Sábado, 27 Abril 2024

​Prefeitura de Vitória apresenta plano de dispersão e regras para os blocos

blocos_leonardo_sa-3263 Leonardo Sá

A gestão do prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos) divulgou, nesta terça-feira (30), o plano de dispersão dos blocos do Centro de Vitória e regras para seus desfiles, já que o Blocão (Liga dos Blocos do Centro de Vitória) havia questionado vários pontos do decreto 23.180/2023, que "disciplina os desfiles de blocos de rua no Município de Vitória e constitui a Comissão dos Desfiles de Blocos de Rua".

Um deles, recorda o vereador André Moreira (Psol), é ter colocado o horário de início dos blocos às 11h, impedindo, portanto, os blocos matutinos de irem às ruas. Agora, o começo será às 8h. Outro questionamento feito foi em relação à proibição de blocos fora dos quatro dias de Carnaval, que este ano serão de 10 a 13 de fevereiro. Isso impossibilitaria o Esquerda Festiva e o Prakabá, por exemplo, que desfilam no final de semana após o Carnaval oficial, de fazer a alegria dos foliões. Entretanto, a PMV voltou atrás e blocos fora desse período poderão desfilar, mas à noite.

Além disso, serão disponibilizados pontos de hidratação devido ao calor, conforme solicitado pelo mandato de André Moreira, que aponta, ainda, uma outra vitória importante dos blocos, que foi a não responsabilização deles por ações que cabem à Prefeitura, como limpeza urbana e segurança pública.

A apresentação de um plano de dispersão foi anunciada em reunião na última quarta-feira (24), na sede da Prefeitura Municipal de Vitória (PMV), da qual participaram representantes da PMV, do Blocão, Ministério Público do Espírito Santo (MPES), Polícia Militar (PM), Guarda Municipal, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação de Moradores do Centro (Amacentro), além dos vereadores André Moreira (Psol), Karla Coser (PT) e Duda Brasil (União) e representantes dos mandatos das deputadas estaduais Camila Valadão (Psol) e Iriny Lopes (PT).

A promessa era de que seria apresentado nessa segunda-feira (29), mas houve atraso de um dia. O plano foi chamado de Circuito da Folia, que vai puxar os blocos até o Sambão do Povo. Será realizado no domingo (11) e na segunda (12), às 19h, com concentração na Praça Oito, seguindo pela Avenida Getúlio Vargas para acessar a Avenida República, passando pelo Museu Capixaba do Negro Verônica da Pas (Mucane).

O trio vai seguir pela Avenida Cleto Nunes, em frente ao Parque Moscoso. O bloco entrará na Avenida Marcos de Azevedo, do Hospital Santa Casa, até chegar à Rua Pedro Nolasco, indo rumo ao Sambão do Povo. No primeiro dia de Circuito da Folia a atração será Emerson Xumbrega, puxará o trio até o Sambão do Povo, onde haverá apresentarão de Kleber Simpatia e André Lélys. Na segunda, quem puxa o trio é a cantora de axé Andrea Nery. No Sambão, os shows serão dos grupos Pele Morena e Regional da Nair.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/