Sexta, 26 Abril 2024

Polícia desocupa novamente acampamento sem-terra na Fazenda Itaúnas

Polícia desocupa novamente acampamento sem-terra na Fazenda Itaúnas

Com um grande operativo policial, famílias sem-terra foram retiradas do Acampamento Fidel Castro, na Fazenda Itaúnas, em Conceição da Barra, norte do Espírito Santo. O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) considerou a ação agressiva e desnecessária, mas não houve incidentes.



As forças policiais chegaram na manhã desta terça-feira (9), embora desde a noite anterior, mais de 90% dos sem-terra já haviam deixado o local. As imagens registradas no local mostram um trator destruindo os barracos que serviram de moradia para as famílias nos últimos meses.




A área, localizada no distrito de Cobraice, foi ocupada pela primeira vez em outubro de 2016 por ex-funcionários da Destilaria Itaúnas S/A (Disa), que perderam seus empregos sem receber os direitos trabalhistas após a falência da empresa.


Contando com apoio do MST, passou a produzir grande variedade de alimentos durante sete meses, até sofrer um despejo violento que destruiu casas e 50 hectares de lavouras.





Sem soluções para a falta de terra para plantio no norte do Estado, que não tem novas famílias assentadas desde 2011, o movimento voltou a ocupar a área em fevereiro deste ano. Antes da reintegração de posse, cerca de 300 famílias viviam no acampamento. Nova decisão de judicial foi expedida em agosto, pela juíza Silvia Fonseca Silva, conforme acompanhou o Século Diário

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/