Sexta, 26 Abril 2024

Servidores protestam contra estadualização do Hospital Geral de Linhares

Servidores protestam contra estadualização do Hospital Geral de Linhares

Um ato de protesto contra a estadualização do Hospital Geral de Linhares (HGL) foi realizado nessa sexta-feira (14) no município. Munidos de faixas, cartazes e equipamento de som, os trabalhadores denunciaram a falta de transparência no processo de entrega da unidade da Prefeitura Municipal de Linhares para o governo do Estado.


“A poucos meses do fim do governo Paulo Hartung, tivemos agora esta surpresa anunciada pelo município, de entrega do hospital para o governo do Estado, sem discutir com a sociedade e nem com o Conselho Municipal de Saúde. Foi na calada da noite e sabemos que não é uma decisão que vai trazer melhorias, pois a política do atual governo estadual é a de privatizar/terceirizar os hospitais, drenando os recursos da saúde para as mãos de empresários que só visam lucros”, explica Cynara Azevedo, da Secretaria de Condições de Trabalho do Sindsaúde-ES.


Durante a atividade, o grupo conversou com a população e distribuiu material informativo sobre as mazelas provocadas pela terceirização. “São panfletos da Caravana da Saúde, uma iniciativa do Sindicato para informar e alertar a povo capixaba sobre como a entrega dos hospitais para as mãos das organizações sociais é danosa. Estamos percorrendo diversos municípios, deixando clara a nossa luta em favor da população e por melhores condições de trabalho para servidoras e servidores públicos da Saúde”, acrescenta o diretor do Sindsaúde-ES, José Reinaldo.


Situação precária



A situação precária do atendimento prestado pelo HGL é motivo de reclamação há anos.  As reclamações dão conta de que a população não consegue fazer exames, não têm acesso aos medicamentos necessários, e a gestão do HGL faz ameaças constante aos servidores. Apesar disso, os representantes do Sindsaúde acreditam que a estadualização não é a melhor alternativa. 



"Se isso acontecer, o governo estadual entregará o HGL para uma empresa administrar, o que só vai piorar este quadro. Por isso, defendemos que a saúde seja pública, gratuita e de qualidade para todas e todos, como prevê a Constituição. Somos contra o desmonte do SUS [Sistema Único de Saúde]. Queremos concurso público, mais investimentos e uma gestão pública transparente, séria e compromissada com a população que tanto necessita", enfatizou Aleudicléia Muniz, diretora do Sindicato que atua na região de Linhares.


Protesto contra a terceirização



No último dia 13, por sua vez, um grupo de trabalhadores ocupou as escadarias da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), em Vitória, para protestar contra as privatizações/terceirizações da saúde e em favor do fortalecimento do SUS.


Os desvios de recursos e as péssimas gestões realizadas pelas organizações sociais no Espírito Santo e em outros estados da federação foram lembradas pelo diretor de Comunicação do Sindsaúde-ES, Valdecir Nascimento. 


“Exigimos explicações sobre a Pró-Saúde, por exemplo, cujos executivos já fizeram até delação premiada. Há ainda o aumento dos casos de mortes de crianças no Hospital Infantil de Vila Velha (Heimaba), sob responsabilidade do IGH. Os órgãos competentes precisam investigar e Paulo Hartung nos deve explicações. Por que o governador insiste em entregar mais hospitais? Qual o interesse dele em fazer isso, faltando poucos meses para o final de seu mandato? Quer continuar com sua maldade até o último dia de mandato?”, questiona Valdecir.


O ato do Sindsaúde-ES contou ainda com representantes do Sindicato dos Enfermeiros e do Sindicato dos Psicólogos.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/