Sexta, 26 Abril 2024

Moradores de Aracruz se mobilizam contra aumento da passagem de ônibus

Moradores de Aracruz se mobilizam contra aumento da passagem de ônibus

Fotos: Divulgação/ Movimento Nossa Aracruz


Um aumentos no valor da tarifa de ônibus em janeiro do ano passado em Aracruz desencadeou uma série de manifestações questionando a qualidade e valores do transporte público municipal, levantados sobretudo pelo movimento Nossa Aracruz, fruto da articulação de pessoas e grupos sociais e comunitários. Agora, a população volta a se mobilizar diante da possibilidade de um novo aumento na próxima quarta-feira (22), às 15h, quando acontece a reunião do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte de Aracruz (Comtrat).


O chamado do movimento é jovens, estudantes e trabalhadores cansados "dos preços abusivos e das péssimas condições dos ônibus", que no município são controlados por duas empresas, a Expresso Aracruz e a Cordial. A mobilização acontecerá no local da reunião, a Secretaria de Transportes e Serviços Urbanos (Setrans), que fica na sede de Aracruz, na Av. Castelo Branco, nº 476.


O Nossa Aracruz calcula que o valor da passagem em Aracruz pode consumir até 43% da renda de um trabalhador que recebe um salário mínimo. Entre os importantes fatos ocorridos no ano passado estiveram a instalação da CPI do Transporte Público em abril na Câmara Municipal de Aracruz, uma ação do Ministério Público do Estado do Espírito Santo contra a Expresso Aracruz por descumprimento de cláusulas de um Termo de Compromisso, com multa estipulada em quase R$ 2 milhões, e o bloqueio de estradas e das saídas das garagens das empresas por manifestantes, na ação mais contundente do movimento, que também realizou reuniões nos bairros, panfletagens, audiências públicas e acompanhamentos das sessões legislativas na Câmara.


Além de ser contra o aumento no valor das passagens, entre as demandas do movimento Nossa Aracruz está a implantação de uma tarifa única, já que os moradores das regiões mais distante pagam valor mais elevado, que pode chegar a mais de R$ 12 por viagem, o aumento da frota e dos horários de circulação dos ônibus, o passe livre para os estudantes, tarifa social aos domingos e adequação para acessibilidade de deficientes físicos ao transporte público.

Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/