Sexta, 26 Abril 2024

Feriado também é dia de ir ao teatro!

Feriado também é dia de ir ao teatro!

A formação de público é um grande desafio para o teatro, uma arte ainda pouco frequentada pelos capixabas. Buscando melhorar essa relação, surgiu o Projeto Feriado Também é Dia de Teatro. Antes das peças gratuitas realizadas nos feriados por diversas companhias capixabas, os espectadores têm a oportunidade de participar de um workshop para aprender sobre as técnicas e linguagens dos espetáculos.


Depois de receber obras das companhias Folgazões , Grupo Anônimos e Gota, Pó e Poeira, neste domingo (12), em razão do Dias dos Pais, será apresentado o espetáculo Ópera Pobre, da Cia Teatro Urgente, no Teatro Municipal de Vila Velha. Com cenas inspiradas na Ópera dos Três Vinténs, de Bertold Brecht, a obra, repleta de música, humor e crítica social, se passa em um cabaré em que os artistas cantam a miséria, corrupção e hipocrisia social.



Foto: Jussara Martins


Como é de praxe no projeto, as atividades começam às 16h30 com uma oficina, em que até 20 participantes podem realizar atividades e interagir com a companhia que apresenta o espetáculo do dia. “A proposta é que tenham um acolhimento mais intenso do que apenas ver a peça e ir embora. Ali podem bater um papo, aprender técnicas, se aproximar dos artistas”.


A participação nas oficinas é sempre gratuita, mediante inscrição prévia, e os participantes recebem apoio para o transporte. Depois da oficina, é servida uma canjica para os participantes antes de poderem visualizar o espetáculo da noite, que também é gratuito e aberto ao público em geral, sem necessidade de inscrição prévia.



Foto: Jussara Martins


Vinda de São Paulo há cinco anos, Rejane Arruda, coordenadora do projeto, entende que é preciso familiarizar muitas pessoas com a linguagem do teatro. “O teatro é uma atividade que não está no cotidiano de muitas pessoas. Temos que construir uma relação delas com o teatro”.


Depois da apresentação do Dia dos Pais, o projeto apoiado promoverá duas peças no dia 7 de setembro, feriado de Proclamação da República, e uma maratona de quatro apresentações no feriado de Nossa Senhora de Aparecida, dias, 12, 13, 14 e 15 de outubro. Mais informações podem ser obtidas no site do projeto, https://ciapoeticas.wixsite.com/feriadonoteatro.


AGENDA CULTURAL

Oficina de teatro com a Cia Teatro Urgente + Peça Ópera Pobre

Quando: Domingo, 12 de agosto - Oficina às 16h30 e peça às 19h

Onde: Teatro Municipal de Vila Velha - Praça Duque de Caxias - Vila Velha/ES


PRÓXIMAS EDIÇÕES DO PROJETO

 

7 de setembro 

19h: Filhos do Passado

19h40: Love Fair

Teatro Municipal de Vila Velha - Vila Velha

 

12 de outubro 

16h: Peter Pan

Teatro Municipal de Vila Velha - Vila Velha

 

13 de outubro 

16h: A menina que queria ser estrela

Teatro Municipal de Vila Velha - Vila Velha

 

14 de outubro 

16h: Por que Joana?

Teatro Municipal de Vila Velha - Vila Velha

 

15 de outubro

16h: Alice Uma Quase Ópera Punk-Rock Contemporânea

Teatro Municipal de Vila Velha - Vila Velha.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/