Sábado, 27 Abril 2024

Vitória recebe montagem de ópera de Vivaldi inédita na América Latina

opera_trupebarroca_redes_sociais Redes Sociais
Redes Sociais/A Trupe Barroca

A ópera Catone in Utica, com música do compositor italiano Antonio Vivaldi, do século XVIII, será apresentada na Casa da Música Sônia Cabral, no Centro de Vitória, nas próximas segunda e terça-feira (5 e 6), às 19h30. A montagem, inédita na América Latina, ficará a cargo da orquestra capixaba A Trupe Barroca, que desde 2017 se dedica ao trabalho de resgate de música erudita antiga.

A montagem é realizada com recursos de um edital do Fundo de Estado da Cultura (Funcultura), e a entrada é gratuita, mediante inscrição online. Para quem não conseguir ingresso, haverá a possibilidade de se dirigir até o local e entrar na fila por uma vaga. A procura tem sido grande, segundo os produtores, e, quem quiser, também poderá assistir a um ensaio aberto que acontecerá nesta quinta-feira (1º), às 15h, no mesmo local, sem necessidade de inscrição prévia.

Catone in Utica trata de uma mistura de intrigas políticas, conflitos pessoais e a tragédia da guerra no contexto da Roma Antiga. A obra apresenta um conflito fictício que se passa em Útica, no norte da África, entre o senador republicano Catão, o Jovem (Catone), e o imperador romano Júlio César (Cesare). Paralelamente, há duas outras situações conflituosas: o drama da viúva de Pompeu, Emília, que deseja se vingar de César pela morte de seu marido; e o amor de Marzia, filha de Catão, por Júlio César.

Na montagem do grupo capixaba, a encenação é contextualizada para o Brasil da primeira metade do século XX, desde meados da crise do café de 1929 e da Revolução de 30, que alçou Getúlio Vargas à Presidência da República, até 1954, ano em que o político gaúcho se matou.

"Quando a gente vê a história, logo associa com o contexto do Brasil daquela época. Os nomes das personagens continuarão os mesmos e o idioma da ópera é o italiano, mas haverá prólogos de contextualização", explica o diretor artístico de A Trupe Barroca, Washington Sielemann.

Redes Sociais/A Trupe Barroca

O primeiro ato também será substituído por um prólogo de contextualização. Isso porque o libreto original da ópera é de 1727, escrito por Pietro Metastasio, mas só restaram o segundo e o terceiro atos da música original de Vivaldi. Recentemente, o primeiro ato foi reconstruído por outro compositor. "Optamos por colocar um ator, caracterizado como jornaleiro, para situar o público sobre o que aconteceu no primeiro ato", afirma Washington.

No elenco da ópera, estão três artistas do Espírito Santo: Lorena Espina (mezzo-soprano) interpretando Emilia; Michelle Magnago (mezzo-soprano), como Marzia; e Lorena Pires (soprano), como Arbace. A elas se juntarão três intérpretes de fora do Estado: Rafael Ribeiro (tenor), no papel de Catone; Sávio Fàschét (contratenor), como Cesare; e Calebe Faria (barítono), no papel de Fulvio. A regência da orquestra será do maestro Sérgio Dias.

"Há uma combinação de intérpretes veteranos e jovens. Na época de Vivaldi, as composições eram feitas com muitas 'áreas de bravura', momentos em que a capacidade técnica vocal é exigida ao máximo, tornando muito difícil executar a obra", comenta Washington.

A Trupe Barroca também já montou outras duas óperas: Dido e Eneas, de Henry Purcell; e Livietta e Tracollo, de Giovanni Battista Pergolesi. Fundado em 1998, com o nome "Vitória Ensamble", o grupo assumiu a nomeação atual e decidiu se dedicar exclusivamente ao repertório dos séculos XVII e XVIII, utilizando-se de instrumentos históricos ou cópias deles.

"Especificamente de óperas barrocas, há poucas montagens no Brasil, muito menos no Espírito Santo. Além da exigência vocal, elas costumam tratar de temáticas relacionadas a Grécia e Roma antigas, o que sempre exige adaptações para torná-las mais contemporâneas. Atualmente, estamos em uma retomada dessas obras, que têm sido muito buscadas por artistas que querem se propor a novos desafios", afirma Washington.

SERVIÇO

A Trupe Barroca apresenta a ópera Catone in Utica, de Antonio Vivaldi
Quando: 5/2 e 6/02, 19h30 (ensaio aberto em 1/2, às 15h)
Local: Casa da Música Sônia Cabral (Rua São Gonçalo, Centro, Vitória).
Entrada: Gratuita, mediante inscrição no link: https://bit.ly/CatoneinUtica

Classificação indicativa: 13 anos

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/