Terça, 07 Mai 2024

Empresário português é eleito presidente da Findes por unanimidade

findes Findes

O empresário do ramo da construção pesada Paulo Baraona presidirá a Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes) pelos próximos quatro anos (2024-2028). Eleito por unanimidade nessa quinta-feira (25), ele tomará posse no dia 30 de julho, selando a aliança entre grupos que, até o início deste ano, apresentavam divisões. O presidente eleito é atualmente primeiro vice-presidente da entidade representativa da indústria.

A atual presidente, Cris Samorini, e o ex-presidente Léo de Castro conduziram o processo, tirando da disputa o também ex-presidente Marcos Guerra. Samorini encerra seu mandato filiada ao PP e poderá ser vice na chapa de reeleição do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos). Ela disputa a indicação com o presidente da Câmara da Capital, Leandro Piquet, do mesmo partido.

Na eleição foram definidos, também, os cargos de 1º vice-presidente, vice-presidente administrativo, vice-presidente financeiro, conselheiros vice-presidentes, membros do conselho fiscal e delegados representantes na Confederação Nacional da Indústria (CNI), tanto titulares quanto suplentes, além dos conselheiros independentes.

Paulo Baraona é português de nascimento, formado em construção civil em Lisboa. Ele é sócio fundador da Cinco Estrelas Construtora, que atua no mercado capixaba desde 1986. Já foi presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Espírito Santo (Sinduscon), entre 2016 e 2022 e atuou na organização e fundação da Câmara Portuguesa de Negócios do Espírito Santo, sendo o seu primeiro presidente.

Em novembro de 2023, Marcos Guerra e Leonardo de Castro, o Léo, dois ex-presidentes da Findes, começaram a se articular para as eleições da entidade. As conversas incluíam, além de Paulo Baraona, o empresário do setor de rochas do sul no Estado, Tales Pena Machado, cogitado neste mês para ser pré-candidato a prefeito de Cachoeiro pelo PP.

A eleição de Baraona mantêm a influência na entidade do ex-presidente Léo de Castro, que segue a trajetória do seu pai, o ex-presidente Sérgio Rogério de Castro, falecido em 31 de outubro de 2023. Ele exerceu forte influência no meio empresarial por conta de sua extensa folha de serviços prestados. Presidente do Sindicato das Indústrias Gráficas do Estado (Siges), Cris foi eleita com o apoio desse grupo, responsável pelo eleição, à unanimidade, de Baraona.

Veja mais notícias sobre Economia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 07 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/