Sexta, 26 Abril 2024

A herança de PH

A herança de PH

O resultado da eleição presidencial neste domingo (28), inevitavelmente, terá influência na vida política do Espírito Santo, sobretudo, por existir um vazio político com a queda do atual governador Paulo Hartung. 


A meu ver, PH é fatalmente irrecuperável para o futuro político do Estado. Vive hoje na dependência do prefeito da Serra, Audifax Barcelos (Rede), para conseguir um espaço no partido dele. 


Assim, para o futuro, vejo duas situações que se delineiam: com a vitória eleitoral de Jair Bolsonaro (PSL), quem vai ocupar este espaço deixado por Hartung na hierarquia do futuro, isto é, logo abaixo governador eleito, Renato Casagrande (PSB), é Carlos Manato (PSL), que além de ser aliado de primeira hora de Bolsonaro, tem o cacife de ter chegado em segundo lugar na eleição ao governo.


Merece, aqui, um aprofundamento em relação ao Carlos Manato: inteligentemente, ele elegeu para substituí-lo na Câmara dos Deputados, a própria mulher, Soraya Manato (PSL), que ao contrário do que possa parecer, não é uma pessoa despolitizada. Além de médica, dizem que competente, é uma companheira inseparável do marido nos processos eleitorais. Conhece todo o seu eleitorado, tem intimidade com ele, e foi fácil conquistar este mandato.


O sucesso eleitoral de Manato, então, tem duas vertentes: elegeu a mulher e, neste momento, representa no Estado a presença de Bolsonaro. Tudo isto o elevou do andar de baixo da política capixaba para o andar de cima e, ao atingir esse patamar, passou a chutar a canela de muita gente por aí, geralmente chutes mal dados, mas nada que o divorcie de Bolsonaro,  muito pelo contrário.


Este resultado de Manato é travestido de sucesso, principalmente pelo fato de que o outro homem de Bolsonaro no Estado se deu muito mal na sua busca à reeleição ao Senado. Magno Malta não conseguiu um novo mandato, apesar de ter usado e abusado do nome de Bolsonaro na sua campanha.


Fecho o presente comentário voltando a citar PH, que entregou fácil, fácil, a rapadura a Casagrande, já que também entregou às feras figuras importantes do seu grupo político, como o deputado federal em fim de mandato, Lelo Coimbra (MDB), que apesar de ter tido uma ótima votação, não se reelegeu, pois o seu partido não fez coligação por obra e arte dos desejos de PH. 


Além de desistir da reeleição em cima da hora, Hartung se concentrou em pegar o helicóptero e sair por aí com o deputado estadual Erick Musso (PRB), atual presidente da Assembleia Legislativa, com o objetivo claro de ter a Casa em seu poder.


Logo Erick que elegeu-se com muita dificuldade e, neste momento, já faz novo caminho para seu futuro político, que é passar para o lado do governador eleito. PH só chutou para fora do gol e deu no que deu...

Veja mais notícias sobre Socioeconômicas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/