Sábado, 27 Abril 2024

Número de mortos em decorrência das enchentes do sul do Estado sobe para 19

enchente_sul_FotoMaxWender_CasaMilitar_ES Max Wender/ Casa Militar ES
O sul do Espírito Santo já registra 7,2 mil desalojados e 19 mortos, conforme consta no primeiro Boletim Extraordinário da Defesa Civil desta segunda-feira (25). O número de desabrigados é 411 e há, ainda, seis desaparecidos. A cidade com o maior número de desalojados é Apiacá, com 4 mil, seguida de Bom Jesus do Norte (3 mil), Vargem Alta (269) e Mimoso do Sul (18), que concentra as seis pessoas desaparecidas e o maior número de mortos, que é 17. Os outros dois óbitos foram em Apiacá.

Cachoeiro de Itapemirim, que na manhã desse domingo (24) tinha 281 desalojados, e Guaçuí, que contabilizava 200, já não aparecem mais no Boletim desta segunda. Apiacá tem 332 desabrigados, sendo o maior índice nesse quesito. Em seguida vem Bom Jesus do Norte (64), Mimoso do Sul (12) e Vargem Alta (3).
Max Wender/Casa Militar ES

De acordo com o Boletim Extraordinário da Defesa Civil, é considerada alta a probabilidade de ocorrência de movimentos de massa no sul devido aos altos acumulados e a previsão meteorológica indicar continuidade de chuva nessas regiões. Por isso, não está descartada a possibilidade de ocorrências de deslizamentos de terra induzidos e em encostas naturais, especialmente em encostas urbanizadas, além de possíveis "quedas de barreira" às margens de rodovias.

É considerada muito alta a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos no sul, com destaque para as bacias dos rios Pomba e Muriaé e as partes baixas das bacias dos rios Itapemirim e Itabapoana. Além disso, considera-se alta a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos com possibilidade de inundação gradual nas bacias dos rios Muriaé e Pomba; e Central Espírito-Santense.

Medidas

Nesse domingo (24), o governador Renato Casagrande anunciou medidas de apoio às famílias e empreendedores dos municípios atingidos pelas enchentes. Uma delas é a liberação do Cartão Reconstrução, no valor de R$ 3 mil, para aquisição de móveis, eletrodomésticos, roupas, alimentos, material de construção ou qualquer item que a família entenda como prioritário.

Com foco nos empreendedores, a gestão estadual vai liberar linhas de financiamento especiais e prorrogar as operações de crédito em curso pelo prazo de seis meses. Serão R$ 50 milhões para subsidiar as operações junto ao Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes) e ao Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), por meio do Fundo de Fortalecimento da Economia Capixaba (Fortec). Além disso, serão abertas novas linhas para o microcrédito, por meio da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes).
Hélio Filho/Secom

O Governo do Estado retomou a ação ES Solidário, em que organiza doações de água mineral, cestas básicas, cobertores, além de kits de limpeza e de higiene pessoal para ajudar as pessoas que enfrentam dificuldades. Os donativos podem ser entregues em Vitória, na Quadra de Esportes da sede do Corpo de Bombeiros Militar, localizada na rua Tenente Mário Francisco de Britto, 100, Enseada do Suá, e em Cachoeiro de Itapemirim, na 1ª Companhia Bombeiros Militar, que fica na Br 393, Km 0, antiga Av. Mardegan, 790, bairro Marbrasa.

As ações foram anunciadas após o governador visitar Mimoso do Sul, onde acompanhou o início do trabalho de limpeza de ruas e atendimento às pessoas afetadas pelas enchentes. Casagrande se reuniu com o prefeito Peter Costa (Republicanos) e visitou o centro de resposta montado pelo Governo do Estado, ao lado do comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Cerqueira. O governador já havia visitado o município no sábado, logo após as fortes chuvas que caíram na região entre a noite de sexta-feira (22) e a madrugada de sábado.
Hélio Filho/Secom

Em seguida, se dirigiu ao município de Apiacá, onde circulou pelas ruas. A visita foi acompanhada pelo prefeito Fabrício Gomes Thebaldi (PP). Logo após, a comitiva oficial se deslocou até a cidade de Bom Jesus do Norte.

Situação de Emergência

Nesse sábado (23), o governador, por meio do Decreto nº 501 – S, decretou Situação de Emergência nos municípios de Alegre, Alfredo Chaves, Apiacá, Atílio Vivacqua, Bom Jesus do Norte, Guaçuí, Jerônimo Monteiro, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Muqui, Rio Novo do Sul, São José do Calçado e Vargem Alta. Também no sábado, o prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Victor Coelho (PSB), assinou um decreto declarando Situação de Emergência no município. De acordo com o gestor, Cachoeiro não foi tão afetada quanto os municípios vizinhos, mas o decreto é necessário para "atuar com mais vigor na recuperação do município".

Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/