Sexta, 26 Abril 2024

Nova livraria traz editoras alternativas ao Espírito Santo

Fotos: Leonardo Sá


É uma tarefa quixotesca. Abrir uma livraria de rua com pequenas e médias editoras enquanto as grandes bookstores e editoras fecham portas ou estudam como sobreviver. “Alguns dizem que somos malucos”, brinca a socióloga Munah Malek junto ao escritor Marcos Ramos, companheiro de vida e empreitada.



Tal qual Quixote e Sancho Pança, não necessariamente nessa ordem, caminham juntos no desafio de construir um novo espaço de cultura na capital capixaba. A recém inaugurada Don Quixote Livraria, na Praia do Canto, em Vitória, oferece aos amantes da cultura e da literatura a possibilidade de acesso direto a produções que dificilmente chegavam ao Estado.


Ao todo são cerca de 12 editoras com que a livraria trabalha, todas independentes. “São pequenas e médias editoras que estão aí militando no campo literário. De São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Espírito Santo” diz Munah.


A Malê e a Pallas, com foco em temas e escritos africanos e afrobrasileiros, A Aletria e Ôzé, especializadas em obras infantis, várias selecionadas pelo Ministério da Educação para Programa Nacional de Livros Didáticos, a Boitempo e suas publicações relevantes na área política no campo de esquerda, a Lote 42, que trabalha com pequenas tiragens e trabalho artesanal. Dublinense, Terceiro Selo, Relicário, Jubarte, Relicário, Impressões de Minas, entre outras, inclusive um que tem o nome de Não-Editora.


“Como a gente tem o serviço de livreiro, nenhuma escolha de livro é aleatória, todas foram pinçadas, estudadas, analisadas. Temos um cardápio excelente de poesia. Temos cânones da literatura também, mas privilegiamos novos escritores, autores negros, mulheres”, diz.



Intimidade é uma palavra fundamental para a Don Quixote. O intimismo do ambiente, da relação entre livreiro e cliente, entre as editoras e a livraria. O local ainda possui um serviço personalizado de assinatura mensal. Com valor fixo de R$ 49 por mês, o assinante recebe periodicamente um livro selecionado de acordo com seu perfil, delineado após uma entrevista, o que se diferencia dos serviços massivos dos grandes clubes de assinatura em que todos recebem um mesmo livro.



O formato da Don Quixote é de livraria-café, com um pequeno número de mesas e produtos com bolo, doces, salgados, cerveja e café. A proposta é que o espaço não seja estático ou convencional, mas sim um ponto de encontro, no melhor estilo “lugar de poesia é na calçada”, como cantava Sérgio Sampaio. Apresentações musicais, cursos, debates, lançamentos de livros e exibições de filmes são algumas das atividades previstas para acontecerem no local, abordando temas em torno de cultura e política.


Alguns destes eventos já tem data marcada. No próximo dia 29 de novembro será lançado o livro As Palavras são como corpos, de Camilla Belesa e Fernando Augusto. No 20 de dezembro, é a fez da obra Lei Maria da Penha e medidas de proteção: entre a polícia e as políticas, de Emilly Marques Tenorio. Em breve, como atração musical, o Trio Ventaca se apresentará às terças-feiras no espaço. Em janeiro, um curso em quatro encontros que abordará grandes clássicos da literatura mundial: Édipo Rei, de Sófocles, A Divina Comédia, de Dante Alighieri, Sonetos, de Luís de Camões, e Hamlet, de Shakespeare.


E antes que alguém pergunte - e os de vivência e memória mais antiga devem estar se perguntando - a nova livraria não tem relação com a antiga Dom Quixote que existiu entre os anos 80 e 90 no mesmo bairro. Na verdade, a origem vem da coleção de esculturas de Dom Quixote que vem desde a mãe de Munah, cujas imagens enfeitam estantes e outros espaços do estabelecimento. Na calçada, à frente da livraria, ainda figura uma estátua do personagem sentado num banco lendo num livro frases de Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa.



Como disse o personagem de Cervantes: “Mudar o mundo não é loucura nem utopia, mas sim justiça”. Livros podem mudar o mundo? Mário Quintana disse que não. “Quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas”.


A Don Quixote Livraria funciona de terça-feira à sábado de 15h às 21h e aos domingos de 15h às 19h, na Avenida Rio Branco, 1.083, Praia do Canto, Vitória. Mais informações em www.donquixotelivraria.com.br.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/