Sexta, 26 Abril 2024

Após reunião tensa, mudanças no Conselho de Cultura terão novos debates

Após reunião tensa, mudanças no Conselho de Cultura terão novos debates

A última reunião do Conselho Estadual de Cultura (CEC) foi recheada de polêmica. Auditório cheio, discussão e até alguns bate-bocas mais ríspidos. A razão é o decreto que muda a forma de eleição dos conselheiros para o próximo mandato. Fruto de um grupo de trabalho montado por sugestão da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) a partir do próprio conselho, o decreto feito pelo governador Renato Casagrande (PSB), torna as eleições virtuais, permitindo que qualquer agente cultural do estado possa se candidatar e votar nos conselheiros dentro de sua área de atuação (teatro, literatura, audiovisual, dança, artes plásticas, etc).


Impasse


Porém, a mudança desagradou vários conselheiros e entidades representativas, que se organizam por meio do Fórum de Entidades Culturais Capixabas (FECC).  Entendem que a medida esvazia o papel das entidades representativas e pedem a revogação do decreto para que seja feito um debate mais amplo sobre essa reestruturação. A Secult não considera assim: afirma que as entidades podem inscrever seus candidatos e que por seu papel representativo teriam em tese grandes chances de elegê-los, mas que seu papel passaria de quem indica conselheiros para uma função de fiscalização do processo.


Votação


No fim das contas, a votação dos conselheiros terminou empatada e o voto de minerva ficou para o secretário Fabricio Noronha. Para evitar maior confronto, ele apresentou uma proposta de consenso: será marcada uma reunião na próxima semana para discutir o tema, com a proposta de ampliar o número de integrantes no grupo de trabalho que debate as mudanças. O impasse continua. E a atual gestão do conselho, que já está vencida, também.


Novo secretário em Vila Velha


Durou pouco a gestão de Maciel de Aguiar à frente da Secretaria de Cultura de Vila Velha. Depois de ser nomeado como interino em setembro do ano passado, ele foi efetivado no cargo de secretário. Mas na última semana saiu da pasta, que passa a ser comandada por Alvarito Mendes Filho, então subsecretário.


Desfiles de carnaval


A ordem dos desfiles do Carnaval de Vitória em 2020 foi divulgada. Entram no Sambão do Povo: Unidos da Piedade, Unidos de Jucutuquara, Mocidade Unida da Glória (MUG), Boa Vista, Novo Império, Imperatriz do Forte e São Torquato. O sorteio foi realizado na semana passada pela Liga Independente das Escolas de Samba do Grupo Especial (Liesge).


Kléber Galvêas no Espera Maré


As pinturas de Kléber Galvêas estão em exposição no restaurante Espera Maré, que tem uma vista privilegiada da foz do rio na Barra do Jucu. Com curadoria de Cláudia Serra, a mostra reúne paisagens do Espírito Santo e outras obras desenvolvidas ao longo dos 53 anos de carreira do pintor. É possível visitar até 5 de agosto de 11h30 às 23h, exceto domingo, quando fica aberto até as 18h.


Cinema ambiental


O Cine.Ema - Festival de Cinema Ambiental do Espírito Santo terá duas etapas este ano, contando com mostra de filmes, oficinas e outras atividades, que acontecem próximo a espaços repletos de natureza viva. Nos dias 13 e 14 o festival estará na comunidade de Burarama, em Cachoeiro de Itapemirim, onde surgiu. Nos dias 20 e 21 as atividades se deslocam para a Reserva Ambiental Águia Branca, em Vargem Alta.


Documentário registra patrimônio histórico


Lançado na noite deste sábado (3), o documentário Sítio Histórico de São Pedro do Itabapoana, do cineasta Cloves Mendes, registra um dos mais importantes patrimônios arquitetônicos do Espírito Santo, no distrito que faz parte de Mimoso do Sul. A obra de 32 minutos é fruto de um projeto de preservação desenvolvido em parceria entre Ufes, Iphan, Secult, prefeitura e associação comunitária.


30 anos de Madalena de Martinho


Lançado em 1989, o disco O Canto das Lavadeiras, de Martinho da Vila completou 30 anos. O maior sucesso do disco, em que o artista reuniu canções populares de diversos estados do Brasil, foi Madalena, uma cantiga tradicional do congo capixaba. Além de Madalena, o álbum também conta com outra faixa que é uma seleção de congos do Espírito Santo. Martinho comemorou este aniversário como gosta em família e cantando: fez um show no Spirito Jazz com o filho Tunico da Vila, também músico, que reside em Vitória. 


Quero, quero


Tunico regravou recentemente uma releitura da música Quero, Quero, outro sucesso do pai, contando com participação de Martinho e de um time de peso do rap nacional: Dexter, Kamau, Rappin'Hood, Rashid e as Melanina MCs. O clipe foi gravado em estúdios e cenários de Vitória como a Vila Rubim.


 


 

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/