Reinaldo de Souza, Samuel Vicente e Werika Ferreira.

Bonde do prefeito
Em Vila Velha, o Podemos, do prefeito Arnaldinho Borgo, que reúne mais 11 partidos, também já lançou seus nomes, chegando a 21 pré-candidatos. Três deles tentarão a reeleição, Anadelso Pereira, Léo Pindoba e Rogério Cardoso. O vereador cassado há pouco tempo, Joel Rangel, também está no bolo.

Bonde do prefeito II
Os outros são: Adriana Meireles da Educação, Aparício, Deni Liderança, Dona Arlete, Evelyn Neto, George, Geraldinho, Lilian Souza, Mirim Montebeller, Nathalia Prainha Vive, Orlaine de Sá, Pastor Everaldo, Professor Fayolla, Rafaela Batisti, San Clever, Thiagão Henker e Thiago Gêmeos.

Nas redes
“Um dia de diálogo e de construção política para Vitória, com meu presidente, Da Vitória”. Leandro Piquet, presidente da Câmara de Vereadores e cotado a vice de Lorenzo Pazolini (Republicanos), na véspera da convenção do PP.

FALE COM A COLUNA: [email protected]

Mais Lidas