Sexta, 26 Abril 2024

Marcos do Val deixa o Cidadania e evita articulações do grupo de Hartung

Marcos do Val deixa o Cidadania e evita articulações do grupo de Hartung

Como havia prometido em julho passado, o senador Marcos do Val confirmou que não fica no mesmo barco que o ex-governador Paulo Hartung (sem partido). Nesta terça-feira (13), ele comunicou, em nota, que deixa o Cidadania, um dia antes de um "grande evento" anunciado pelo partido no Estado, com palestra e debate do apresentador de TV Luciano Huck e presença garantida do ex-governador. 


O evento terá mediação de Tayana Dantas, que se filiou ao Cidadania no último dia 30, quando foi lançada pré-candidata à Prefeitura de Vila Velha. Ela conta com o apoio de duas das maiores lideranças do partido, o deputado estadual Fabrício Gandini, presidente da Executiva no Espírito Santo, e o prefeito de Vitória, Luciano Rezende, atualmente acenando para Hartung, seu antigo desafeto político. 


Na nota, o senador informa que deixa "os quadros do Cidadania, partido pelo qual foi eleito senador pelo Espírito Santos no último pleito, com recursos próprios e sem se utilizar do Fundo Partidário. Ele é grato pela acolhida que teve no partido, onde sempre foi tratado de forma respeitosa, e explica que segue mantendo boas relações com suas lideranças nacionais e estaduais”.



Acrescenta que, “a convite do senador Álvaro Dias, passará a integrar o Podemos, partido com o qual também se identifica politicamente e onde espera seguir priorizando, acima de tudo, os interesses maiores do país”. Com sua filiação, o partido passa a ter, junto com Rose de Freitas, dois senadores no Estado.


Marcos do Val é alinhado com o governador Renato Casagrande (PSB), que também é articulado com Gandini e Rezende. Caso se concretize a aproximação entre os dois e Paulo Hartung, essa parceria corre risco e altera a correlação de forças na disputa em Vitória, onde Gandini é candidato. 


A ligação do ex-governador e Tayana Dantas, que é filha do dono da Universidade de Vila Velha (UVV), envolve articulações visando lançá-la à disputa pela prefeitura de Vila Velha, com a chancela movimento RenovaBr, uma das instituições que difundem no país a  candidatura de Luciano Huck  à Presidência República em 2022, sinalizando Hartung como vice. 



O alinhamento de Tayana Dantas, estreante na política eleitoral, com Paulo Hartung marca a reentrada do ex-governador em articulações políticas fora dos bastidores, depois de sua desistência à reeleição em 2018, temendo ser derrotado pelo atual governador. Em companhia de Luciano Huck, ele participará do evento nesta quarta-feira (14), no Centro de Convenções, em Vitória. 


Huck fará palestra sobre "O Futuro do Brasil", seguida de debate. O "casamento eleitoral" com Hartung teria o apoio do sistema financeiro e de grandes corporações empresariais, de acordo com bastidores dos meios políticos e movimentações nacionais do ex-governador, marcados por posicionamentos de livres comércio e mercado e redução do Estado, com elevado índices de privatizações. 

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/