Sexta, 28 Junho 2024

Neucimar lidera pesquisa para prefeito de Vila Velha

Neucimar lidera pesquisa para prefeito de Vila Velha
A pesquisa Brand/Século Diário confirmou o favoritismo de Neucimar Fraga (PSD) na corrida à prefeitura de Vila Velha. O ex-prefeito lidera as preferências do eleitorado canela-verde com 8,3 das intenções de voto na menção espontânea — a que costuma ser mais fiel a realidade. O deputado federal Max Filho (PSDB) aparece com 4,5%; o prefeito Rodney Miranda (DEM) tem 3% e o deputado estadual Hércules Silveira (PMDB) aparece com 1,8%. Vasco Alves (PPL) e Gilsinho Lopes (PR) vêm mais atrás, respectivamente, com 0,8% e 0,5%. Outros candidatos somam 1%; Ninguém/branco/nulo representam 17,1%; 63% dos entrevistados não sabem ou não responderam. A Pesquisa Brand/Século Diário ouviu 400 eleitores em Vila Velha entre os dias 29 e 30 de junho.
 


 
Na opinião do diretor do Instituto Brand e consultor político e de gestão pública, Lucas Margotto, a indefinição dos nomes que estarão na disputa contribuiu para o alto índice (63%) de eleitores que ainda não decidiram em quem vão votar. “Em sondagens anteriores de consumo interno, feitas no município, apuramos este índice mais próximo dos 50%, o que aponta para um eleitor mais desinformado sobre as candidaturas neste momento. Possivelmente, a hesitação dos principais partidos em lançar seus pré-candidatos está contribuindo para este quadro de indefinição dos eleitores”. Margotto destaca que isso fica nítido quando se observa que quem lidera a corrida na intenção espontânea, Neucimar Fraga (8,3% das citações), já está se movimentando como pré-candidato faz algum tempo.
 
Além de Neucimar, Rodney Miranda e Vasco Alves são os únicos que se apresentaram como pré-candidatos. O blocão, que congrega hoje nove partidos e quatro a cinco nomes como pré-candidatos — entre eles Max Filho e Hércules —, acaba represando o processo e deixando o eleitor sem condições de identificar um candidato.
 
Estimulada
 
Na menção estimulada, quando os nomes dos pré-candidatos são oferecidos ao entrevistado, Neucimar lidera em todos os cenários sugeridos. Como na ocasião da pesquisa Max Filho havia dito que não era candidato, chegou a lançar Jorge Carreta como pré-candidato do PSDB, a pesquisa não considerou o cenário da estimulada com o tucano.
 
Nos três cenários simulados, Neucimar leva vantagem sobre todos os adversários. O único que representou ameaça para Neucimar, dentro da margem de erro (4,9%), foi Hércules, que aparece cinco pontos atrás do candidato do PSD: 29,5% a 24,3%. “Esse cenário, em particular, caso se reproduza na eleição com uma hipotética disputa entre Neucimar,  Hércules, Rodney e Vasco, diminuiria bastante o favoritismo do ex-prefeito e tornaria o quadro eleitoral indefinido”, opina Margotto.
 
 
A vantagem de Neucimar sobre o prefeito Rodney Miranda é folgada nos dois cenários em que eles aparecem. O ex-prefeito tem quase três vezes a preferência do eleitor canela-verde: 29,5% a 11,5%.


Rafael Favatto (PTN), entre os pré-candidatos que correm por fora pelo blocão, é ameaça real a Rodney. O deputado estadual tem 12,3% das intenções estimuladas de voto contra 12,8% do prefeito. No cenário sem Rodney, Favatto confirma a preferência do eleitorado. Ele aparece em segundo atrás de Neucimar, com 11% das intenções de voto. Nesse cenário, Favatto é perseguido de perto por Vasco (9,3%), do deputado do PR Gilsinho Lopes (7%) e do também deputado Hudson Leal do PRP, que tem 3% dos votos.
 
Nas simulações dos cenários de segundo turno, Neucimar bate com folga Rodney, Favatto e Hudson, mas empata na margem de erro com Hércules, com vantagem para o peemedebista: 40% a 35%
 
Rejeição
 
De acordo com a pesquisa Brand/Século Diário, o prefeito é líder em rejeição; 32,5% dos eleitores afirmam que não votariam em Rodney em hipótese alguma. Na sequencia aparecerem Vasco (24,3%), Neucimar (18,3%), Gilsinho (9,8%), Favatto (7%) e Hudson (6,8%). Hércules tem a menor rejeição, 5,5%.
 
 
Para Margotto, a situação político-eleitoral do prefeito Rodney Miranda é bastante delicada. “Sua intenção de voto flutuou entre 11% e 13%, mas ele tem contra si alta reprovação do seu governo, que atingiu 66%, com a rejeição à sua candidatura chegando a 32,5%. Tudo indica que Rodney dificilmente conseguirá se recuperar a tempo de tornar-se minimamente competitivo”, analisa o diretor do Brand.
 
Deputados na disputa
 
A disputa em Vila Velha revela uma curiosidade. Há possibilidade de quatro deputados estaduais na corrida à prefeitura: Hércules, Favatto, Hudosn e Gilsinho. A visibilidade do cargo de deputado, exceção a Hércules, não se converte em densidade eleitoral, pelos menos por enquanto, na disputa municipal.
 
“Acredito que o desgaste da classe política, que vem se acentuando desde junho de 2013 com as manifestações de rua, pode até trazer certa vantagem a Neucimar frente a seus possíveis adversários, pelo fato do ex-prefeito não exercer nenhum mandato neste momento. Ele também pode se beneficiar do grande desgaste do atual gestor, contra quem disputou as últimas eleições. Poderá herdar o voto dos ‘arrependidos’ e daqueles que ‘sentem saudade’ da época em que governou a cidade.”
 
A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob nº ES-04021/2016. Foram entrevistados 400 eleitores residentes em Vila Velha entre os dias 29 e 30 de junho. A margem de erro máxima estimada é de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos. A responsabilidade técnica pela amostra é da estatística Miriam Ignácio de Almeida.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 28 Junho 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/