Lucio Heleno, da Reunes, alerta que taxa de reciclagem é mínima em municípios
O convidado da Entrevista do Século é Lucio Heleno Barbosa dos Santos, presidente da Rede de Economia Solidária dos Catadores Unidos do Espírito Santo (Reunes) e integrante do Movimento Nacional dos Catadores de Matérias Recicláveis (MNCR).
Ele conta sobre a diversidade de catadores, que vão desde os independentes e informais até os organizados em associações e cooperativas; comenta o papel protagonista atribuído aos catadores na Política Nacional de Resíduos Sólidos; e critica a falta de compromisso do poder público nesse sentido, sendo que a maior parte dos resíduos não recebe a destinação ideal, com as prefeituras pagando milhões para grandes empresas que oferecem soluções ruins.
Lucio Heleno fala também sobre a importância social e ambiental dos catadores; racismo ambiental e mudanças climáticas; e formas de organização dos catadores a partir de associações e de movimentos sociais. Ele ainda menciona a capacidade de assumirem a coleta no lugar de grandes empresas e obter maior aproveitamento dos resíduos, e a possibilidade de que, em breve, os cidadãos de municípios como Vitória tenham que passar a pagar taxas altas para a coleta de lixo.
* Inscreva-se no canal do Século Diário no YouTube e ative o sininho para acompanhar as novidades.
** Se quiser ouvir este e outros programas em podcast, siga os canais do Século Diário no Spotify e outras plataformas.