Sábado, 27 Abril 2024

Dezesseis mortos e mais de 5 mil desalojados devido às chuvas no Estado

enchente_FotoMaxWender_CasaMilitarES Max Wender/Casa Militar ES
As chuvas ocasionaram, até o início da tarde deste domingo (24), 16 mortes no sul do Espírito Santo, além de deixar 5,4 mil pessoas desalojadas e 255 desabrigadas. Foram 14 mortes em Mimoso do Sul e duas em Apiacá. A cidade com maior número de desalojados é Jesus do Norte, com 3 mil. Vargem Alta e Apiacá têm em seguida, com 1 mil cada. Cachoeiro de Itapemirim tem 281 desalojados e Guaçuí, 200.
Max Wender/ Casa Militar ES

Apiacá concentra o maior número de desabrigados: 179. Bom Jesus do Norte, 64, e Mimoso do Sul, 12. Diante dessa situação, o governador Renato Casagrande (PSB), durante a manhã deste domingo, esteve no Centro de Inteligência da Defesa Civil, em Vitória, para acompanhar as ações de resposta e de coordenação das equipes do Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil e outras agências públicas nos municípios atingidos.

Em seguida, Casagrande sobrevoou novamente as áreas mais afetadas. Em vídeo divulgado nas suas redes sociais, o governador noticiou que nessa madrugada praticamente não choveu no sul do Estado, o que possibilitou que o nível da água baixasse e algumas ruas pudessem retomar a circulação de veículos. O gestor se solidarizou com as famílias enlutadas e com as que perderam seus pertences.

Disse, ainda, que toda a sua equipe de governo está voltada para minorar o sofrimento das vítimas da enchente. "A gente vai se reunir com nossa equipe nas regiões, para continuar colocando as pessoas em locais seguros, em abrigos, mas ao mesmo tempo começar a pensar na recuperação das cidades, das comunidades do interior. Vamos estar com os municípios e as pessoas que moram nele para fazer um trabalho em parceria", disse.
Max Wender/Casa Militar ES

O governador agendou para este domingo uma visita a Mimoso do Sul, Apiacá e Bom Jesus do Norte, mas destacou que pessoas de sua equipe estariam nas outras cidades afetadas. Também em suas redes sociais, Casagrande informou que recebeu um telefonema do presidente Lula (PT), quee, "expressou sua solidariedade a nossa população capixaba e reafirmou o apoio do governo federal para juntos superarmos mais esse desafio".

Nesse sábado (23), Casagrande decretou Situação de Emergência em decorrência das fortes chuvas que atingiram a região sul capixaba desde a noite de sexta-feira (22). O Decreto nº 501-S foi publicado em edição extra do Diário Oficial do Estado. Fica decretada a Situação de Emergência nos municípios de Alegre, Alfredo Chaves, Apiacá, Atílio Vivacqua, Bom Jesus do Norte, Guaçuí, Jerônimo Monteiro, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Muqui, Rio Novo do Sul, São José do Calçado e Vargem Alta.

Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/