Sexta, 26 Abril 2024

Marinha confirma chegada do óleo ao Espírito Santo

Marinha confirma chegada do óleo ao Espírito Santo

O Grupo de Acompanhamento e Avaliação (GAA), formado pela Marinha do Brasil (MB), Agência Nacional de Petróleo (ANP) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), informa que, nessa quinta-feira (7), foram encontrados e recolhidos fragmentos de óleo na praia de Guriri, no município de São Mateus, norte do Espírito Santo.







As amostras da substância foram encaminhadas para o Instituto de Estudos do Mar (IEAPM), que confirmou ser o mesmo óleo encontrado na região Nordeste do País. Um Destacamento Operativo com 75 Fuzileiros Navais permanece em Conceição da Barra e São Mateus, realizando ações de monitoramento, desde terça-feira (5). 



Os estados de RN, CE, PB, PE e BA estão com as praias limpas. As seguintes localidades permanecem com vestígios de óleo, com ações de limpeza em andamento: Japaratinga, Barra de São Miguel, Jequiá da Praia, Coruripe, Feliz Deserto e Piaçabuçu, em Alagoas; Praia do Viral e Coroa do Meio, em Sergipe; Guriri, no Espírito Santo. 



Os três Navios da Marinha que suspenderam do Rio de Janeiro, no dia quatro, chamados Porta-Helicópteros Multipropósito Atlântico; Navio Doca Multipropósito Bahia e Fragata Liberal, seguem em direção à região Nordeste com previsão de chegada ao Porto de Suape-PE, neste domingo (10). Na ocasião, cerca de 600 fuzileiros navais, além de mergulhadores e unidades de apoio, desembarcarão para desdobrar ações de limpeza em praias, mangues, estuários e arrecifes.



Até o momento, mais de 3,8 mil militares da Marinha, 30 navios, 20 aeronaves, além de 5 mil militares e 140 viaturas do Exército Brasileiro (EB), 140 servidores do Ibama, 80 do ICMBio e 440 funcionários da Petrobras atuam nessa grande operação. 



De acordo com o levantamento feito pelo Ibama, foram contabilizadas, aproximadamente, 4,3 mil toneladas de resíduos de óleo retirados das praias nordestinas. O descarte é feito pelas Secretarias de Meio Ambiente dos Estados. 



O Espírito Santo é o 10º estado brasileiro a ser atingido pelo óleo. Já foram afetados: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/