Mulheres se unem numa grande roda de samba

Sambatom (foto), Olhar de Sedução e Sambra Pras Moças participam de encontro neste sábado em Jucutuquara

Dar visibilidade às mulheres no mundo do samba é o objetivo do Encontro Nacional Mulheres na Roda de Samba, que realiza sua segunda edição neste sábado (9) simultaneamente em 28 cidades situadas em 19 estados do Brasil e também na Argentina, Portugal e Itália. Em Vitória o evento será realizado no Mercado de São Sebastião, em Jucutuquara, a partir das 14h, com entrada gratuita.

Em 2019 será realizado o "Ano Leci Brandão", com homenagem à sambista nascida no Rio de Janeiro e que atualmente, além de artista, também exerce o cargo de deputada estadual em São Paulo. Ela entrará ao vivo em vídeo pelo Facebook com todas as cidades que realizam o evento para uma conversa com participantes.

No caso de Vitória, as atividades vão ter início com apresentação do grupo BatuQdellas, seguido da DJ Deb Feme. O encerramento será com uma grande roda de samba contando com a presença de três grupos formados apenas por mulheres e que vêm incentivando, fortalecendo e abrindo espaço para elas no mundo do samba, na qual os homens são maioria, especialmente na parte instrumental. 

Na roda capixaba estarão os projetos Samba Pras Moças, Olhar de Sedução e Sambatom, contando com musicistas cantoras, compositoras e produtoras, sob coordenação de Monique Rocha, Bruna Medeiros e Kátia Brandão, que representam os três grupos. Entre todos eventos no Brasil e exterior, a expectativa da organização é que estejam envolvidas cerca de 400 artistas, fora o público que deve comparecer.

O projeto Mulheres na Roda de Samba foi idealizado pela cantora Dorina Barros para reunir as diferentes rodas de samba femininas que acontecem pelo país e pelo mundo, criando "uma rede entre as artistas e aumentando as trocas culturais, além de contribuir para fortalecer a divulgação para o público da força feminina do samba". A programação varia em cada local que realiza atividades, exceto a conversa com a convidada e homenageada Leci Brandão, que será ao vivo e simultânea.

Idealizado pela cantora Dorina Barros, o projeto tem a proposta de unir as rodas de samba femininas, assim como cantoras e instrumentistas de samba de todo o país, criando uma rede entre as artistas e aumentando as trocas culturais, além de contribuir para fortalecer a divulgação para o público da força feminina do samba.

AGENDA CULTURAL

Encontro Nacional Mulheres na Roda de Samba

Quando: Sábado (9), 14h às 19h

Local: Mercado São Sebastião - Avenida Paulino Muller s/n, Jucutuquara - Vitória/ES

Programação

14h - Abertura: BatuQdellas

15h - Intervalo: DJ Deb Feme

16h as 19h - Roda de Samba: Samba Pras Moças - Olhar de Sedução - Sambatom.

Comente Aqui
Confirme seu comentário no e-mail em até 48 horas para mantê-lo ativo.
Atenção caros leitores, comentários com link não serão mais aceitos. Evite ser bloqueado.
0 Comentários

Seja o primeiro a comentar.

Matérias Relacionadas

Editais da Secretaria de Estado da Cultura têm prazo de inscrição adiado

Na coluna: novos prazos, outros editais de galerias de arte e espaço cultural, restauro de museu em Muqui

Blocos se organizam por melhorias no Carnaval do Centro de Vitória

Representados desde o ano passado pelo Blocão, 14 agrupações discutem com poder público questões da festa

Atividades culturais e tartarugas são atrações em Regência

Todos os sábados até o carnaval acontece corrida de filhotes com feira cultural no Projeto Tamar

O lugar mais underground de Vitória

Conheça a Sala Pós-Cirúrgica, espaço cultural que realiza eventos com música autoral e artes visuais