Sexta, 26 Abril 2024

Boi na linha

O projeto do deputado Enivaldo dos Anjos (PSD) sobre a auditoria no aparelho “Guardião” do Estado e os desdobramentos da discussão na Assembleia, com direito a pedido de baixada do projeto de pauta, mostram que a relação da classe política capixaba com a história das escutas ilegais no Estado é uma história que ainda tem muitos capítulos a serem escritos. 
 
Os tempos já foram piores, houve época em que ninguém arriscava falar sobre política no telefone. Os advogados davam uma de malucos, passando receita de bolo durante a ligação, com medo de que suas conversas com os clientes estivessem sendo gravadas. E o que dizer do Grampo da Rede Gazeta. 
 
O tempo passou e o assunto morreu. Mas será que morreu mesmo? Os deputados agora reclamam que seus telefones estariam grampeados, o que causa uma insegurança muito grande. Como os grampos, no passado, eram feitos dentro do governo ou com autorização da Secretaria de Segurança, o temor de que um tempo de total insegurança e falta de liberdade retornam aos meios políticos. 
 
Enquanto o líder do governo trabalha para tirar o projeto, que fiscalizaria o aparelho, da ordem do dia, é sinal de que o governo do Estado não quer mexer com isso. Estranho porque há indícios de que o próprio governador teria sido vítima dessa prática, que é criminosa. Por que não se abre a caixa preta dos grampos no Espírito Santo? 
 
O uso das escutas telefônicas como ferramenta política, antecipando os movimentos dos adversários para preparar é jogo sujo, causa insegurança em muita gente, que teme que esse mecanismo possa voltar a fazer parte da rotina da classe política no Espírito Santo. E os deputados estaduais vão permitir que isso aconteça? 
 
Fragmentos:
 
1 – O deputado Sérgio Majeski (PSDB) pergunta em seu Facebook para que servem as superintendências. A impressão dos meios políticos é que muitas servem para acomodar aliados, inclusive de deputados estaduais. 
 
2 – Na sessão da Assembleia dessa quarta-feira (21) o deputado Bruno Lamas (PSB), aprovou uma comissão especial que vai acompanhar o armazenamento de água no Estado.
 
3 – O governador Paulo Hartung se reuniu nessa quarta-feira com o arcebispo emérito Dom Silvestre Scandian e o ex-presidente da OAB-ES, Agesandro da Costa Pereira, que tanto o ajudaram em sua chegada ao governo em 2003.

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/