Sexta, 26 Abril 2024

Ranking Século Diário: as mais lidas de 2019

Ranking Século Diário: as mais lidas de 2019

Disponível online, livro reúne receitas de alimentos da culinária guarani


A matéria sobre a disponibilização na internet do livro de receitas Guarani rompeu uma tendência registrada anualmente no ranking de Século Diário de sempre ter, nas primeiras posições, os “assuntos espinhosos”. Em um País polarizado e diante do cenário de perdas, turbulências e ameaças, inclusive para as comunidades indígenas, chega a ser um sopro de esperança para 2020.


Greve dos rodoviários vai paralisar Transcol e linhas de Vitória e Vila Velha 


Embora não tenha sido o único anúncio de greve de 2019, nem nos anos anteriores, a possibilidade de paralisar o Transcol e as linhas de Vitória e Vila Velha no final de novembro gerou forte repercussão na sociedade capixaba. A mobilização do Sindicato dos Rodoviários ocupou a segunda posição do ranking. O assunto, apesar da relevância e de afetar muitas pessoas, também não costumava pintar por aqui.


Portaria devolve direito ao seguro-defeso a um milhão de pescadores artesanais


Categoria de trabalhadores que vem amargando prejuízos e dificuldades no Espírito Santo, principalmente em decorrência do crime da Samarco/Vale-BHP e, mais recentemente, também do óleo no litoral, a matéria informando da restituição do direito ao seguro-defeso a um milhão de pescadores artesanais que aguardavam a emissão da carteira profissional pelo governo federal, também entrou para o ranking de 2019. A medida beneficiou, no Espírito Santo, cerca de dois mil pescadores profissionais. 


STF determina imediato afastamento de titular do Cartório de Registro de Imóveis 


A editoria de Justiça, que sempre teve posição cativa nos rankings anuais, não poderia ficar de fora em 2019. Desta vez, devido à decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinando o imediato afastamento de Paulo Roberto Siqueira Vianna da titularidade do 1º Tabelionato de Protesto, Ofício do Registro de Imóveis, Títulos e Documentos e Pessoas Jurídicas de Vila Velha. Com faturamento milionário e crítica do ministro, o interesse pela matéria ficou garantido.


Agentes penitenciários querem implementação de polícia penal no Estado 


A mobilização dos agentes penitenciários que ganhou força no último mês do ano, com protestos e articulações, também foi um dos assuntos mais lidos em Século Diário. Em ato no Centro de Vitória, eles reivindicaram a implementação da polícia penal, concurso público e reajuste salarial.


Professores anunciam greve geral para o dia 15 de maio 

'Universidade pode ser espaço de balbúrdia, mas nunca será o espaço da barbárie' 

Viviane Mosé: 'O Brasil vai sair desse buraco primeiro e ensinar ao mundo' 


Em meio ao desmonte da educação promovido pelo governo Jair Bolsonaro, um anúncio de greve dos professores da Universidade Federal do Estado (Ufes) e duas entrevistas sobre o tema publicadas em Século Diário  - com o reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), João Carlos Salles, e a psicóloga, filósofa e poetisa Viviane Mosé - entraram para a lista das mais lidas. Vale relembrar!


Estado deposita R$ 47 milhões para pagamentos de precatórios a credores 


Outro assunto que interessa a muita gente, a liberação da segunda parte dos precatórios do Estado previstos para o exercício de 2019, ocupou posição no ranking de Século Diário. O depósito totalizou nada menos que R$ 47 milhões, para pagamento de 59 precatórios.


Agentes de saúde e de combate às endemias decretam estado de greve 


Mais uma categoria que se mobilizou em todo o Estado e ainda tem uma longa luta pela frente, apesar de alguns avanços, os agentes de saúde e de combates às endemias apareceram diversas vezes em Século Diário ao longo de 2019. A decretação de greve foi a matéria que entrou na lista das mais lidas.


Paulo Hartung é um coronel da pior espécie’, diz Luis Nassif na TV GGN


O ex-governador Paulo Hartung saiu desgastado do seu último mandato em 2018 e foi para a área nacional, onde ainda consegue escapar dos arranhões. Por aqui, porém, ninguém esquece do “imperador” e seu modus operandi. A reprodução de uma matéria publicada pelo jornalista Luiz Nassif, na TV GGN, fez Hartung voltar à lista de Século Diário em 2019.


Governo dará resposta sobre reajuste salarial a policiais até o próximo dia 11

Pior salário do País provoca pedidos de baixas na Polícia Militar do Estado


A crise sem fim na Polícia Militar sempre encontra público em Século Diário, assim como as ações da frente unificada que reúne também os civis e bombeiros. Até dezembro de 2019, as matérias mais lidas dessa área foram sobre a promessa de resposta do governo Renato Casagrande sobre reajuste salarial, o que acabou não acontecendo no tempo esperado, e as baixas registradas na PM, que recebe o pior salário do País. Medidas recentes dessa área continuam a “bombar” no jornal. 


Presidente da Fundação Renova recebe voz de prisão na CPI da Sonegação

Majeski acusa Eder Pontes de abuso de poder ao ser notificado pelo TJES


Duas matérias de temas diversos, mas que tiveram acessos muito próximos, também estão na lista. Uma da voz de prisão do presidente da Renova que está de saída da função, Roberto Waack, após muita omissão e denúncias de irregularidades, e outra da polêmica envolvendo o deputado estadual Sergio Majeski (PSB) e o procurador-geral de Justiça, Eder Pontes, que não aceita ser criticado, embora ocupe um cargo público e deva satisfação à sociedade.

Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/