Sábado, 27 Abril 2024

Jovens mostram resultados de oficinas e debatem direitos em Terra Vermelha

crj_terra_vermelha_divulgacao_1 Divulgação/SEDH
Divulgação

Desde 2022, quando tiveram início as atividades do Centro de Referência das Juventudes (CRJ) Terra Vermelha, em Vila Velha, Fábio de Souza Rodrigues, de 18 anos, já passou por diversos cursos e oficinas no espaço. Isso inclui capoeira, axé dance, dança do ventre, barbearia ("Cabelim na Régua"), violão, canto e skate. Nesta quarta-feira (31) Fábio será um dos jovens que participará da V Mostra Cultural do espaço, que acontecerá a partir das 17h, com o tema "Nossos Direitos".

Além de todos os cursos que Fábio teve a oportunidade de fazer, também serão mostrados os resultados das oficinas de dança vogue, futebol, tranças ("Nóis" de Trança) e da horta comunitária (Mãos na Terra), além do documentário "Juventude Viva", produzido por jovens da região de Terra Vermelha, que será lançado na ocasião. Também será um momento para falar sobre os direitos das juventudes.

"Além de experiência, a gente ganha em vivência. Na minha comunidade existiam algumas oficinas de esportes antes, mas sempre começavam e paravam. Ainda falta muita coisa, mas o CRJ já ajuda bastante, não só em questão de aprendizado, mas também de acolhimento de jovens que estão em situação de mais vulnerabilidade", relata Fábio, que atua no coletivo de skate R5.

Em sua participação, Fábio apresentará o capítulo "Do Direito à Cidadania, à Participação Social, Política e à Representação Juvenil", que faz parte da 4ª Conferência Nacional de Juventude, realizada no fim de 2023. Ele e outros jovens do CRJ Terra Vermelha participaram das etapas municipal e estadual do evento.

Divulgação

Documentário

O documentário "Juventude Viva", que será lançado na ocasião, foi produzido por Thiago Souza. A obra apresenta depoimentos de jovens de Terra Vermelha, bem como de representantes da equipe do CRJ, da Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH) e do Instituto de Desenvolvimento Social Bem Brasil, responsável pela gestão do espaço.

O objetivo do curta-metragem é destacar a importância do CRJ, implementado por meio do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, da SEDH, o que fica destacado nas falas de frequentadores, articuladores e educadores sociais que atuam no espaço.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/