Mulheres se unem numa grande roda de samba

Sambatom (foto), Olhar de Sedução e Sambra Pras Moças participam de encontro neste sábado em Jucutuquara

Dar visibilidade às mulheres no mundo do samba é o objetivo do Encontro Nacional Mulheres na Roda de Samba, que realiza sua segunda edição neste sábado (9) simultaneamente em 28 cidades situadas em 19 estados do Brasil e também na Argentina, Portugal e Itália. Em Vitória o evento será realizado no Mercado de São Sebastião, em Jucutuquara, a partir das 14h, com entrada gratuita.

Em 2019 será realizado o "Ano Leci Brandão", com homenagem à sambista nascida no Rio de Janeiro e que atualmente, além de artista, também exerce o cargo de deputada estadual em São Paulo. Ela entrará ao vivo em vídeo pelo Facebook com todas as cidades que realizam o evento para uma conversa com participantes.

No caso de Vitória, as atividades vão ter início com apresentação do grupo BatuQdellas, seguido da DJ Deb Feme. O encerramento será com uma grande roda de samba contando com a presença de três grupos formados apenas por mulheres e que vêm incentivando, fortalecendo e abrindo espaço para elas no mundo do samba, na qual os homens são maioria, especialmente na parte instrumental. 

Na roda capixaba estarão os projetos Samba Pras Moças, Olhar de Sedução e Sambatom, contando com musicistas cantoras, compositoras e produtoras, sob coordenação de Monique Rocha, Bruna Medeiros e Kátia Brandão, que representam os três grupos. Entre todos eventos no Brasil e exterior, a expectativa da organização é que estejam envolvidas cerca de 400 artistas, fora o público que deve comparecer.

O projeto Mulheres na Roda de Samba foi idealizado pela cantora Dorina Barros para reunir as diferentes rodas de samba femininas que acontecem pelo país e pelo mundo, criando "uma rede entre as artistas e aumentando as trocas culturais, além de contribuir para fortalecer a divulgação para o público da força feminina do samba". A programação varia em cada local que realiza atividades, exceto a conversa com a convidada e homenageada Leci Brandão, que será ao vivo e simultânea.

Idealizado pela cantora Dorina Barros, o projeto tem a proposta de unir as rodas de samba femininas, assim como cantoras e instrumentistas de samba de todo o país, criando uma rede entre as artistas e aumentando as trocas culturais, além de contribuir para fortalecer a divulgação para o público da força feminina do samba.

AGENDA CULTURAL

Encontro Nacional Mulheres na Roda de Samba

Quando: Sábado (9), 14h às 19h

Local: Mercado São Sebastião - Avenida Paulino Muller s/n, Jucutuquara - Vitória/ES

Programação

14h - Abertura: BatuQdellas

15h - Intervalo: DJ Deb Feme

16h as 19h - Roda de Samba: Samba Pras Moças - Olhar de Sedução - Sambatom.

Comente Aqui
Confirme seu comentário no e-mail em até 48 horas para mantê-lo ativo.
Atenção caros leitores, comentários com link não serão mais aceitos. Evite ser bloqueado.
0 Comentários

Seja o primeiro a comentar.

Matérias Relacionadas

Patrimônio da Penha terá festival de música no feriado

Show de retorno da banda Pó de Ser Emoriô é uma das 10 atrações nos dois dias de atividades no Caparaó

Viradão cultural na Serra terá mais de 40 atrações

Evento com 24 horas de programação marca aniversário de três anos do Centro Cultural Eliziário Rangel

Dia Mundial do Hip Hop será comemorado em Vitória

Mucane receberá evento nesta terça, com breaking, graffiti, rap e DJ, celebrando no estilo old school

Mestre Capixaba entra para Hall da Fama nos Estados Unidos

Coluna CulturArte: capoeira ativista, filme sobre Rio Doce, novos videoclipes, curta capixaba premiado