Sábado, 27 Abril 2024

Serenata Italiana lembra as tradições em Venda Nova do Imigrante

Serenata Italiana lembra as tradições em Venda Nova do Imigrante

Neste sábado (21), a partir das 19h, moradores do município de Venda Nova do Imigrante, região serrana do Estado, realizam a Serenata Italiana, um evento que ajuda a lembrar das tradições trazidas por imigrantes, que permanecem vivas no local.


A iniciativa, que está na décima sexta edição, foi criada por um grupo de amigos buscando valorizar as canções tradicionais em italiano que se canta desde os tempos dos nonni (avós, em italiano). Saindo de quatro localidades que formaram algumas das primeiras comunidades imigrantes do local, Tapera, Providência, Bananeiras e Lavrinhas, grupos peregrinam pelas ruas cantando as canções acompanhados de carrinhos com fogões apelidados de Polentas Móveis, que preparam comidas típicas como polenta, queijo, socol e linguiça, além de um vinho para acompanhar. O trânsito de automóveis fica impedido, exceto para os fogões móveis e tratores que carregam os grupos ou foliões.


Os fogões costumam ser democráticos e é possível levar o próprio alimento. Entre as recomendações para os foliões estão: levar apenas alimentos fatiados, evitando objetos cortantes e perfurantes e depositar garrafas de vidro nos postos de recolhimento. Menores de idade devem estar acompanhados de pais ou responsáveis e são proibidos os carros de som que não tenham credencial.


A travessia dura três horas e mobiliza milhares de pessoas. Perto das 22h, os quatro grupos já reunidos ingressam ao ginásio Polentão, onde se cobra uma entrada de R$ 5 e a festa continua noite adentro com apresentações culturais.


O aquecimento para a Serenata Italiana começa na noite desta sexta-feira, quando acontece o emplacamento dos Polentas Móveis que participam este ano. A cerimônia começa às 18h e terá moda de viola e cantarola italiana, no Ponto de Informações Turísticas próximo à rodoviária do município.


AGENDA CULTURAL

Serenata Italiana em Venda Nova do Imigrante

Quando: Sábado, 21 de junho, 19h

Onde: Saída das comunidades de Tapera (Sítio Lourenção), Providência (em frente à Secretaria de Agricultura), Bananeiras (perto do trevo, na altura da revendedora Fiat) e Lavrinhas (no trevo que dá acesso às granjas Dom Bosco e Calto).

 

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/