Sábado, 27 Abril 2024

Tombo eleitoral

gilsondaniel_2_lissadepaula_ales Lissa de Paula/Ales
Lissa de Paula/Ales

As conversas dos bastidores políticos que ganharam força nas últimas semanas, dando conta das investidas em cima do prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, para se filiar ao PP, caso se efetivem, deixarão o Podemos de mãos abanando no município, depois de contar com dois candidatos fortes para as eleições majoritárias de outubro. O próprio prefeito, que disputará a reeleição, e o ex-secretário estadual de Segurança Pública, coronel Alexandre Ramalho, agora filiado ao PL. A situação, como se sabe, forçou a saída de Ramalho da legenda, após não se atrair pelos planos da Nacional de erguer um palanque em Vitória. A prioridade em Vila Velha era Arnaldinho, e ainda é, mas os novos rumos registrados nem de longe pareciam fazer parte do enredo. O PP capixaba, hoje, está com bala na agulha para as negociações com o prefeito, que terá uma disputa dura pela frente. Ou seja, tudo pode acontecer! O cenário, desde já, coloca um abacaxi gigante no colo do presidente estadual do Podemos, deputado federal Gilson Daniel, para ser descascado. Ao invés da meta inicial de três palanques na estratégica região metropolitana, o Podemos e Gilson poderão ficar somente com Viana, onde seu pupilo, Wanderson Bueno, deverá se manter no cargo. Já pensou, que derrocada?!

Relações
O Podemos, vale lembrar, é uma das principais pernas da base do governador Renato Casagrande (PSB), que está com Arnaldinho Borgo. O PP também é da base, mas ensaia voo próprio, com foco em 2026, quando estará em jogo a sucessão ao Palácio Anchieta.

Arnaldinho x Ramalho
Mas se não conseguir convencer o prefeito de Vila Velha, para onde vai o PP? O ex-prefeito Neucimar Fraga está fora do circuito, dedicando-se apenas às articulações. Restará decidir, então, por um dos dois candidatos da polarização já iniciada na cidade.

Arnaldinho x Ramalho II
Há pouco tempo, o partido estava inserido na trinca com o Republicanos e o PL, mas depois que Ramalho optou pela legenda do senador Magno Malta – e não de Erick Musso -, a aliança não deu sinais de evolução. Até porque, o PP mira agora no prefeito. Nos dois casos, vão pesar os trâmites que envolvem a vaga de vice e afins.

Vitrine
Por falar no coronel, ele aproveitou a viagem a Brasília, onde recebeu o "batismo" de Jair Bolsonaro", para acompanhar a votação do projeto que proíbe a saidinha de presos, na noite dessa quarta-feira (20). Como não poderia deixar de ser, gravou vários vídeos ao lado de bolsonaristas e tratou a medida como uma "luta de muito tempo" - incluindo-se nela -, além de apontar o benefício como "pouca vergonha" e chamar os presos de "vagabundos".

Reincidente
Um dos correligionários presentes nos vídeos é Gilvan da Federal, que acaba de sofrer outra denúncia, desta vez, da bancada da federação Psol-Rede Sustentabilidade na Câmara dos Deputados. Os parlamentares acionaram o Ministério Público Federal (MPf) nesta quarta, após Gilvan ter atacado verbalmente Talíria Petrone (Psol-RJ).

Reincidente II
O fato aconteceu durante audiência na Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial. O deputado afirmou: "Aqui a gente não defende bandido, não. Bandido bom é bandido morto", e mencionou, fora do microfone, o nome da vereadora Marielle Franco, assassinada em 2018 na cidade do Rio de Janeiro – crime até hoje impune!

Reincidente III
Talíria reagiu, dizendo "lave a boca para falar de Marielle", e os dois discutiram, até que Gilvan a acusou de "ter relações com facções criminosas" e "ligações com o Comando Vermelho". A Federação aponta que o deputado "ofendeu a honra objetiva" e infringiu o Regimento Interno e os código Penal e Eleitoral.

Prévia
Em Colatina, o ex-deputado Renzo Vasconcelos (PSD), candidato à prefeitura, gravou vídeo nas redes sociais, dizendo que tem enfrentado "perseguições e ataques difamatórios". Ele cita "perfis atacados por robôs pagos para prejudicar minha imagem" e informa que tomou medidas judiciais. Renzo vai disputar contra o atual prefeito, Guerino Balestrassi (Podemos), de quem já foi aliado.

Nas redes
"(...) Após anos, mesmo com avanços legislativos, o racismo persiste em nossa sociedade. Os casos de discriminação no Brasil cresceram 31% entre 2018 e 2022. O racismo violenta e mata! Mais de 75% das vítimas de homicídio no País são pessoas negras, sendo que a maioria dessas são homens negros jovens entre 12 e 29 anos (...)". Camila Valadão, deputada estadual pelo Psol, para marcar o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial.

FALE COM A COLUNA:

Agora sim, 'batizado'

Com pose para foto ao lado de Bolsonaro, Ramalho oficializa entrada no PL para disputar Prefeitura de Vila Velha
https://www.seculodiario.com.br/socioeconomicas/agora-sim-batizado

Veja mais notícias sobre Socioeconômicas.

Veja também:

 

Comentários: 1

Rômulo Coelho em Sexta, 22 Março 2024 11:45

Nas redes
"(...) Após anos, mesmo com avanços legislativos, o racismo persiste em nossa sociedade. Os casos de discriminação no Brasil cresceram 31% entre 2018 e 2022. O racismo violenta e mata! Mais de 75% das vítimas de homicídio no País são pessoas negras, sendo que a maioria dessas são homens negros jovens entre 12 e 29 anos (...)". Camila Valadão, deputada estadual pelo Psol, para marcar o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial.

Discurso velho... igual as mídias, também velhas... Não cola mais...

Nas redes "(...) Após anos, mesmo com avanços legislativos, o racismo persiste em nossa sociedade. Os casos de discriminação no Brasil cresceram 31% entre 2018 e 2022. O racismo violenta e mata! Mais de 75% das vítimas de homicídio no País são pessoas negras, sendo que a maioria dessas são homens negros jovens entre 12 e 29 anos (...)". Camila Valadão, deputada estadual pelo Psol, para marcar o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial. Discurso velho... igual as mídias, também velhas... Não cola mais...
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/