Vila Velha também abre vagas para Educação de Jovens e Adultos

Vagas para estudantes que deixaram a escola chegam a 6 mil em Vitória, Vila Velha e Serra

A Prefeitura de Vila Velha está com matrículas abertas para a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), que, em 2020, estará presente em 19 unidades municipais de Ensino Fundamental (Umefs), com 4 mil vagas. O ingresso para o ano letivo de 2020 pode ser feito em dias úteis nas unidades onde o programa é realizado. Clique aqui para conferir. 

Unindo às vagas ofertadas pela Capital, 2 mil, e pela Serra, também estimadas em 2 mil, as três cidades pretendem matricular seis mil pessoas que tiveram que deixar a escola. 

Em Vila Velha, para se matricular é necessário que o estudante tenha 15 anos completos. Os alunos que tenham menos de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável legal e munidos dos seguintes documentos: declaração ou histórico de estudos; documento de identificação com foto; certidão de nascimento; e duas fotos 3x4.

Vitória oferece 2,1 mil vagas

Já a Secretaria Municipal de Educação de Vitória (Seme) está ofertando 2.115 vagas em 22 duas unidades de ensino, na modalidade Educação de EJA para o ano letivo de 2020. As matrículas podem ser feitas até o dia 7 de fevereiro.

Podem se inscrever jovens moradores de Vitória com mais de 15 anos e dois anos de distorção entre idade e série/ano, que não concluíram o ensino fundamental. Para fazer a matrícula, basta comparecer a uma dessas unidades munido com documento de identidade e comprovante de residência em mãos.

Mutirão na Serra

Na Serra, por sua vez, a Secretaria Municipal de Educação anunciou um mutirão de cadastro para matrículas na EJA. As ações começaram nesta semana e serão realizadas em escolas, igreja e terminal rodoviário no município. 

As primeiras chamadas públicas para o cadastro dos futuros estudantes foram realizadas em Bela Vista, em Nova Almeida e no Terminal de Laranjeiras. Nesta quarta-feira, dia 22/01, será a vez de Balneário de Carapebus, com matrículas realizadas na 1º Igreja Batista do bairro das 08 às 16h, eno bairro Belvedere, na EMEF Belvedere das 08 às 16h.

Para realizar o cadastro é importante apresentar documento com foto ou certidão de nascimento e comprovante de residência. Podem se matricular na EJA pessoas desperiodizadas, ou seja, que estão fora do período regular nas escolas ou que pararam de estudar. 

A Serra é a maior rede de ensino público do Estado. Em 2019, a Educação de Jovens e Adultos contou com, aproximadamente, 2 mil alunos. Em 2020, segundo o secretário de Educação, Gelson Junquilho, a expectativa é aumentar esse quantitativo.

Leia Também:

Comente Aqui
Confirme seu comentário no e-mail em até 48 horas para mantê-lo ativo.
Atenção caros leitores, comentários com link não serão mais aceitos. Evite ser bloqueado.
0 Comentários

Seja o primeiro a comentar.

Matérias Relacionadas

Confira a agenda dos blocos de Carnaval na Grande Vitória

Vitória, Serra, Cariacica e Vila Velha terão dezenas de blocos neste feriado de Carnaval

MUG encanta e Boa Vista empolga no Sambão do Povo

Escolas brilham e devem disputar título do Carnaval de Vitória, em que juntas venceram últimas 10 edições

'Todos estão muito assustados', diz morador após conflitos em Vitória

Clima é de apreensão nos morros da Capital depois da retaliação de traficantes por morte de jovem

Câmara convoca secretária para explicar falta de médicos para pessoas com HIV

Cátia Lisboa, que dirige a Saúde em Vitória, deve comparecer ao legislativo no dia 17 ou 20 deste mês