Atividades culturais e tartarugas são atrações em Regência

Todos os sábados até o carnaval acontece corrida de filhotes com feira cultural no Projeto Tamar

Fotos: Divulgação

A vila de Regência Augusta, na foz do Rio Doce em Linhares, norte do Espírito Santo, é um polo mais que especial de vida marinha. A proteção das tartarugas por meio do Projeto Tamar é um dos atrativos turísticos, que incluem a observação da corrida de filhotes da espécie ao mar, quando aqueles que ficaram retidos no ninho são devolvidos ao oceano.

A ação acontece às sextas-feiras e sábados em Regência e Povoação, comunidade localizada no outro lado da foz do rio. Mas aos sábados em Regência o ato ganhou um evento especial. "O Tamar tem um espaço na praia, que foi uma antiga pousada e está sendo transformada aos poucos em espaço cultural e de educação ambiental. Como estamos no período de verão e existe o programa de corrida de filhotes de tartaruga ao mar e já existia uma feirinha dos moradores, resolvemos ocupar o espaço com uma programação cultural", explica Carlos Sangalha, educador ambiental do Projeto Tamar em Regência.

Até o carnaval, todos os sábados terão atividades que começam às 16h e incluem cineclube com exibição de vídeos históricos do projeto, feirinha cultural, e palco aberto para apresentações culturais. "O objetivo é fomentar arte, cultura e economia de base comunitária junto a um trabalho de educação ambiental, mostrando como pano de fundo as tartarugas", resume o educador ambiental.

Às 18h, na praia logo em frente ao local, acontece a corrida das tartarugas e logo as atrações culturais são retomadas no Espaço Tamar Praia até as 20h "A participação de turistas tem sido boa, há carência de atividades nesse sentido em Regência. Os moradores que estão expondo na feira também estão muito satisfeitos, pois recebemos um público qualificado, muito consciente, e um turismo de família", diz Carlos Sangalha

.

Entre os expositores da feira também há preocupação ambiental, de acordo com as ideias de preservação que se busca na vila. A cerveja artesanal é servida em canecas retornáveis, a pizza artesanal em palha de bananeira, criando um evento que busca produção de lixo zero, ajudando a proteger o entorno e especialmente o mar e as tartarugas que costumam ser vítimas do descarte inadequado de resíduos como o plástico.

Além de comidas e bebidas, a feira também possui fitoterápicos, plantas suculentas, artesanatos e outros produtos como as camisas do Projeto Tamar, tudo produzido ali mesmo em Regência. O agito maior fica por conta dos músicos convidados e do palco livre, quando artistas locais ou visitantes podem apresentar seus trabalhos, sejam eles musicais, poéticos, teatrais ou de outras linguagens.

O Espaço Tamar Praia, onde estão acontecendo as atividades, compõe uma tríade de atrativos do projeto na região. O primeiro local que pode ser visitado é a base de conservação localizada na Reserva Biológica de Comboios, na estrada de acesso a Regência, a 7 km da vila. Próximo à praça principal e em frente ao campo de futebol de Regência Augusta está também o Centro Ecológico, que possui entre os atrativos trilhas, aquário com peixes da região uma ossada de baleia jubarte em exposição e um museu educativo.

Comente Aqui
Confirme seu comentário no e-mail em até 48 horas para mantê-lo ativo.
Atenção caros leitores, comentários com link não serão mais aceitos. Evite ser bloqueado.
0 Comentários

Seja o primeiro a comentar.

Matérias Relacionadas

Fabio Pinel mostra seu dom de cantar

Sambista da nova geração do Espírito Santo lança seu primeiro álbum de obras autorais

Poetisa popular ganha homenagem nos muros da Serra

Na coluna: hinos do carnaval, novo ateliê no Centro, livros censurados em exposição, Carnaval de Congo

Reciclafolia já aproveitou mais de 50 toneladas de fantasias no carnaval

Projeto surgiu de moradores do entorno do Sambão do Povo preocupados com descarte incorreto pós-desfiles

Boa Vista é bicampeã do Carnaval de Vitória em 2020

Com enredo sobre a música capixaba, escola de samba de Cariacica chegou ao sexto título em sua história