Sábado, 27 Abril 2024

Slam Interescolar Capixaba terá participação recorde em 2019

Slam Interescolar Capixaba terá participação recorde em 2019

Jovens ávidos por leitura nas escolas, buscando palavras, rimas, poesias. O ano é 2019. Será real? Sim! Um dos fenômenos que têm impulsionado isso são os slams, campeonatos de poesia falada que vem acontecendo pelo mundo e também no Espírito Santo. O estado já possui o Slam Interescolar Capixaba, que neste sábado, a partir das 14h, realiza sua segunda edição na Biblioteca Pública Municipal, em Vitória.


Para este ano, já está confirmada a participação de representantes de 22 escolas, 10 a mais do que no ano passado. Mas a expectativa da organização é que o número suba para 25 até sexta-feira, quando se encerram as inscrições para o evento. Se enfrentam na batalha poética jovens que possuem em sua maioria entre 14 e 18 anos, estudantes de Ensino Fundamental e Médio, de escolas das cidades da Grande Vitória, incluindo Fundão, Guarapari e Viana, e também de municípios do interior do estado, como Iúna, Colatina, Linhares e Ibiraçu. Independentemente da série ou da idade, todos competem junto. Quem ficar em primeiro lugar ganha vaga para o Slam Interescolar Nacional, que acontece dia 8 de novembro em São Paulo.


Para eleger seu representante no estadual, cada colégio capixaba teve que realizar ao menos um slam interno durante o ano, que serve como seletiva. Cada estudante deve trazer três poesias autorais com duração mínima de três minutos para serem recitadas nas finais do Interescolar, quando são avaliadas por um júri. "A qualidade dos poetas capixabas que participam da competição é altíssima, há um potencial enorme", diz Jhon Conceito, com o conhecimento de quem já participou de slams em diversos estados do país e coordena o Slam Interescolar Capixaba e o Slam ES, campeonato mais importante do Estado.



Foto: Facebook


A participação nos eventos nacionais corrobora a afirmação: Júlia Ramos e Ian Mendes, representantes do estado nos Slam Interescolar Nacional foram finalistas e chegaram perto do título. Júlia voltou com o vice-campeonato. Jhon observa o crescimento exponencial da prática dessa modalidade de competição poética no estado.


No dia 14 de setembro, o Slam Botocudos, pioneiro no Espírito Santo, realiza edição especial de quatro anos. Nesse pouco tempo, os campeonatos se expandiram por várias cidades. Na primeira edição nacional do Interescolar, em 2017, apenas uma escola capixaba realizou slam interno e sua campeã, Júlia, foi enviada para representar o estado. Dois anos depois, são mais de 20 escolas, cada uma com um número multiplicável de poetas e poetisas que participaram das seletivas.


"Quem fala que nossos jovens estão perdidos é porque não conhecesse esse tipo de espaço, que nos revigora. A gente vai num evento interescolar e vê vários jovens indo não só assistir e conhecer o slam, mas também declamar seus poemas", considera Jhon Conceito.


Ian Mendes, que atende pela alcunha de Ira e já venceu também o Slam ES, sintetiza a transformação que a poesia pode trazer na vida de um jovem estudante: "Eu me tornei outra pessoa depois da poesia. Ela me fez abrir os olhos pra muita coisa e agora sinto que sou uma pessoa muito melhor. Comecei a estudar mais do que antes e, toda vez que subo no palco pra recitar, é como se eu encontrasse meu outro eu, a parte que faltava em mim", disse em entrevista.



 


AGENDA CULTURAL


Final do Slam Interescolar Capixaba


Quando: Sábado (31/08), 14 às 19h


Onde: Biblioteca Pública do Espírito Santo - Avenida João Baptista Parra, 165, Enseada do Suá

Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/