Sexta, 26 Abril 2024

Protagonismo


O Dia Nacional do Líder Comunitário nessa quinta-feira (5) foi palco de uma disputa indireta por espaço político entre o prefeito de Vila Velha Rodney Miranda (DEM) e seu adversário Neucimar Fraga (PSD). Os dois realizaram eventos para reunir os apoiadores que têm nos bairros e em entidades representativas. Rodney na própria prefeitura, e Neucimar na Câmara de Vereadores. Com o legislativo já estava reservado para o concorrente do prefeito, o presidente da Câmara, Ivan Carlini (DEM), resolveu dar uma moral ao aliado e convidou os vereadores, durante a sessão, para comparecerem ao oba-oba na prefeitura, que homenageou 100 lideranças. Já Neucimar convocou as pessoas por vídeo, que circulou pelo WhasApp, fazendo questão de avisar que é de sua autoria a lei que criou a data no País, quando era deputado federal. Esse embate pelo título de protagonista oficial da homenagem às lideranças comunitárias chama atenção porque já há algum tempo os dois candidatos à prefeitura de Vila Velha demarcam território nos bairros do município. Rodney, desde que viu sua imagem descer ladeira abaixo, tenta assumir uma agenda social, o que exigiu uma aproximação de lideranças - antes, não tinha nada disso. Já Neucimar tem estreitado essas relações com reuniões nas casas daqueles que o apoiam, que diz ter o objetivo de “debater os problemas da cidade”. Em uma disputa municipal, alianças com lideranças comunitárias significam votos. Nesse quesito, quem será, de fato, o protagonista?
Rabo preso
É até engraçado acompanhar a postura da bancada capixaba em relação ao caos da política em Brasília. Tem alvo que todo mundo quer comentar, publicar vídeo, se manifestar...mas também tem aquele alvo que é melhor se fingir de morto. Vai que rola uns respingos pro lado de cá, né?
Insustentável
Depois da cerimônia de posse do novo-velho secretário de Estado do Meio Ambiente, Aladim Cerqueira, nessa quinta-feira (5), o governador Paulo Hartung (PMDB) correu para o Facebook  para agradecer o antecessor, elogiar o atual, aquela coisa toda. Lá pelas tantas...“que a gente continue a perseguir o caminho do desenvolvimento sustentável”. Aí pegou pesado.
Segue...
Embora Aladim não tenha sido exatamente secretário no passado, e sim diretor-presidente do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), o novo-velho cabe do mesmo jeito. O órgão é uma autarquia da Seama e, juntos, integram o sistema de favorecimento às grandes empresas poluidoras. Aladim está por dentro do “riscado”.
Sim, atrapalha
Os vereadores de Vitória, ao contrário da subserviente Assembleia, não compraram a ideia do governo Hartung. Nesta semana, eles aprovaram projeto que proíbe o uso do celular nas escolas públicas e privadas da Capital, por ser prejudicial ao desempenho dos alunos. Com a palavra, agora, o prefeito Luciano Rezende (PPS). 
‘Mágica’
O assunto rendeu polêmica na época da aprovação pelos deputados estaduais que, primeiro, se dividiram em relação à matéria enviada pelo secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha. Pouco tempo depois, no entanto, quem era contra virou a favor. Assim, quase que num passe de ‘mágica’. O que Hartung não faz, hein?!
Hã?
A Promotoria de Justiça de Mimoso do Sul instaurou um procedimento para verificar os veículos de comunicação existentes no município e a eventual ligação com políticos locais. Também será apurada a existência de programas que tenham a participação específica ou interesse de possíveis candidatos. Se a moda pega... 
Antes tarde...
O governo do Estado começou, finalmente, a instalar bicicletários e totens de sinalização para as magrelas nos prédios públicos. Até agora, estão na Escadaria Bárbara Lindenberg (em frente ao Palácio Anchieta) e no Palácio Sônia Cabral (antiga Assembleia Legislativa), no Centro de Vitória. Diz a Secretaria de Transportes que irá fazer o mesmo em 41 prédios. A aquisição e instalação totalizam R$ 240 mil.
Nas gringas
O Congresso em Foco, fundado pelo jornalista capixaba Sylvio Costa, virou referência da imprensa internacional devido à crise política do País. Nos últimos dias, o site foi citado três vezes pelo jornal norte-americano New York Times, apareceu nas revistas Time e Fortune, e ainda nas agências Reuters e France Press. Resultado de um ótimo trabalho.
Nas redes
“Novo secretário de Meio Ambiente toma posse e governo homologa acordo com Samarco. Senhor secretário Aladim Cerqueira, qual é a sua opinião sobre este acordo?”. (Juntos – SOS Espírito Santo Ambiental – no Facebook)
PENSAMENTO:
O melhor governo é aquele em que há o menor número de homens inúteis. Voltaire

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/