Segunda, 03 Junho 2024

Mestre de capoeira

Mestre de capoeira



“A formatura é um momento único e inesquecível na trajetória de um capoeirista. Uma canção é feita especialmente para o formando e entoada por representantes de todas as graduações durante a cerimônia”, explica Mestre Capixaba. O protagonista da festa será o Professor Paçoca, que receberá a corda vermelha no IV Encontro Internacional e Jogos Abertos da Acapoeira, evento que começa nesta quarta-feira (22) em Itaúnas, Conceição da Barra.



Paçoca ou Sandro Felix mora há 20 anos na Áustria, onde ensina a arte da capoeira para aprendizes de diversos lugares da Europa. Nascido em Pernambuco, ele retorna ao Brasil para receber a graduação máxima das mãos do Mestre Capixaba, “o título de Mestre traz muitas responsabilidades. Agora ele deve se preparar para a formatura de seus próprios alunos”, diz.



Mestre Capixaba conta também que Paçoca é muito disciplinado e sempre levou muito a sério a capoeira, tanto que os profissionais que treinam com ele estão entre os melhores da Europa. O Encontro Internacional da Acapoeira irá reunir muitos outros professores e mestres dedicados como Paçoca, interessados em aprimorar suas técnicas e didáticas. 



A previsão é que os cinco dias de evento movimentem aproximadamente 3 mil pessoas, entre admiradores do esporte e profissionais da Europa, da América e do Brasil inteiro, que participarão de cursos, palestras, oficinas e campeonatos. Também haverá batizados e premiações nas categorias Infantil, Não-avançado e Avançado.



Mas o verdadeiro foco do encontro é a celebração da arte e da cultura afro-brasileira. Organizado pelo Mestre Capixaba, o encontro tem se tornado maior a cada ano e sempre trazendo inovações que valorizam a prática da capoeira. “Atualmente eventos de capoeira são sempre para círculos fechados. Quero promover integração entre os mais diferentes grupos”, declara.



Serviço 

O IV Encontro Internacional e Jogos Abertos da Acapoeira começa nesta quarta-feira (22) e se estende até o próximo domingo (26) em Itaúnas, Conceição da Barra.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 03 Junho 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/