Quinta, 25 Abril 2024

Sete livros capixabas para o Dia das Crianças

Dia das Crianças chegando, por que não dar livros de presente para os pequenos? E mais: livros produzidos por escritores e desenhistas do Espírito Santo? A literatura capixaba possui um rica produção para o público infantil, com textos ricos e belas ilustrações. Que tal conhecer algumas delas? O Século Diário preparou uma pequena lista de sugestões. As obras podem ser encontrada à venda na internet, mas também em locais físicos da Grande Vitória.


Safira, de Sérgio Blank (Editora Formar)


Um clássico publicado em 1992 e que já está na sexta edição renovada lançada pela editora Formar, Safira conta a história de uma caneta que depois de um sonho percebe que seu sangue - no caso, sua tinta - é azul, sendo ela, assim, uma nobre. Com texto de Sérgio Blank e ilustrações de Mara Perpétua, se trata de uma fábula sobre a descoberta da infâncias, das amizades e das diferenças.


Onde encontrar: Livraria Logos no Shopping Jardins (Jardim da Penha) e internet


O mundo de cá, de Juane Vaillant (Editora Pedregulho)


O mundo de cá é um livro infanto-juvenil de aventuras. Em 15 contos, a autora transforma o extraordinário em comum e nos faz começar a acreditar que o impossível pode ser possível. Imagine conversar mais de uma vez com Dom Casmurro. Ou descobrir que o passado é uma criança arteira. Ou acordar sem saber se ainda está sonhando. Poderia acontecer. Carregados de oralidade, os textos remontam à atmosfera da contação de histórias, com ironias e exageros característicos de quem decide contar um feito excepcional. Por vezes, esse passeio entre o sonho e o real que Juane faz em seus contos pode soar meio macabro, desvendando realidades duras de encarar.


Onde encontrar: Loja Thelema (Centro de Vitória) e internet


Os Medos de Lili, de Lilian Menengucci (Editora Cousa)


Ilustrado por Gê Viana e Ligia Yamaguti, o livro de Lilian Menegucci fala de uma menina tranquila, mas que morria de medo das noites chuvosas com seus raios e trovões. Ao longo da obra, a menina vai conhecendo e aprendendo a lidar com os medos sem ignorá-los.


Onde encontrar: Cousa Bar Café (Centro de Vitória)


Encolhe, Tempo, de Vitor Lopes (Editora Saraiva)


Um dia, Marília, a personagem desta história, fica sozinha em casa e começa a desejar que o tempo encolha. Para concretizar o seu sonho, ela imagina várias situações: congelar toda a cidade, construir vários relógios pequenos e até... parar de respirar… Será que Marília conseguiu diminuir o tempo?


Onde encontrar: Livrarias Saraiva (Shopping Vitória e Shopping Praia da Costa) e internet 


Nas Águas de Lia, de Andréia Delmaschio


De autoria da escritora e professora Andréia Delmaschio, Nas águas de Lia conta a história de uma menina que cresce emocionalmente e precisa vencer os medos de crianças e lidar com as perdas. A história de Lia fala também da importância da memória para a retomada e a resolução de conflitos internos pelos quais todos nós passamos, mais cedo ou mais tarde. A menina desenha uma piscina no lençol e, quando a situação fica difícil aqui fora, ela mergulha nessa piscina. Com o tempo, aquilo que poderia representar uma fuga da realidade passa a ser usado como um dispositivo de prazer e de elaboração de seus fantasmas. As ilustrações são de Fran Junqueira.


Onde encontrar: Cousa Bar Café e internet


O arquiteto cego, de Ruy Perini (Editora Pedregulho)


Publicado em 2017, o livro tem como personagens Lena e Nina, sobrinhas de Teto, que se empolgam ao ver o tio começando uma nova ideia. Acham que é uma casinha para suas bonecas, mas ele revela ser o projeto para a construção de uma catedral encomendada pelo rei. O projeto gráfico conta com ilustrações das artistas plásticas Tania Crivilin e Claudia Stringari Piassi. Elas criam, em azulejo, uma atmosfera única e colorida, trazendo os mais importantes elementos da história.


Onde encontrar: Thelema (Centro de Vitória) ou internet


Planeta Saudade, de Antonio Rocha Neto


Em sua estreia na literatura infantil, Antonio Rocha Neto traz  como mote a filosofia neste livro de 2017. Se trata de uma ficção que fala sobre como era a vida no Planeta Saudade antes da passagem do Cometa que mudou o destino das pessoas. Ilustrações de Giu Dias.


Onde comprar: Thelema (Centro de Vitória) ou internet

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/