Sexta, 26 Abril 2024

Festival Lula Livre em Vitória tem mais de 30 atrações confirmadas

Festival Lula Livre em Vitória tem mais de 30 atrações confirmadas

Atrações confirmadas para o Festival Lula Live


Marcado para o sábado dia 5 de outubro, o Festival Lula Livre em Vitória já tem confirmada mais de 30 atrações que se apresentam gratuitamente em 13 horas de programação, das 10h às 23h na Praça Costa Pereira. Entre elas estão: Suely Bispo, Renato Casanova, Juliano Rabujah, Carlos Papel (foto), Jonathan Silva, Fabíola Santos, The Windows, Stones Cover, Dora Dalvi, Sandrera, MC Adikto, Yuri Guijansque, Fábio do Carmo, Jamilda Bento, Bloco Afro Kizomba, Clube do Vinil, Grupo Z, Cia de Dança Andora, Motumbaxé. 


Vera Fischer brilha em homenagem


A atriz Vera Fischer foi homenageada na última quinta-feira (26) no Festival de Cinema de Vitória. Simpática, extrovertida e elegante, agradeceu imensamente ao público capixaba, que pode assistir em primeira mão um teaser de seu próximo longa-metragem, "Quase Alguém", na qual promete apresentar uma das personagens mais densas que já interpretou. Na sexta-feira, a homenageada foi a escritora e professora de Cinema capixaba Bernadette Lyra. Ambas também tiveram publicados cadernos contando suas trajetórias na vida e no cinema. O Festival de Cinema de Vitória segue com ampla programação até domingo, quando será feita premiação dos melhores filmes. Confira.


Viradão anima final de semana


Parte da programação do Festival de Cinema de Vitória acontece dentro do Viradão Vitória, que terá 26 horas de atividades culturais a partir das 18h deste sábado (28). Baiana System, Liniker, Duda Beats, Dead Fish e Trio Virgulino são os convidados especiais. Mais tem muito mais atrações em diversas linguagens artísticas. 



Final dos slams capixabas


Outro evento importante do fim de semana é o Slam ES, principal competição capixaba de poesia falada , que reúne os campeões dos sete slams em atividade do Estado. Será às 18h na Praça de Coqueiral de Itaparica, em Vila Velha. Quem vencer vai representar o Espírito Santo no Slam BR, competição nacional.


Outdoors contra tombamento em Santa Teresa


Uma foto de Vanessa Fadini, publicada por Genildo Coelho nas redes sociais, mostra um outdoor em Santa Teresa que traz fotos de prédios históricos em outros municípios do estado, dizendo "Contra o tombamento". Nos últimos dias aconteceram até protestos nesse sentido na cidade. O tombamento do Sítio Histórico de Santa Teresa foi aprovado pelo Conselho Estadual de Cultura (CEC) em março deste ano, tendo contado com apoio de lideranças políticas e comunitárias. Porém, parte da população se opõe à medida por dificultar qualquer tipo de reforma nos imóveis da região tombada, que necessitariam de aprovação prévia do CEC. Defensor das políticas de preservação do patrimônio, Genildo questiona: "Onde será que o Estado está errando? Como escrever uma nova história a partir deste fato?"


Nova Venécia terá fundo municipal de cultura


Foi aprovado pela Câmara de Vereadores de Nova Venécia a criação do Fundo Municipal de Cultura, que deve entrar no orçamento anual do município a partir do ano que vem, tornando o município o primeiro no norte do Estado a ter um fundo cultural municipal. O decreto que deu origem ao fundo contou com participação da sociedade civil e foi elaborado em parceria entre a administração municipal e o Escritório Avançado da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) na região Norte.


Enquanto isso…


A Prefeitura de Vitória trabalhava com a possibilidade de lançar o edital da nova Lei Rubem Braga ainda no final de setembro ou no máximo no início de outubro. O projeto está pronto, mas falta resolver questões burocráticas. A expectativa menos otimista estima que até o fim do ano ele será lançado. Em Vila Velha, o Conselho Municipal de Cultura e administração municipal também se articulam para lançar edital do fundo já aprovado. 


Sarauzinho afro


Em outubro, o Sarau Palmarino, evento cultural do movimento negro que ocorre mensalmente no Bar da Zilda, no Centro de Vitória, vai se deslocar para o Parque Moscoso, onde acontece uma edição mais que especial em homenagem às crianças. Será o 1° Sarauzinho Palmarino, que na manhã do dia 5 de outubro terá música, brincadeiras, contação de história e outras atividades centradas na infância das crianças negras. A homenagem do mês será para Zacimba Gaba, princesa africana que foi escravizada e no norte do Espírito Santo liderou uma revolta de negros contra o sistema colonial. Mais informações


Afro Kizomba volta aos ensaios


Falando em cultura negra, o Bloco Afro Kizomba já começou os preparativos para o carnaval. Quem se interessar em participar como ritmistas deve comparecer nas oficinas semanais comandadas pelo Mestre Tião, que acontecem às quintas-feiras, às 19h30, na Praça do Sesc, próximo ao Parque Moscoso. Mais informações

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/