Sábado, 27 Abril 2024

Mulheres se unem numa grande roda de samba

Mulheres se unem numa grande roda de samba

Dar visibilidade às mulheres no mundo do samba é o objetivo do Encontro Nacional Mulheres na Roda de Samba, que realiza sua segunda edição neste sábado (9) simultaneamente em 28 cidades situadas em 19 estados do Brasil e também na Argentina, Portugal e Itália. Em Vitória o evento será realizado no Mercado de São Sebastião, em Jucutuquara, a partir das 14h, com entrada gratuita.


Em 2019 será realizado o "Ano Leci Brandão", com homenagem à sambista nascida no Rio de Janeiro e que atualmente, além de artista, também exerce o cargo de deputada estadual em São Paulo. Ela entrará ao vivo em vídeo pelo Facebook com todas as cidades que realizam o evento para uma conversa com participantes.


No caso de Vitória, as atividades vão ter início com apresentação do grupo BatuQdellas, seguido da DJ Deb Feme. O encerramento será com uma grande roda de samba contando com a presença de três grupos formados apenas por mulheres e que vêm incentivando, fortalecendo e abrindo espaço para elas no mundo do samba, na qual os homens são maioria, especialmente na parte instrumental. 


Na roda capixaba estarão os projetos Samba Pras Moças, Olhar de Sedução e Sambatom, contando com musicistas cantoras, compositoras e produtoras, sob coordenação de Monique Rocha, Bruna Medeiros e Kátia Brandão, que representam os três grupos. Entre todos eventos no Brasil e exterior, a expectativa da organização é que estejam envolvidas cerca de 400 artistas, fora o público que deve comparecer.


O projeto Mulheres na Roda de Samba foi idealizado pela cantora Dorina Barros para reunir as diferentes rodas de samba femininas que acontecem pelo país e pelo mundo, criando "uma rede entre as artistas e aumentando as trocas culturais, além de contribuir para fortalecer a divulgação para o público da força feminina do samba". A programação varia em cada local que realiza atividades, exceto a conversa com a convidada e homenageada Leci Brandão, que será ao vivo e simultânea.


Idealizado pela cantora Dorina Barros, o projeto tem a proposta de unir as rodas de samba femininas, assim como cantoras e instrumentistas de samba de todo o país, criando uma rede entre as artistas e aumentando as trocas culturais, além de contribuir para fortalecer a divulgação para o público da força feminina do samba.


AGENDA CULTURAL


Encontro Nacional Mulheres na Roda de Samba


Quando: Sábado (9), 14h às 19h


Local: Mercado São Sebastião - Avenida Paulino Muller s/n, Jucutuquara - Vitória/ES


Programação


14h - Abertura: BatuQdellas


15h - Intervalo: DJ Deb Feme


16h as 19h - Roda de Samba: Samba Pras Moças - Olhar de Sedução - Sambatom.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/